Comentários desativados em
Compartilhar

Hugo Chávez anuncia nacionalização da unidade venezuelana do Santander

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou em entrevista transmitida pela rádio e pela televisão nesta quinta-feira (31) que vai nacionalizar o Banco da Venezuela, que pertence ao grupo espanhol Santander. “Disseram-me que não queriam vender, mas agora lhes digo que vamos nacionalizá-lo”, afirmou Chávez, segundo o site “Globovisión”.

O presidente referia-se à ocasião em que o Santander anunciou a negociação com um banqueiro venezuelano e o governo vetou, demonstrando interesse no negócio. Ainda segundo o “Globovisión”, Chávez disse que o governo quer recuperar o Banco da Venezuela porque é o ‘Banco da Venezuela’. “Queremos recuperá-lo para que ele sirva ao povo”, disse. Chávez chamou os donos do banco para negociar e previu que uma “guerra midiática” deve começar. “Não vai demorar a aparecer na Espanha os que dizem que Chávez atenta contra os interesses espanhóis, para complicar uma relação que já curada”, advertiu.

No último dia 25, Chávez se encontrou com o rei da Espanha, Juan Carlos, e afirmou que os dois sempre foram “bons amigos”. Na ocasião, o presidente disse que “o rei é um senhor muito brincalhão, faz travessuras, e então me disse que ia me dar um presente”, explicando sobre a camisa que recebeu do monarca espanhol com a famosa frase “¿Por qué no te callas?” (Por que não se cala?).

A frase que foi dita pelo rei durante a reunião da Cúpula Ibero-americana do Chile, em novembro de 2007, e estremeceu as relações diplomáticas entre espanhóis e venezuelanos, tornando-se alvo de brincadeiras por todo o mundo.

Fonte: Uol Notícias

Os comentários estão fechados.