Categorias: Notas

Brasil precisa rever sua política externa de comércio

O Brasil colocou todas os ovos na mesma cesta no comércio internacional. O governo apostou tudo na Rodada Doha de liberalização do comércio mundial e desprezou acordos bilaterais. O chanceler Celso Amorim chegou a dizer que não interessava ao Brasil fazer “acordinhos”. Agora, sem perspectivas para Doha, o Brasil se apressa a fazer um acordo bilateral com os EUA.

O governo Lula teve sete anos para fazer acordos bilaterais. Foi o que muitos países fizeram enquanto não se chegava a um termo em Doha. Foi mais um erro da política externa brasileira, embora muitos especialistas tenham apontado o erro. Também na área de comércio, a diplomacia brasileira precisa rever sua estratégia, foco e maneira de atuar.

Fonte: Miriam Leitão

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: Política externa

Textos Recentes

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55

DO IMPOSSÍVEL

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br.) Lembro-me do pensamento, mas esqueci a origem e o nome do autor que deve ter sido…

5 de abril de 2024 19h26

O ESPIRITUALISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Há quem insista em tagarelar nos nossos ouvidos conceitos sobre a vida e a morte; lembram-me…

2 de abril de 2024 19h06