SEI LÁ, NÃO SEI…

[ 4 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br)

“A vida não é só isso que se vê/  É um pouco mais/  Sei lá não sei…/ Sei lá não sei…”                (Paulinho da Viola)

Conta-se no anedotário político a história do parlamentar mineiro que em declaração de voto disse que não era a favor, nem contra, muito pelo contrário…. E também das Alterosas o registro histórico autêntico, da antológica frase de Magalhães Pinto, quando perguntado sobre uma mudança de posição: – “A política é como uma nuvem, você olha, ela está de um jeito; olha de novo, ela já mudou…”

Magalhães Pinto, velha raposa política, viveu na Câmara Federal a crise nascida com a renúncia de Jânio Quadros e a tentativa golpista de impedir a posse de João Goulart, legitimamente eleito vice-presidente da República e que estava fora do Brasil em missão oficial na China.

Foi de Magalhães Pinto a ideia do Congresso promulgar a Emenda Constitucional do Parlamentarismo permitindo a posse de Jango no dia 7 de setembro de 1961. Daí em diante, como presidente da UDN, assumiu a liderança de uma ferrenha oposição ao governo trabalhista que culminou com o golpe militar de 1964.

As inconstâncias observadas no comportamento dos políticos são incompatíveis nos meios científicos; nestes, os estudos e pesquisas exigem uma materialidade tangível para atingir resultados positivos.

Lembro, embora esqueça a fonte, um pensamento de Claude Bernard recomendando aos cientistas que “ao entrar no laboratório, devem guardar no armário, além dos pertences, a sua imaginação…”

É isto, na minha opinião. Os devaneios e presunções não têm lugar aonde se pretende apurar, inquirir e investigar prospectando dados para cumprir um objetivo e solucionar problemas. Foi o que se viu na corrida louca para enfrentar a pandemia do novo coronavírus, no afã de descobrir remédios para combater o vírus e criar vacinas.

Enquanto isto ocorria nos laboratórios do mundo inteiro, as nuvens mutáveis que correm nos céus da política deram forma à ideologia retorcida do negativismo da Ciência.

Foi o que se viu nos Estados Unidos da América com Donald Trump na presidência e no Brasil, por espirito de imitação, com o capitão Bolsonaro. A partir daí, grassou o fundamentalismo no mundo deles, aonde há quem acredite que a Terra é plana, apesar das fotografias tiradas do espaço.

Um materialista do século 18 escreveu que ao expulsar Adão do Jardim do Éden, Deus enxertou-lhe no cérebro a alienação e a razão…. Creio que pensou dotar o renegado do Paraíso com fundamentos de reflexão, crítica e criação, mas, ao mesmo tempo ficar indiferente com quem se sentir prejudicado pelo seu poder.

Se esta idílica concepção é verdadeira ou não, vale a pena garimpar exemplos na bateia da Ciência. A busca esbarra, porém, nos que negam Darwin, Pasteur e Einstein; e esta insanidade obscurantista atinge PHDs de todos os doutorados, os que se excitam vendo Jesus em galhos de árvore, devotos de Nostradamus e os abduzidos por discos voadores.

Assim, não é por acaso que saem dos tubos de ensaio e provetas do laboratório do negativismo as drogas que enuviam o processo mental dos que se prendem ao culto da personalidade de políticos e ao fanatismo religioso. É pela alucinação que funcionam as algemas da ignorância.

Biruta ao sabor dos ventos da improvisação, o capitão Bolsonaro orienta a sua tropa (ou seria trupe?) de alienados do cercadinho acendendo uma vela a Deus e outra ao Diabo. Na Rússia, homenageia os soldados soviéticos do Exército Vermelho caídos na guerra contra o nazismo que ele tanto admira; e na Hungria fascistóide, se assume citando Mussolini com o slogan hipócrita, “Deus, Pátria e Família”.

O que fazer diante desta ensandecida situação que o Brasil atravessa? “Ouvir e obedecer” como fazem os bonzos do gabinete do ódio ou resistir à insensatez que nos envergonha e revolta. A vida não é só isto que se vê; da minha parte vejo muito mais e sei:  não tenho dúvidas….

 

4 respostas para SEI LÁ, NÃO SEI…

  1. Pedro Luiz de Assis disse:

    Sem palavras, reverencio te o Mestre 👋👋👋👋👋👋👋

  2. MARCO CÉSAR AMORIM SOUZA disse:

    E AÍ, FICOU FELIZ DE TER DETONADO EM SEU ESPAÇO TWITTER A MIM E A ANTÔNIO CARLOS ROSÁRIO ? SOMOS COLEGAS DE BLOG E TWITTER, MAS VOCÊ É PEQUENO, NÃO ACEITA O DIFERENTE DE SEU PENSAMENTO ESCLEROSADO DEPENDENTE DE AGRADAR INSTITUIÇÕES E PENSAMENTOS DE SUA CONFRARIA E DE SUA BRUXURA DE ADOLESCENTE. NUNCA PENSEI QUE VCMEMSEUS SEGUIDORES ME EXCLUÍSSE DE MODO VIL. PENSEI AUE ERAS GIGANTE. ES SO MAIS UM ESCLEROSADO. PARABÉNS CONTINUE SEGUINDO SEU DEMÔNIO INTERNO. VÁ APRENDENDO BELAS MÚSICAS QUE LHE SERÃO ÚTIL POR BOM TEMPO EM PRISÃO INFERAL. CADA UM COLHE NA MORTE TUDO O QUE SEMEOU EM VIDA, ATÉ AGRADAR SEUS DEMÔNIOS INTERNOS. REFLITA E CRESÇA!

  3. MARCO CÉSAR AMORIM SOUZA disse:

    NÃO A CIÊNCIA NÃO É ILUSÃO, VOCÊ E QUE É UMA ENGANAÇÃO. ISSO CONTINUE ME EXCLUINDO VOCÊ E OS SEUS E JÁ SABES PRA AONDE VOCÊS IRÃO. APRENDAM BELAS MÚSICAS POIS EM CELA INFERNAL PRECISARÃO !

  4. Boa tarde amigo Miranda,
    Independente de quaisquer situações jamais podemos nos tornamos “ABNEGADOS.”