De fome e de ‘ferraris’

[ 6 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Não que eu seja um pau molenga, mas quando me tocam à alma, sempre me emociono com a leitura de um livro, e me sensibilizam a poesia, o teatro e o cinema. Uma crônica do jornalista italiano Pitigrilli, da década de 1940, injetou a adrenalina no meu sangue pela dramaticidade, o personagem e fecho proverbial.

Está armazenada no disco rígido da minha memória a historieta pitigrilliana: “O incomparável interprete de “La Mer e Douce France”, Charles Trenet, fazia uma turnê internacional e foi a Buenos Aires, onde se apresentou no famoso Tabaris. Bastante bebido e cercado de mulheres, um ganadero novo rico grosseiro, como todo ganadero e todo novo rico, arremessou uma porção de pão do couvert no palco.

Trenet abaixou-se, recolheu as nesgas embolsou-as e agradeceu: – “Muito obrigado”, disse, “levo a sua oferta às famintas crianças francesas do após guerra”.

Era um rapazola quando li essa passagem, que me voltou à mente quando meu amigo Betinho, voltando do exílio, lançou com o seu idealismo cristão uma campanha contra a fome, o “Fome Zero”. Lembrei-me também do altruísmo de Betinho quando o IBGE pesquisou, registrou e deixou passar a campanha eleitoral para divulgar, que 7,2 milhões de brasileiros sofrem de insegurança alimentar grave.

Os programas eleitorais da candidata à reeleição esconderam estes dados oficiais e, muito pior, apresentaram um discurso triunfalista sobre o problema, fantasiando números dos que saíram da miséria e dos que entraram na discutível “classe média”… Sem nenhuma dúvida, um estelionato eleitoral!

O Pnad, pesquisa promovida pelo IBGE foi realizada nos meados do 2º semestre, mas divulgada 50 dias depois do 2º turno das eleições, agorinha, a sete dias do Natal. São assustadores os dados levantados no Maranhão (39,1%) e Piauí (44,4%) que têm pouco menos da metade da população com alimentação assegurada.

Este governo embandeirado com o “socialismo bolivariano” comete a mesma grosseria do ganadero argentino: atira o resto do banquete dos ladrões da Petrobras como bolsas-esmolas no palco da conjuntura nacional; mas infelizmente não temos charles trenets para respostar à altura.

Por quê? Porque os atores narco-populismo deram uma lavagem cerebral com a ideologia do consumismo nas massas ignorantes, conforme levantou o IBGE: Mais de 88% dos domicílios com restrições alimentares contam com televisão, 13,8% têm computador e 10% têm não só computador, mas também acesso à internet.

Fogões (93,5%) e geladeiras (85,8%) também são bens presentes na maioria dos domicílios classificados pelo IBGE com o nível de insegurança alimentar grave. E o empresariado fabricante desses bens, associado às multinacionais dirige as suas Ferrari de R$1.400 milhão e dão Mercedes Benz de R$ 950 mil às amantes e aos seus filhotes.

6 respostas para De fome e de ‘ferraris’

  1. Ajuricaba disse:

    Os atores narco-populistas também possuem suas Ferraris e Mercedes e satisfazem seus mais íntimos desejos filantrópicos atendendo telefones do Criança Esperança.
    Excelente, como sempre

  2. Bom dia, caro Miranda

    É assim que se mantem essa rotina de “Infeliz Natal” para uma grande parte da população e que a “propaganda oficial” é incapaz de esconder …
    O “Infeliz Ano Novo” também está garantido desde já …

  3. Meditando sobre o aparente conflito entre o poder do libre-arbítrio e a invencível Providência Divina, Sta Terezinha concluiu que as duas forças atuam em concordância com o texto de Mateus 12:33 a 35: Algo parecido com o pensamento de Schopenhauer quando afirmou que “Posso fazer tudo o que quero…Mas não posso querer ou amar tudo o que quero”. Em outras palavras: Governo meus pensamentos de forma muito satisfatória…Entretanto não tenho nenhum controle sobre os meus sentimentos. Em consonância com estas coisas o João XXIII, papa de 1958 a 1963 se referia a Iscariotes como alguém mal favorecido pela Providência, quando dizia: “Judas aquele pobrezinho”.Conheci bem o “Irmão do Henfil” aludido atém em sucessos de Elis Regina. Posso fazer apologia ao seu esforço por eliminar a fome do povo brasileiro. Com relação à missão de Evita junto do povo argentino, sempre lembro da cautela recomendada em Lucas 06:22 e 23, contraposto a Lucas 06:26, da mesma forma como Mateus 07:15 e 16.
    Jamais poder ambicionei… Mentiras disseram de mim. Minha posição vossa é foi por vocês que a conquistei.Uma só coisa peço a vocês…Que sempre me façam sentir que estão junto de mim: Poder experimentar abrir minha janela e comprovar, que nunca vocês irão me esquecer”.
    Essas palavras fazem parte de um discurso histórico, ou são licença poética do compositor dessa canção SUBLIME?
    Torço para que tenham sido extraídas de um discurso de Evita. Isso me incitaria a incluí-la entre os profetas aludidos por Lucas 06:22 e 23 e de forma alguma ver a veneração feita a ela, como referência a Lucas 06:26.

  4. Antônio Dantas disse:

    Haja esbanjamento de mentiras cretinismo, e ao mesmo tempo uma enganação social quase inalcancavel. Mais essa sempre foi a maneira PT de enganar os incautos.parabens aproveito lhes desejar um natal maravilhoso, e um próspero 2015.tudo de bom para toda família.

  5. vileite disse:

    Infelizmente, todos nós sabemos que os petralhas são ardilosos,primando pelas mentiras,pela manipulação da massa ignorante e carente que se deixa comprar por qualquer tipo de “bolsa”benefício. Para acabar com esses desmandos,precisamos,urgentemente, de um líder que faça valer nossos direitos e anseios , acabando de vez com a farra do PT.

  6. ivana disse:

    Muito bom o texto! As mentiras são passadas e ensinadas nas gerações (todas) como algo bom é vantajoso. Isso é o vírus mortal e dele as outras desgracas surgem uma após uma tragando bons e maus. Viva a tv? Viva a mídia lixo e o poder de compra?