ASTROLOGIA

[ 3 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (Email: mirandasa@uol.com.br)

“Há duas coisas infinitas: o Universo e a tolice dos Homens” (Albert Einstein)

Corre em Brasília um ti-ti-ti sobre a Astrologia que eu não creio que seja verdade, mas como o capitão Bolsonaro defende as fake news chapas-brancas, liberou geral. Então vai lá: Conta-se que o astrólogo Olavo de Carvalho veio dos Estados Unidos, onde mora, trazendo um mapa astrológico para o Presidente.

Não foi recebido a princípio e teve um chilique, foi internado, espalhou-se na mídia que o estado era grave (falaram até que havia morrido), e um dos meninos Bolsonaro, não sei se Eduardo ou Carlos, seus discípulos, pegou o horóscopo e levou-o para o pai. Daí se leu um cronograma garantindo a vitória de Bolsonaro na setembrada terrivelmente evangélica e naturalmente miliciana.

Nos sertões nordestinos, quando um foguete de estrondo falha, dizem que “deu chabu”…. Pois bem, foi o que ocorreu com a bombástica profecia do guru bolsonarista; deu chabu. Tivemos 72 dias de “gigantesca” propaganda, “gigantescas” mobilizações e “gigantescas” verbas, viu-se muita gente na rua, mas a projeção de dois milhões de participantes na Avenida Paulista, registraram-se 10%, seja 185 mil.

Mas a derrota do capitão Bolsonaro não se deveu a isto, e sim aos seus tresloucados discursos em Brasília e São Paulo. O esvaziamento dos apoios refletiu-se na reação política. O presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco, suspendeu todas as sessões; o presidente da Câmara Federal Arthur lira, descolou timidamente da subserviência ao governo, e o presidente do STF, Luiz Fux, rebateu duramente as bravatas de desobediência a sentenças judiciárias.

Fux e Lira convergiram falando de Brasil real que enfrenta a pandemia, o desemprego e a carestia de vida pelo descontrole econômico; uma conjuntura diferente da alucinação esquizofrênica de Bolsonaro. Dos protestos patrióticos, fechou o firo o ministro Luiz Roberto Barroso definindo corajosamente o Presidente como farsante.

O que se viu do 7 de setembro? Em vez do golpe ribombante do palanqueiro para esconder o fracasso econômico e desviar as denúncias das rachadinhas familiares e do negativismo lucrativo dos insumos médicos e vacinas, realizou-se 48 horas após o “parto da montanha”: após grandes abalos sísmicos viu-se que o nascituro não era um leão, mas um rato!

Assim, a previsão da Astrologia foi para as nuvens. Resumiu-se à pseudociência que se aproveitou a observação astronômica na Babilônia, onde sacerdotes expertos perverteram os estudos para explorar a crença de que o movimento dos planetas, do sol e da lua, influenciavam a vida das pessoas; e os antigos mitos sumérios serviram para divinizar os reis e controlar as atividades de Estado.

Nos dicionários, a “Astrologia” aparece como um substantivo feminino significando a prática de decifrar como os astros conduzem os sistemas políticos e o destino das pessoas. A palavra vem do grego antigo, (“astron”, “astros e “logos”, estudo, portanto “estudo dos astros”.

O jogo de previsão do futuro pelos astros chegou ao Ocidente com o livro de Ptolomeu “Tetrabiblos”, trazendo a teoria geocêntrica de Aristóteles, que, embora totalmente superada pelos avanços tecnológicos óticos e mecânicos da astronomia, ainda serve de base para os astrólogos.

O grande Isaac Newton já dissera que: – “Eu posso prever o movimento dos astros, mas não consigo entender a loucuras dos homens”, mostrando-nos a desorientada e enganosa busca do destino, ignorando que o universo é governado pelas leis da ciência e a ilusão de projetar o futuro não tem qualquer base científica.

A História registra que várias personalidades eram acompanhadas de astrólogos, como Adolfo Hitler; mas a característica sociológica dos brasileiros a respeito da astronomia é curiosa. Aqui, as pessoas temem despachos da macumba, mas são pouquíssimos os que interagem com os astrólogos. É a nossa diferença com os norte-americanos, entregues à crendice advinhatória.

Há dados da Prefeitura de Nova York que registram cerca de 90 mil endereços onde se vendem profecias como vimos no filme “Ghost”…. Nos EUA, o negócio dos astrólogos é rendoso; talvez por isto os nossos emigram e se dão bem por lá….

3 respostas para ASTROLOGIA

  1. Pedro Luiz de Assis disse:

    Brilhante

  2. Meu amigo Miranda!
    O BRASIL ESTÁ EM ESTADO DE CHOQUE.

  3. Resumindo:
    NÃO LEVANTE SUA VOZ.
    MELHORE SEU ARGUMENTO.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *