PÁ-DE-CAL

[ 4 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

          “Antônio Palocci jogou definitivamente a pá de cal que faltava no cadáver insepulto de Lula”   (Joice Hasselmann)

Aliada a pesquisas arqueológicas, a antropologia registra que o salto civilizatório do homo sapiens se deveu ao seu trabalho manual e o uso de ferramentas, diferenciando-o dos demais homini, seus contemporâneos.

Junto à faca e seus derivados, a foice e a enxada, encontra-se a pá, empregada para amaciar a terra e cavar buracos, trincheiras e valas. De lá para cá surgiram vários tipos e até “pá de bolo” cortando fatias nas festas…

Dicionarizado, o verbete “Pá” é um substantivo feminino que consiste numa lâmina larga com cabo, para escavar ou remover terra, carvão, neve, lixo, etc. Figurativamente tem diversos significados, de exclamação (saudação em Portugal), complemento, quantidade, vocativo e até entre usuários de drogas, “dar um pá”.

Como nos interessa a “Pá-de-Cal”, encontramos no Dicionário de Termos e Expressões Populares de Tomé Cabral (Edição UFC), como “última medida”; e, recolhido pelo prolífero pesquisador potiguar Gumercindo Saraiva, é “assunto encerrado”.

Como “última medida” vamos chegando às provas de que Lula da Silva & Cia Ilimitada formaram uma quadrilha para assaltar o País e que esta atividade criminosa está perto do fim, após denúncias e prisões de diversos hierarcas petistas, e também Lula condenado e preso.

Assistimos a primeira condenação do Chefe do PT que, segundo os jornalistas Thiago Bronzatto e Felipe Frazão, sofre acusações por “ter praticado 236 vezes os crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro, tráfico de influência e obstrução da Justiça.

Após esta avaliação, surgiu outra bomba: a colaboração premiada do ex-todo-poderoso ministro dos governos petistas, Antônio Palocci, firmada com a Polícia Federal. Agora não sabemos o que sairá da cabeça dos togados 2ª Turma do STF simpáticos aos esquemas de corrupção.

Palocci está preso em Curitiba desde setembro de 2016, condenado a 12 anos, dois meses e 20 dias de prisão, pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e só agora conseguiu fazer a delação. O seu testemunho é fundamental, pois participou das decisões mais importantes do PT e do Governo Federal nas últimas duas décadas.

Conforme vazamentos, o ex-ministro revela a atuação de Lula e Dilma nos escândalos da Petrobras, e abre condições para atestar isto por meio de ligações telefônicas com Lula e a posição dos aparelhos celulares no mapa das antenas. Listou datas e horários das entregas de dinheiro a Lula como parte do conteúdo probatório.

Para evitar a rebordosa desta delação do fim-do-mundo, Zé Dirceu mobilizou o que resta de militância no PT e articulou um golpe com os seus infiltrados na Justiça. A trama foi minuciosamente preparada, com prognósticos de resultados da Copa do Mundo e aguardando o plantão do desembargador petista Rogério Favreto no TRF4.

Se esqueceram apenas de combinar como os membros da Justiça Federal e do Ministério Público, que não tiram férias e dormem de olhos abertos; por eles, felizmente, a conspiração foi abortada e mantiveram Lula na cadeia, evitando o caos sócio-político que a soltura dele criaria.

Abortado o conluio criminoso pela decisão do presidente do TRF4, Thompson Flores, os advogados envolvidos apelaram para o STJ e de lá receberam a negação do pedido; a presidente da Corte, ministra Laurita Vaz, afirmou a invalidade e a incompetência nas decisões do desembargador Rogério Favreto.

E tem mais. A ex-corregedora nacional de Justiça e ex-ministra do STJ, Eliana Calmon, disse que Favreto “enxovalhou o Judiciário” e que usou a magistratura para criar um fato político.

Vê-se assim, com otimismo, que ainda há juízes no Brasil, e vale a pena homenagear estes amantes do Direito; e louvar a ação patriótica do juiz Sérgio Moro e da Polícia Federal, que jogaram a última pá-de-cal na cova do narcopopulismo e do defunto insepulto Lula da Silva.

 

 

 

4 respostas para PÁ-DE-CAL

  1. Cibele Zanetti F. de Araújo disse:

    O referido defunto não é pagão! O Demo conseguiu batizá-lo ao nascer. Ele é bem capaz de conseguir fazer da ‘pá-de-cal’ um vitamínico ‘levanta-defunto’ . Mas por enquanto, o afilhado do diabo , está bufando, soltando fogo pelas ventas e isto é um bom sinal! Que Deus proteja todas as pessoas de bem, envolvida neste caso, principalmente o Dr. Moro. Parabéns pelo texto.

  2. #DizALenda Infelizmente, acredito que existe um erro de cálculo tanto no montante dos valores desviados, quanto no tempo em que esses desvios ocorreram, e, principalmente no quão profundo e grave é a infestação de agentes facilitadores de corrupção em todos os níveis da administração pública. De estatais a órgãos públicos, autarquias, prefeituras, instituições de ensino, fundos de pensão, sindicatos, partidos políticos, órgãos de imprensa, ongs, etc. E isso não ocorre apenas nos últimos 15 anos. Aí é que está o erro.
    Isso ocorre há pelo menos quarenta anos. E a cada dia novos “agentes infestados” saem das sombras. O da vez é esse tal favreto, que mostrou a fuça agora, mas já está há décadas envolvido com o pt. Um outro exemplo é a dilma. Não se ouvia falar dela, que agia oculta em diretorias de estatais, até que por causa do Mensalão, quando lula perdeu seus braços prediletos, que eram josé dirceu e antônio palocci, e foi obrigado a transformá-la em ministra da casa civil e depois em candidata a presidente, sem que ela jamais tivesse disputado antes nenhum cargo eletivo. Da mesma forma existem milhares de outros agentes por aí, infiltrados, agindo discretamente, ou adormecidos, prontos para serem despertados.
    Eles surgem de todos os lugares, disfarçados de líderes estudantis, de sindicalistas, movimentos de sem terra, sem teto, etc.
    Pra ficar todo mundo apavorado de vez, um fato ao qual poucos dão atenção: entre os ministros do stf, claramente favoráveis ao petismo, há alguns que estão lá muito antes do pt chegar ao poder… Entendem a gravidade da infestação?

  3. Cibele Faria de Araujo disse:

    Parece que meus comentários não estão chegando no site… Será que estou a cometer erros ao enviar? De qualquer forma deixo aqui os meus Parabéns não só por esse texto, mas por todos os outros.

  4. Abençoada ” pá de cal ” e que ela seja também jogada em todos os demais CORRUPTOS!