Categorias: Notas

Carlos Chagas comenta

FACA NA MANTEIGA OU SORVETE AO SOL?

A entrada da senadora Marina Silva no PV, ontem,   e a óbvia estratégia de seu lançamento posterior como candidata   à presidência da República, não apenas retira  o caráter plebiscitário do primeiro turno   das eleições do ano que vem. Pode causar  razoável estrago no PT, caindo  como  granada na candidatura de Dilma Rousseff,  que perde a certeza do segundo lugar cativo no segundo  turno. O primeiro, pelas pesquisas, pertence a José Serra.

A pergunta que se faz é que reação terá  o  presidente Lula diante da  ida de Marina  para a decisão final com o governador paulista. Admitirá engolir a rejeição de Dilma e dele próprio, passando a  apoiar a ex-ministra do Meio Ambiente? Ou cruzará os braços,  deixando o caminho livre para a volta dos tucanos  ao poder?

Pode não acontecer nada disso, é claro, tendo em vista a hipótese de viabilizar-se a transferência de popularidade do presidente para a chefe da Casa Civil.  Não  parece  impossível.

A concluir desse  lance inesperado dos verdes está o  fato de que não haverá uma  eleição em 2010, mas duas igualmente dramáticas, ao contrário de 2002 e 2006, quando desde o início a luta foi travada entre Lula e Serra, antes,  e Lula e Alckmin, depois, tanto no primeiro quanto no segundo tempo.  O  segundo,  em ambas as disputas, foi um vídeo-tape do primeiro. Agora, não. Muda tudo, conforme a performance de Dilma ou Marina.

No palácio do Planalto e arredores, os companheiros mantém a confiança em  que com o apoio do PMDB e o restrito tempo de televisão do PV na propaganda gratuita, a candidatura de Marina Silva acabará dissolvida como sorvete ao sol. Pode ser, mas a imagem que seus adeptos fazem é oposta: acreditam que a ex-ministra entra como faca na manteiga na candidatura de Dilma.  Daqui por diante as pesquisas eleitorais ganharão nova dimensão.

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu

Textos Recentes

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03

Marina Colasanti

Outras palavras Para dizer certas coisas são precisas palavras outras novas palavras nunca ditas antes ou nunca antes postas lado…

21 de setembro de 2025 20h00