Categorias: Notas

Artigo saído n’ O JORNAL DE NATAL

CPI da Petrobras:_quem são realmente os patriotas?

MIRANDA SÁ, jornalista (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

A gente deve levar na galhofa a verbosidade manhosa de Lula, dos seus ministros e da manada de pelegos que rumina privilégios e irresponsabilidades nos campos da administração pública.

Lula, como sempre sem estilo, chamou os signatários da chamada CPI da Petrobras de irresponsáveis e pouco patriotas. Apesar de focar os tucanos, atingiu senadores de vários partidos, desejosos de passar a limpo as suspeitas que envolvem a empresa estatal.

Na trilha da falta de seriedade do chefe de Estado, seguiram-se a candidata Dilma, o notório Edson lobão e os rotundos capachos Carlos Lupi e Paulo Bernardo. Cada uma dessas figuras desvairadas saiu-se com um desatino pessoal e intransferível: Dilma, exaltando a moral política de guerrilheira; Lobão, o interesse na partilha; Lupi e Bernardo, a subserviência de arrivistas.

Estes delirantes ministeriosos se dizem patriotas mas escondem no seu palavreado palanqueiro as denúncias da Polícia Federal, do Ministério Público, do Tribunal de Contas da União, as suspeitas e reais evidências de ilicitudes que estariam sendo praticadas pelos atuais dirigentes da Petrobras.

O que fica transparente é o medo pânico de investigações que deverão se estender à Anac e à Petros. Não há outra explicação para o bombardeio sobre a CPI, embora outros órgãos governamentais tenham auditorado, feito revelações e levantado denúncias de desvios de conduta, superfaturamento, fraude contábil e outras mazelas.

Os desmandos no PT-governo não representam qualquer novidade. E a tentativa de abafá-los ou minimizá-los é uma prática constante do Presidente. Agora, a coisa está bastante visível: eles temem que a cidadania tome conhecimento do que realmente ocorre na empresa, fruto de lutas históricas do povo brasileiro.

Não há dúvida de que o empreendimento da oposição é legítima e não é uma iniciativa isolada. O inquérito é necessário e urgente, para esclarecer os fatos determinados que levaram os senadores a querer um inquérito.

Precisam ficar esclarecidos, de uma vez para sempre,  as irregularidades nos contratos de construção de plataformas apontados pelo TCU; os indícios de superfaturamento da Refinaria Abreu e Lima e o favoritismo na distribuição de royaltes, denunciados pela PF. Há ainda a suspeição de fraudes nas indenizações pagas pela Anac aos usineiros e as artimanhas contábeis que subtraíram mais de R$ 4 bilhões da Receita.

Nesta pescaria insólita, veem também peixes miúdos, como o aparelhamento partidário na administração, o empreguismo através de terceirização viciada e os patrocínios corruptíveis de promoções culturais e esportivas.

Negar tudo isso é tentar esconder o sol com uma peneira, porque como se vê, há o que investigar. O que da tristeza é a clareza com que os governistas manobram para desvirtuar o inquérito parlamentar. A composição da CPI favorece a intenção de Lula e seus asseclas de abafar ou pelo menos restringir as investigações.

A distribuição das 11 vagas de titulares oferece 8 para a base de apoio ao governo, 3 peemedebistas, 3 do bloco de apoio, 1 petista e um pedetista. Os outros 3 são do PSDB e do DEM.

Nessa conjuntura, voltando a declarar – sem acanhamento – meu amor pela Petrobras, apelo para que os letrados reajam contra a tentativa de confundir a empresa do povo brasileiro com os possíveis corruptos que a desmoralizam criminosamente. Não há lugar para a indiferença: a Petrobras não está acima do bem e do mal, e não é do PT nem de Lula, mas do Brasil.

Miranda Sá

Compartilhar
Publicado por
Miranda Sá

Textos Recentes

DOS ESPÍRITOS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A Ciência nos mostra que historicamente o ser humano, desde sua formação primitiva na pré-história, jamais…

8 de dezembro de 2025 9h23

DAS BALANÇAS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Um tuiteiro postou outro dia a foto de uma Balança antiga, de dois pratos e sua…

1 de dezembro de 2025 22h12

DOS MORTOS

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Fui provocado pela crônica "A Sofisticação da Simplicidade!" do intelectual gaúcho José Carlos Bortoloti, citando a…

24 de novembro de 2025 9h16

DAS COINCIDÊNCIAS

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br) A vida é cheia de coincidências; mas as coincidências que encontramos nos círculos políticos são exageradas.…

18 de novembro de 2025 19h44

DA VIDA

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) Recebi msg de um colega do ‘X’, leitor das minhas postagens, perguntando-me a razão que me…

14 de novembro de 2025 19h08

DA CONTRADIÇÃO

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br) A Dialética de Hegel reinterpretada por Marx e Engels, tornou-se materialista, isto é, sai do campo…

5 de novembro de 2025 20h36