Categorias: Notas

BC mantém juros em 8,75%; taxa real é a segunda maior do mundo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, manter a taxa básica de juros (a Selic) em 8,75% ao ano. É a quarta reunião seguida em que a taxa fica nesse nível.

De acordo com a UPTrend Consultoria Econômica, o Brasil tem a segunda maior taxa real de juros do mundo, na projeção para os próximos 12 meses. A taxa real é a Selic menos a inflação, o que dá 4,2% ao ano. Em primeiro lugar nesse ranking, está a China, com juros reais de 5,8%.

A taxa atingiu o valor nominal (sem descontar a inflação) de 8,75% primeiramente em julho. Depois foi mantida nos encontros de setembro e outubro e, por último, na reunião desta quarta-feira. O Copom se encontra a cada 45 dias. O atual encontro foi o último do ano.

Segundo nota do BC, distribuída após a reunião que decidiu pela manutenção, a taxa de 8,75% está de acordo com um bom cenário inflacionário, ajudando a manter a inflação dentro das metas traçadas pelo Comitê “ao longo do horizonte relevante e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica”. A decisão foi unânime.

Com a decisão, já esperada pela maioria dos analistas, a atual Selic se mantém como a menor taxa desde que ela passou a ser usada como meta da política monetária, em 5 de março de 1999.

Os juros são usados como política monetária pelo governo para conter a inflação. Com juros altos, as prestações ficam mais caras e as pessoas gastam menos, o que restringe o aumento dos preços.

Um aspecto positivo dos juros altos é que eles remuneram melhor as aplicações. Isso é bom para os investidores brasileiros e também para os estrangeiros, que procuram o país.

Por outro lado, os juros altos prejudicam as empresas, que ficam mais cuidadosas para tomar empréstimos e fazer expansões. Por causa disso, o emprego também não cresce tanto. É em razão desse efeito que os empresários reclamam contra os juros altos.

Fonte: UOL Economia

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: jurosSelic

Textos Recentes

DO ESCAPISMO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A genialidade do dramaturgo, poeta e filósofo alemão Bertolt Brecht, estrela ofuscante da arte teatral no…

1 de maio de 2024 19h20

DOS ANIMAIS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com,br) É emocionante o vídeo postado pela "Sexteto 4 Patas" como epitáfio pela morte do cachorro Joca,…

28 de abril de 2024 13h21

DA TECNOLOGIA

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) Observei numa rachadura das pedras de uma calçada na minha vizinhança o nascimento vigoroso de uma…

23 de abril de 2024 13h30

DA FELICIDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A busca da Felicidade é uma fantasia diversionista para fazer esquecer as agruras do dia-a-dia das…

19 de abril de 2024 19h01

DA LIBERDADE

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Mal terminara a 2ª Grande Guerra, em 1946, meu pai levou-me para assistir na ABI (onde…

15 de abril de 2024 22h05

DA VIOLÊNCIA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Violência se alastra pelo mundo como o espetáculo e o estrondo das cachoeiras, é impossível…

11 de abril de 2024 16h55