Embaixada fala em 70 brasileiros resgatados nesta quinta em Machu Picchu

Comentários desativados em Embaixada fala em 70 brasileiros resgatados nesta quinta em Machu Picchu
Compartilhar

Em São PauloA Embaixada do Brasil em Lima, no Peru, confirmou na tarde desta quinta-feira (28) que cerca de 70 brasileiros já foram resgatados hoje pelos helicópteros do governo peruano na cidade de Aguas Calientes, aos pés do Machu Picchu, no Peru. Este número é uma estimativa do vice-cônsul do país, João Gilberto, que está na cidade atingida.

Enchentes em Machu Picchu e brasileiro esperando por socorro

Segundo informações da embaixada, nove helicópteros pousam por hora na cidade e o fluxo de saída dos turistas é alto. Na manhã desta quinta-feira, a embaixada confirmou a presença de 270 brasileiros em Aguas Calientes. Com a saída destas 70 pessoas, ficaram à espera de resgate os turistas que estão dentro da faixa etária de 18 a 30 anos.

Normalmente, para este tipo de situação, a prioridade é de idosos, crianças, gestantes e pessoas com algum tipo de doença. Depois segue-se a retirada em ordem etária decrescente.

O governo peruano estima retirar em torno de 1.000 estrangeiros ainda hoje da cidade. As aeronaves continuarão a fazer a viagem Aguas Calientes-Cusco até às 18h (21h no horário de Brasília), segundo informações do consulado.

 O Brasil ofereceu helicópteros para auxiliar na retirada dos ilhados, mas o governo peruano rejeitou a proposta por acreditar que está trabalhando com um número de helicópteros suficientes. O governo local afirmou também que não há condições técnicas de tantas aeronaves voarem no local.

A embaixada realizou hoje um novo envio de mantimentos para os brasileiros ilhados e a expectativa é que as condições dos turistas que ficarem na cidade melhorem, já que muitas vagas em hotéis e albergues serão abertas com a retirada dos demais. O embaixador do Brasil no Peru, Jorge Taunay Filho, está na cidade de Cusco para acelerar a retirada dos brasileiros.

Fonte: Talita Boros/Uol Notícias

Os comentários estão fechados.