Ministro tem certeza do desmate

Comentários desativados em Ministro tem certeza do desmate
Compartilhar

O ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, disse ontem ao diário Folha de S. Paulo que tem de 95% a 97% de segurança de que os dados sobre o da Amazônia do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) no final de 2007 estão certos. O instituto, cujos dados têm sido objeto de dúvida do governo de Mato Grosso, do Ministério da Agricultura e até do presidente Lula, é subordinado à pasta de Rezende.

“Em ciência nunca há 100% de certeza”, afirmou o ministro, que é físico. Mas ele disse estar seguro dos dados. “É curioso que, quando o Inpe informava que o estava caindo, ninguém questionava o dado.” Questionado sobre qual margem de erro aplicaria aos dados, Rezende respondeu: “De 3% a 5%”.

As declarações do ministro foram dadas após conversa com Gilberto Câmara, diretor do Inpe, que o sobrevoou ontem por quase duas horas, com um helicóptero militar, áreas que, segundo seus dados do instituto, teriam sido desmatadas no município de Marcelândia (870 km de Cuiabá) -líder do ranking dos 36 mais devastados nos últimos cinco meses de 2007. A observação aérea constatou a degradação prevista na análise do instituto.

Clique aqui para ler na íntegra

Fonte: Folha de S. Paulo/Fernando Gabeira

Os comentários estão fechados.