Categorias: Notas

Comentário (I)

O desafio da habitação não para

na construção de residências

O governo Lula anunciou um investimento de 34 bilhões de reais para construir um milhão de casas populares no País, no sentido de reduzir o déficit brasileiro de residências que oscila em torno de 7 a 8 milhões de unidades. Não será tarefa fácil, embora já tenha proporcionado efeitos no plano do marketing.

Não será tarefa fácil porque o desafio da habitação não reside somente na construção de residências. Em primeiro lugar, tem que existir mercado para pagar por elas. Se forem subsidiadas com recursos governamentais, se estará descapitalizando o FGTS, principal fonte de custeio do programa permanente de casa própria, ao lado das cadernetas de poupança.

Para isso elas existem, diz a lei no papel. Mas um programa de construção em massa tem que incluir investimentos simultâneos no saneamento, eletrificação, abastecimento d’água, rede de esgoto, sistema pluvial e sanitário. E as prestações não podem ser reajustadas acima dos aumentos nominais de salários.

PEDRO DO COUTTO, jornalista

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03