TRAVESSIA

[ 9 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Enquanto as piranhas comem, temos que passar ligeiro, Toque logo este boi velho que vale pouco dinheiro”.
Travessia do Araguaia (Tião Carreiro e Pardinho)

O cancioneiro popular brasileiro é riquíssimo. A cantoria nordestina a toada sertaneja descrevem capítulos da vida real com linguagem poética que encanta e emociona. A epígrafe deste artigo transcreve o sacrifício do ‘boi de piranha’, numa melodia simples e sentimental, “Travessia”, de Tião Carreiro e Pardinho.

É a história de um boi velho, abatido pelos anos. Ferido com aguilhões, sangrando é levado a entrar no rio, fervilhando de piranhas que o devoram aos poucos; enquanto isso, a boiada atravessa no anti-fluxo chegando salva à outra margem.

E, com poesia e romantismo, temos também “Travessia” intitulando o primeiro álbum de Milton Nascimento, uma jóia da música popular brasileira. Essas travessias que comovem e enternecem são antagônicas do cinismo gelado de Dilma, com o ponto no ouvido, repetindo uma cantilena marqueteira para se salvar.

O PT-governo é responsável pela crise que foi implantada no País a partir do segundo mandato de Lula da Silva, encoberto no primeiro da “Gerentona” vendida ao eleitorado e estourado nas primeiras semanas do segundo mandato de Dilma, não mais considerada uma ‘gerentona’…

A visível falência do ciclo lulista no poder, revelou que o ‘modo petista de governar’ imprimiu a incompetência e a corrupção na administração pública. Nos estertores, voltam a apelar para o Diabo para se salvar… Fazem justamente o contrário do que fez Moisés rezando a Jeová para livrar seu povo da escravidão no Egito.

A travessia do Mar Morto liderada por Moisés está na pauta científica. Um engenheiro do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA anunciou que pode provar que é verdadeira a descrição do Êxodo sobre a salvação dos israelitas.

Através de simulações no computador o pesquisador mostra que fortes ventos do leste poderiam fazer a água retroceder e formar uma espécie de ponte de terra criando um espaço suficiente para Moisés e seu povo atravessarem.

Cá entre nós, não há vento leste que abra caminho para que Dilma e seus parceiros escapem da pressão do povo e consequentemente da Justiça. A cada dia piora a situação do PT-governo, num turbilhão que envolve a economia, finança, política e ética, arrasando o discurso mentiroso do ‘País das Maravilhas’.

Na autêntica travessia do Brasil desfilam os desdobramentos da crise econômico-financeira contaminando todos os setores produtivos e estamentos sociais pela carestia de vida e aumento do desemprego.

A inadimplência subiu 19% frente ao ano passado; a emissão de cheques sem fundos foi recorde em julho e teve no mês a maior alta desde 2011. Com isto, o consumidor atrasa tarifas de telefone, condomínio e até mensalidade escolar dos filhos.

Apesar dessa tragédia promovida pelo lulo-petismo, o comissariado governamental e a hierarquia partidária não fazem autocrítica e, por ignorância ou má-fé, não encontram a saída pelos males que afligem a Nação.

Pelo contrário. O PT-governo reedita medidas do tempo de Mantega, providências que fracassaram especialmente o crédito subsidiado a grupos favorecidos. E o pior é que no giro desta volta ao passado, Dilma abusa dos discursos desconexos de falso otimismo.

As metas discursivas da Presidente levam-me ao rei Juan Carlos repreendendo as bobagens narco-populistas de Hugo Chávez: “Porque não te calas?”; e levando para o humor, recordo a Ofélia do programa Balança Mas Não Cai, magistralmente interpretada pela atriz Sônia Mamede.

Só abrindo a boca para dizer besteiras, a última travessia de Dilma foi falar “Vergo, mas não quebro”, aí a inteligência do tuiteiro Carlos Brickmann comentou na bucha: “Pois é, quem quebra é o País…”

9 respostas para TRAVESSIA

  1. Ajuricaba disse:

    Uma travessia tão tranquila quanto aquela do estreito de Navarone, na segunda guerra mundial

  2. elisabeth laval jede disse:

    Excelente Miranda !amei as a nalogias inseridas ao texto que foram variadas em estilo,mas,todas valiosas em nossas mais ternas recordaçoes.A citaçao bíblica de Moises lider do povo humildemente orando por este povo amado e respeitado pelo mesmo , e a veracidade comprovada desses fatos históricos religiosos é comovente . O valor da dignidade impresso na auto-valorizaçao do ser humano líder.Parabens. Muito bom!co tudo o que voce escréve!

  3. Caro Miranda. Só corrija o lapso da travessia do Mar Vermelho e não Mar Morto. (A travessia do Mar Morto liderada por Moisés está na pauta científica).
    Acho que esse erro foi “inspiração divina”, porque a 13 anos o PT vem tentando atravessar o mar errado.
    Meus respeitos

  4. Parabéns pelo comentário,concordo com o colega,Só corrija o lapso da travessia do Mar Vermelho e não Mar Morto.

  5. Miranda, o teu texto como sempre claro dentro das figuras de linguagens que facilitam a compreensão da idéia, O Araguaia, o boi de ontem e de hoje, e a piranha kkk de barriga vermelha como as cores da D. Dilma, ótimo texto. realmente, abraço.

  6. Mônica Maria Ventura disse:

    Obrigada!!
    Sempre excelente com a sua capacidade genial de transmitir em poucas linhas, grandes ideias, com muito humor e muitas informações!!
    Sou fã dos seus escritos!!
    Paz e bem!!

  7. Maropomo disse:

    Moisés poderia o mar para ela passar e quando estivesse no meio do caminho o guia dos filhos de Deus para a terro prometida poderia dar um espirro e baixar o cajado. Será Temer o Moisés dA Coisa?

  8. “A travessia do Mar VERMELHO liderada por Moisés está na pauta científica. Um engenheiro do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica dos EUA anunciou que pode provar que é verdadeira a descrição do Êxodo sobre a salvação dos israelitas”.
    A MATÉRIA TRAZIA POR MIRANDA SÁ NOS INCITAR A FAZER ASSOCIAÇÕES ENTRE TRÊS NAÇÕES: Egito….Israel e Brasil!
    O EGITO: Um presente dado à Humanidade pela travessia de um Nilo que desloca toneladas e mais toneladas de terra… Do coração da África onde está o Kilimanjaro, e a faz sedimentar-se nas planícies do egípcio! Tudo chega sob a forma de húmus em forma de lama.
    ISRAEL: A História de nenhuma nação se presta tanto para transformar a mente de um ateu…No mais devoto dos crentes.
    BRASIL: O Partido dos Trabalhadores é o avesso do poder fecundo e produtor de riquezas do Rio Nilo…Tem maior semelhança com a oitava praga que através de Moisés o Criador afligiu o Egito…Para punir a recusa do Faraó de deixar partir os escravos hebreus para a Terra de Canaã.

  9. dea disse:

    Tá difícil a travessia, e a essa altura não há vento leste e muito menos sudoeste que alivie a pressão, nem da oposição, e até mesmo de segmentos do PT; infelizmente essa travessia é longa, e atravessar, está consumindo um pedaço de vida de cada brasileiro que luta, tomando por exemplo nas redes sociais, se percebe que já há um arrefecimento, o que quer dizer que as pessoas estão ficando extenuadas.
    Até porque nessa “travessia” existe mais tristeza do que alegrias, sem contar as armadilhas e nenhuma garantia de sucesso ao chegar do outro lado.
    É isso Miranda, quem viver verá!