ESTRABISMO

[ 13 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

                       “Ao contrário do que se diz, não é a ocasião que faz o roubo, o ladrão já nasce pronto” (Olavo Bilac)

É possível que vários entre nós sofra desse transtorno ótico ou comportamental. Do ponto de vista médico o Estrabismo é uma patologia oftalmológica que consiste no desalinhamento dos olhos. Este desvio do eixo visual de um ou dos olhos tem geralmente origem na infância, mas pode ocorrer também entre adultos.

Nos dias de hoje não é nada assustador, pode ser corrigido nos casos simples pelo uso de óculos e nos problemas maiores, pela cirurgia.

Quanto ao estrabismo comportamental, bastante comum na nossa realidade política, trata-se de um lance mais complicado. No mundo da psiquiatria e da psicologia vem se estudando a visão distorcida da realidade.

Em pesquisa atual realizada pelo Instituto Weizmann de Ciência, em Israel, aponta-se que o cérebro de quem sofre desse mal falha ao diferenciar estímulos e é registrado entre as pessoas ansiosas mais factíveis ao estresse.

Antes, apareceu o diagnóstico de que a forma deformada de ver, pensar ou agir é um desdobramento da personalidade, ou seja, uma manifestação esquizofrênica. Como é bastante sabido, “Esquizofrenia” é uma palavra originária do grego antigo, “skizo” – dividir, separar, e “fren”, o pensamento.

Então, pelas duas versões experimentais, não se trata somente de uma questão comportamental. Se a gente faz um movimento nos olhos para fingir estrabismo por brincadeira, não corre o risco de se tornar estrábico; mas se se mostra deformado mentalmente na maneira de agir, não tem cura e geralmente leva ao crime.

Repetindo que o modo distorcido de encarar a realidade é comum na política brasileira, temos a sua repetição doentia nas ações e pronunciamentos de Lula da Silva. Dele, tivemos recentemente a presença em comício na cidade de Maricá, de prefeitura petista, falando a funcionários municipais uniformizados.

Afirmou que a política entrou num processo de destruição no Rio de Janeiro e acusou a Operação Lava Jato pela situação crítica do Estado. Defendeu explicitamente o bandidão condenado e preso Sérgio Cabral, dizendo que crê ainda que o ex-governador sofre perseguição política.

Além de corrupto, esquizofrênico, Lula não enxerga que Cabral é culpado pelos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro em um dos dez casos em que o peemedebista é réu. E que ainda restam nove julgamentos.

Em paralelo, responsabilizando pelas mazelas do Estado as investigações feitas pela Polícia Federal e o Ministério Público no Rio, a enfermidade mental do Pelegão é aguda. Zarolho política e psicologicamente afirmou que “Não pode, por causa de meia dúzia que eles dizem que roubou, mas ainda não provaram, causar esse prejuízo”.

É um caso de internação, não hospitalar, mas em prisão comum. É imperdoável um indivíduo no exercício da política negar a roubalheira na Copa e nos Jogos Olímpicos, a não ser que tenha tido participação comunitária nela. Um caso típico de autodefesa.

O filósofo e enciclopedista francês Claude Adrien Helvétius no seu livro “Do Espírito” escreveu que “O interesse seria capaz de fazer negar as mais evidentes proposições da geometria e de fazer crer os contos religiosos mais absurdos“.

Lula, se defendendo, ainda se comporta melhor na sua loucura do que o seu bando de seguidores que são definidos pelo mesmo Helvétius: “Os homens são tão estúpidos que um crime repetido acaba por lhes parecer uma coisa normal”.

 

 

 

 

13 respostas para ESTRABISMO

  1. Infelizmente a nossa justiça continua sendo paga para não enxergar.

  2. Irene Mattos Felix disse:

    Miranda,
    Lula é um psicopata desesperado Gostou do poder e dele não abre mão Ao defender os corruptos, defende a si mesmo , ao se fazer de vítima , de perseguição mostra o seu lado covarde Se o estrabismo ocorresse apenas nos seus seguidores, seria entendido, mas ver o STF defendê-lo é que assusta mais do que seus crimes

  3. Alexsandro Fernandes disse:

    Miranda, Lulla é um caso de estrabismo ético desenvolvido pela cachaça e pela mania de gostar de poder e mordomias a custa dos outros. Pra isso se for preciso rouba, trai, mente e mata. O único tratamento recomendado pro caso dele e CADEIA.

  4. Marco Ferreira disse:

    Nesse caso podemos dizer que o elemento analisado não tem o mínimo
    de ética e qq compromisso com a sociedade.

  5. “Ao defender os corruptos, defende a si mesmo , ao se fazer de vítima , de perseguição mostra o seu lado covarde” Nossos amores e amizades possuem muito de identificação com amigos e com o seres amados… Esse é o sentido do ditado:”Diga-me com quem andas e eu direi quem tu és

  6. José Augusto Cordeiro disse:

    Lula foi o pior veneno que o Brasil tomou por 13 anos, o País quase morreu e ainda tem quem o defenda, mas não é como nas pesquisas paga e fraudulentas. Menos de 7% ainda o apoiam.

  7. MaRy de Paula disse:

    Lula mente tanto, que acredita piamente que o que está falando é verdade. Sempre foi mau carater, cafajeste.

  8. vileite disse:

    MAIS UMA EXCELENTE AULA, PARABÉNS!
    A citação do poeta Olavo Bilac nos faz pensar que , além de grande posta era também im excelente advinho em relação à corja que dilapidaria o Brasil!

  9. MaRy de Paula disse:

    Lula mente tanto, que acredita piamente que o que está falando é verdade. Sempre foi mau carater, cafajeste.

  10. Infelizmente, Lula perdeu a Sensibilidade para usar de interferência, em qualquer situação pertinente à Crítica. Não importando ser Crítica Construtiva ou Destrutiva. situação grave para este Político com posição de total DECADÊNCIA nos Trâmites da Política Brasileira. As ocorrências dos fatos, denuncia que Lula precisa de um Tratamento Psicológico, para entender que ele Acabou Politicamente,e que só lhe resta as decisões da Justiça, o que não serão boas. Parabens Mestre Miranda Sá, pelo excelente artigo “ESTRABISMO”.

  11. Manuel Carlos Lopes disse:

    Neste país a anormalidade política,virou algo normal.
    As diárias falcatruas denunciadas, parecem não comover o povo brasileiro,que grita muito mas atua politicamente muito pouco, o que faz com que políticos como Lula beirem a demência.

  12. WELTON REIS DOS SANTOS disse:

    Precisa mos urgentemente de duas leis, a da mentira e da ganância para diminuir a audácia de políticos e afins. É evidente o desvio de comportamento do molusco e aliado a homens iguais em ação temos um exército de ladrões. Forte abraço mestre!

  13. WELTON REIS DOS SANTOS disse:

    Precisamos urgentemente de duas leis, a da mentira e da ganância para diminuir a audácia de políticos e afins. É evidente o desvio de comportamento do molusco e aliado a homens iguais em ação temos um exército de ladrões. Forte abraço mestre!