Nascido e criado em New Jersey, Bill Evans (1920-1980) formou-se em piano em 1950 na Southeastern Louisiana University. Depois do serviço militar, foi para Nova Iorque em 1954. Ali tocou no quarteto de Tony Scott e conheceu o compositor George Russell. Em 1956, gravou seu primeiro disco, New Jazz Conceptions, já incluindo aquela que se tornaria a sua mais conhecida composição, “Waltz for Debbie”.
Em 1958, Evans tocou por oito meses no famoso quinteto de Miles Davis, participando inclusive do histórico disco Kind of Blue. De 1959 a 1961 formou um importante trio com o contrabaixista Scott LaFaro e o baterista Paul Motian.
Bill Evans é um pianista impressionista dentro do jazz. De acordo com Joachim E. Berendt, Evans foi o primeiro pianista moderno “modal”. Seu fraseado elegante e suas harmonias sofisticadas indicam influências de Debussy, Ravel e, recuando um pouco no tempo, até mesmo Chopin.
No entanto, longe de soar anacrônica, a música de Evans encerra as sementes do piano jazzístico mais avançado: inspirando-se no cool jazz, serve de inspiração para o free jazz.
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…
As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…
MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…