ESTÚPIDOS

[ 3 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua plateia, para que esta imagine ser tão esperta quanto ele. ” (Karl Kraus)

Em terras brasílicas a palavra “estúpido” estava internada na UTI da Linguagem Coloquial até chegar às livrarias o “Stupid White Men” do escritor e cineasta Michael Moore…. E voltou eloquente nas análises políticas expressando a opinião de muitos sobre os políticos profissionais que desgraçam nosso País.

A estupidez, porém, não é como jaboticaba que germina apenas no litoral atlântico da América do Sul; tem expressão mundo afora. Quando eu era repórter, faz muito tempo, comprovei este besteirol na cabeça coroada do Ranieri III, príncipe de Mônaco.

Apaixonando-se pela artista Grace Kelly – que somava beleza com graciosidade inata -, o príncipe Ranieri casou-se com ela sentando-a ao seu lado no trono. Mostrou-se então como era diante da copiosa correspondência que Grace recebia. Estupidamente determinou aos Correios que recusassem qualquer carta para a esposa sem o sobescrito: – “À sua Alteza Sereníssima Princesa Gracia Patrícia de Mônaco”.

Com este despautério mostrou que amou a estrela de Hollywood, Grace, filha de um pedreiro, e ficou casado com outra, mostrando sua estupidez monárquica.

Vem também do cinema a estupidez distribuída por Hollywood pelo mundo afora. Os filmes mostram taitianas esguias e graciosas quando na verdade o padrão de beleza do Taiti, e de todas as ilhas da Polinésia as mulheres são baixinhas e robustas….

Chegaram agora, com a desgraçada pandemia do novo coronavírus, os auto-assumidos “conservadores”, negativistas da Ciência. Esquecem (ou talvez nunca tenham estudado), que seus ancestrais neendertais morriam de disenteria, sarampo e tifo antes da descoberta científica dos bacilos e das vacinas….

Estes estúpidos obscurantistas fazem isto em nome da “religião”, enquadrando-se, sem dúvida, num dos sermões de Martim Luther King que disse: – “A religião mal-entendida é uma febre que pode terminar em delírio”.

É este delírio que faz pregadores de denominações evangélicas se meterem em política e certamente nos atalhos tortuosos da corrupção, como ocorreu com os pastores bolsonaristas negociando verbas públicas do Ministério da Educação achacando prefeitos.

O grande Voltaire, contestador de dogmas e dos falsos religiosos, dedicou-lhes o diagnóstico: – “O fanatismo é uma doença da mente, que se transmite da mesma forma que a varíola”.

Trata-se de uma verdade indiscutível que se amplia quando o fanático faz um pirão cerebral com o caldo da religião com a farinha da política. Uns e outros, mantêm o culto de personalidades que foi abolido até pelo Partido Comunista stalinista da URSS….

O fanatismo “político-religioso” gangrena o cérebro estimulando a estupidez que leva muitas pessoas negarem a passagem corrupta de Lula da Silva pela presidência da República, do mesmo jeito como outros semelhantes desacreditam das denúncias no “Pastoril” da Educação.

Assim, a estupidez continua a grassar epidemicamente; e o mais triste é vermos pessoas com formação acadêmica (pelo menos exibindo diplomas) assumindo contaminadas esta posição com pedantismo, tornando-se aquilo que Unamuno sugeriu, dizendo que “o pedante é um estúpido adulterado pelo estudo…”

No Governo Federal a estupidez político-militar conviveu com um gabinete paralelo armado no Ministério da Educação estimulando o Pastoril do Suborno que revelou os “mercadores bolsonaristas do templo”.

Agora tivemos o exemplo mais do que perfeito do “conservadorismo direitista” com os assédios de Pedro Guimarães na Caixa Econômica. Íntimo do capitão Bolsonaro, é um contumaz assediador sexual e moral; era agressivo com os funcionários e violento com a imprensa.

Diante deste quadro, é decepcionante constatar o silêncio cúmplice dos dois estúpidos “de direita” e “de esquerda” que disputam a presidência da República pensando que o eleitorado não os conhece.

Estão errados. A cidadania honesta e patriota, inimiga da corrupção e da misoginia adere à ideia de uma 3ª via, esperando um candidato que rompa com a estúpida polarização e conquiste um lugar no 2º turno para derrotar com certeza o concorrente populista que sobrar….

 

 

 

3 respostas para ESTÚPIDOS

  1. Marly disse:

    Muito bom e oportuno esse artigo sobre a estupidez. Tanto faz, estupidez religiosa política, de direita, de esquerda. Populista, conservadora ou progressista. O silêncio cúmplice dos dois estúpidos que despontam nas pesquisas, nos faz pensar qual interesse que os eleitores brasileiros têm pela política? Não existe cobrança nenhuma dos representantes no parlamento. Os políticos só pensam em seus interesses pessoais. E a população continua abandonada. Parabéns pela atualidade do artigo.

  2. Alvaro Santos disse:

    Se bem me lembro, Jesus Cristo recusou o reino da terra! Hoje, ao ver o tal cristão, EVANGÉLICO (não ha como discernir), conservador, PATRIOTA ululando atrás de motos um cidadão anti cristo, anti educação, anti toda e qualquer ciência nos deixa perplexos! Pasmos então; é ver os tais PASTORES que se colocam como os tais padres em consonância com deus (Não Deus) usar a religião para a política.
    Deixo registrado que a tal liberdade de expressão intrínseca a liberdade de IMPRENSA deva ser invocada nesta!
    Não tenho nada contra religiões e religiosos, mas; abomino todo tipo de charlatão!

  3. José Gustavo de Oliveira disse:

    SENSACIONAL seu artigo, irreparável, citações maravilhosas.
    PARABÉNS !