A Certain Smile – Johnny Mathis

Comentários desativados em A Certain Smile – Johnny Mathis
Compartilhar

Johnny Mathis (John Royce Mathis) Nascido em Gilmer, Texas (EUA), no dia 30 de Setembro de 1935. Viveu boa parte da sua infância em São Francisco, Califórnia. Mathis começou a cantar publicamente na escola e em eventos da igreja, logo após o pai dele descobriu os talentos dele.

Cantou na igreja, em corais, trabalhos escolares, eventos comunitários e shows amadores na região de São Francisco. Aos 13 anos começou a ter aulas de canto com Connie Cox, com quem aprendeu a desenvolver seu dom por mais de 6 anos.

Em setembro de 1955 foi descoberto por um representante da Columbia Records, que ficou impressionado com a performance do então garoto de 19 anos que se apresentava no 440Club. No ano seguinte um dilema: fora convidado a participar das seltivas no salto em altura para a Olimpíada de Melbourne em 1956, ao mesmo tempo que a Columbia o chamava para começar as gravações do seu primeiro trabalho musical. Johnny foi para Nova Iorque gravar.Seu primeiro trabalho tinha vocação jazzística, recheado de standards, com a participação de feras como Gil Evans e Teo Macero. Não foi um sucesso comercial, trabalhos vocais de jazz não eram mais tão populares.

A gravadora orientou o cantor a usar sua voz de forma mais suave em baladas românticas. Em 1956 ainda, Mathis participou do filme Lizzie, atuando e cantando “It´s not for me to say”. Em 1958, novo filme, A Certain Smile, onde ele interpreta a faixa título, apresentando-se na película numa cena num nightclub.

É conhecido por ser convidado em festas e recepções a chefes de estado estrangeiros, representando a música norte-americana. Em 1972 ganhou sua estrela na Calçada da Fama em Hollywood. Já ganhou 3 Grammies, o primeiro com a música “Misty” em 1960, o álbum In a Sentimental Mood / Mathis Sings Ellington em 1992 e o último em 2006 com o álbum Isn’t it Romantic.

Completou 50 anos de carreira artística em 2006, com uma série de shows e lançamentos especiais.

 

 

[youtube=http://br.youtube.com/watch?v=3sbUIijsRiM]

Os comentários estão fechados.