Categorias: Notas

BC mantém juros em 8,75%; taxa real é a segunda maior do mundo

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central decidiu nesta quarta-feira, manter a taxa básica de juros (a Selic) em 8,75% ao ano. É a quarta reunião seguida em que a taxa fica nesse nível.

De acordo com a UPTrend Consultoria Econômica, o Brasil tem a segunda maior taxa real de juros do mundo, na projeção para os próximos 12 meses. A taxa real é a Selic menos a inflação, o que dá 4,2% ao ano. Em primeiro lugar nesse ranking, está a China, com juros reais de 5,8%.

A taxa atingiu o valor nominal (sem descontar a inflação) de 8,75% primeiramente em julho. Depois foi mantida nos encontros de setembro e outubro e, por último, na reunião desta quarta-feira. O Copom se encontra a cada 45 dias. O atual encontro foi o último do ano.

Segundo nota do BC, distribuída após a reunião que decidiu pela manutenção, a taxa de 8,75% está de acordo com um bom cenário inflacionário, ajudando a manter a inflação dentro das metas traçadas pelo Comitê “ao longo do horizonte relevante e para a recuperação não inflacionária da atividade econômica”. A decisão foi unânime.

Com a decisão, já esperada pela maioria dos analistas, a atual Selic se mantém como a menor taxa desde que ela passou a ser usada como meta da política monetária, em 5 de março de 1999.

Os juros são usados como política monetária pelo governo para conter a inflação. Com juros altos, as prestações ficam mais caras e as pessoas gastam menos, o que restringe o aumento dos preços.

Um aspecto positivo dos juros altos é que eles remuneram melhor as aplicações. Isso é bom para os investidores brasileiros e também para os estrangeiros, que procuram o país.

Por outro lado, os juros altos prejudicam as empresas, que ficam mais cuidadosas para tomar empréstimos e fazer expansões. Por causa disso, o emprego também não cresce tanto. É em razão desse efeito que os empresários reclamam contra os juros altos.

Fonte: UOL Economia

Marjorie Salu

Compartilhar
Publicado por
Marjorie Salu
Temas: jurosSelic

Textos Recentes

DA ÉTICA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Entre os méritos que não deixo de lembrar e elogiar, a antiga Editora Abril nos deu…

20 de outubro de 2025 18h10

FALANDO GREGO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.om.br) Clássico é clássico; não foi por acaso que Shakespeare criou expressões que…

13 de outubro de 2025 18h05

DAS PAIXÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Civilização significa tudo aquilo que os seres humanos desenvolveram ao longo dos anos para se sobrepor…

8 de outubro de 2025 8h55

DAS PROIBIÇÕES

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Na ditadura militar que durou de 1964 a 1979 censurando a expressão do pensamento, cantou-se a…

30 de setembro de 2025 18h41

Augusto Frederico Schmidt

As chuvas da primavera Em breve virão as chuvas da Primavera, As chuvas da primavera Vão descer sobre os campos,…

25 de setembro de 2025 20h00

DE MURMÚRIOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Só ouvi a palavra “Murmúrios” em letras de boleros e tangos. É visceral; o seu intimismo…

24 de setembro de 2025 12h03