A MAÇÃ

[ 12 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“O pecado original não foi a maçã que Eva comeu, foi achar que Adão precisava compartilhar exatamente o que ela havia experimentado” (Paulo Coelho)

Não tenho certeza e a “pesquisa Google” não contém, mas dizem que foi o grande Isaak Newton, o pai da Lei da Gravitação Universal, o autor da frase: “Física, liberta-me da metafísica”, que exclamou depois que uma maçã lhe caiu na cabeça.

Newton foi astrônomo, alquimista, filósofo natural, teólogo e cientista inglês, mas é mundialmente reconhecido como físico e matemático; e a estória da maçã, que muitos julgam ser fantasia, foi divulgada por Voltaire em seu “Ensaio Sobre Poesia Épica” e confirmada por John Conduitt, que trabalhou com Newton e era casado com uma sobrinha dele.

Eu acredito piamente que Newton teve o primeiro pensamento sobre o sistema de gravitação ao ver uma maçã cair da árvore quando caminhava em seu jardim, mas a frase “Física, liberta-me da metafísica” é duvidosa, por que não é tão genial como a lei da física batizada com o nome dele.

Vem de longe a ideia. Os filósofos da Grécia antiga já classificavam a ciência com três vertentes: Física, a Ética e a Lógica, divisão que consideravam de acordo com a natureza das coisas, e, para lhe completar resta apenas determinar com exatidão as subdivisões necessárias.

Immanuel Kant em defesa da ciência escreveu que “pode-se denominar empírica toda filosofia que se apoia na experiência científica”, mas distinguiu com a sua Lógica, que a visão filosófica se limitando ao pensamento, deverá ser considerada como Metafísica.

Completou este entendimento com a ideia de uma dupla metafísica: uma Metafísica da natureza e uma Metafísica dos costumes. Não sei aonde se enquadra a Maçã como a fruta responsável pela expulsão de Adão e Eva do paraíso no conceito da Metafísica da Natureza…

No Livro da Gênesis, a Bíblia traz que “Adão e Eva foram expulsos do paraíso por comerem “o fruto da árvore que está no meio do jardim”, não menciona que o fruto proibido era a maçã; isto foi herdado das antigas religiões que a representavam como perigosa causadora de confusão, discórdias, pecados, quebra de tabus e rebeldia.

Temos na mitologia grega a deusa Eris usando a maçã para provocar a guerra de Tróia, e o nórdico deus Loki que usando as maçãs da deusa Iduna derrubou os deuses do santuário de Asgard. Acho até que vem dessas lendas a tentação de Branca de Neve para morder a maçã que a bruxa má lhe ofereceu.

Nos dias atuais pouco importa aos pregadores das tradições judaico-cristãs que era indeterminado na Bíblia o fruto proibido no paraíso, fosse banana, pera ou uva. Eles insistem em dizer que o fruto proibido era a maçã…

Os agitadores patológicos, como o ditador Maduro e seus seguidores brasileiros, se aproveitam disso para combater os Estados Unidos usando a cidade de Nova Iorque como um centro satânico, a “Grande Maçã”. Entretanto, o apelido “Big Apple” dado a Nova Iorque, é elogioso, lembra a oportunidade de todos de comerem às custas dela…

Quando escrevia no New York Morning Telegraph, o escritor John Fitzgerald creditou o apelido aos jóqueis e treinadores que aspiravam os prêmios patrocinados pela prefeitura nova-iorquina nas corridas do hipódromo.

Mais tarde, no final dos anos 20 e início dos anos 30, também os músicos de jazz começaram a referir a Nova York como “The Big Apple” por que ali é que os músicos e artistas ganhavam dinheiro.

Não pensam assim dos portadores dos neurônios degenerados do bolivarianismo, eles preferem à Nova Iorque, a maçã podre das ditaduras cubana e venezuelana…

 

12 respostas para A MAÇÃ

  1. Paulo Coelho escreveu mais sobre a maçã. Ele disse “porque quem gosta de maçã irá gostar de todas, porque todas são iguais”. Em síntese.
    Bom, creio que a maçã representando o fruto proibido é coisa da Europa.

  2. iara kern disse:

    Acho q a fruta proibida era a uva. A maçã tem primeiros registros são da China. A ética voltou para Grécia.

  3. Irene Mattos Felix disse:

    Mestre,
    Perdoe-me, mas acho que os portadores de neurônios degenerados preferem The Big Apple à Cuba Veja o caso de Wagner Moura e tantos outros artistas apoiadores do PT Quantos foram para Cuba?
    Abraços com sabor de figo, minha fruta proibida

  4. Mary de Paula disse:

    Excelente! Que leitura prazerosa, Miranda. Ad comparações foram sensacionais. Será que aqueles com poucos neurônios trocariam New York por Cuba? Fácil falar, difícil fazer.
    Parabéns!

  5. MaurO Negrisolli disse:

    Muito enriquecedor seus textos, sabia de Newton e a física, de Kent e a metafísica. Não sabia dos nordicos Loki com Iduna contra Asgard nem da grega Íris contra Tria!
    Já o Maduro, o Evo e demais ditadores juntamente com seus seguidores idiotizados é esperado que eles fabrique um inimigo pra justificar suas barbares contra os seus povos!
    Parabéns!

  6. Leo Santos .'. disse:

    Somente quem não gosta da fruta não entende o que era o “meio do jardim” no qual satanás se divertiu deixando Adão com sua genealogia comprometida,como lemos em Gênesis 6. New York por sustentar tantos chegou a ser considerada a grande prostituta.Elas sustentam muitas famílias com suas maçãs. Entretanto conheço gente que jamais leu Apocalipse 20:2 e insistem em fazer da alegoria um fato material.
    O fato é que o mestre Miranda Sá nos dá mais asas à imaginação,nos estimula pensar, criar, entender a metafísica com os gregos que incluíram ética e lógica e suas subdivisões para o entendimento de poucos .
    Como seu fã resta-me ,somente, agradecer este artigo. Um verdadeiro brinde!
    ////////////////////////
    P.S. : Mestre, por hora estou curtindo a tristeza, vivendo um litígio sem origem judicial , com o tal Google que atendeu uma solicitação “tucana”. Adoeceu-me,inclusive.
    http://www.gazetadobrasil.com.br está há um ano fora do ar.
    Sigo no Twitter @GAZETAdoBRASIL1

  7. Para Immanuel Kant tese sem comprovação científica era Metafísica, mas para Voltaire, esta última era alguém falando sobre sobre o que nada entende, para uma platéia quem entende ainda menos do que ele
    Toda a narrativa do livro do Gênesis contém um conteúdo velado pelo estilo parabólico:
    1º: Em Colossenses 02:16 a 19 Paulo diz que o sétimo dia do Descanso do Criador ainda não aconteceu
    2º: Em Lucas 24:25 Cristo explicou que a mulher citada em Gênesis 03:15 não é Eva a que concebeu do Demônio, mas a mesma Mulher mencionada em Isaías 07:14 e 15 que em Apocalipse 12:01 a 06 da mesma forma como esta última se apresentou a Bernadette Soubirous, mesmo tendo sido nascida de um pai e uma mãe filhos de Eva, nasceu com uma natureza sem as inclinações humanas referidas em Romanos 07:14 a 20: Quero fazer o Bem que amo, mas como bebê de Rosemary, minha essência carnal exige que o Espírito Santo de Deus soprado sobre o barro do divino olheiro, produza o novo nascimento aludido por Jesus em João 03:03 a 09 e em Isaías 07:14 e 15 como alimentar-se de nata e mel, até que tenha o seu discernimento tão aperfeiçoado, que sempre rejeitará o Mal e sempre dará preferência ao Bem

  8. WELTON REIS DOS SANTOS disse:

    Bela coincidência! Ontem minha esposa fez uma torta de maçã e disse que só poderíamos comer hoje para que o sabor ficasse mais acentuado. Infeliz de quem não pode ou não gosta de maçãs. Artigo rico em cultura e sabedoria de um verdadeiro mestre das palavras. Muito obrigado Miranda!

  9. Neide Freitas disse:

    Miranda , penso que eles citam a maçã por sua beleza , observa numa banca de frutas, elas se destacam das outras frutas , principalmente por suas cores vermelho e amarelo. Maduro e seus coniventes brasileiros devem estar morrendo de inveja de saber q o Presidente Tramp está diminuindo os impostos e quer diminuir + ainda em prol da população

  10. Pedro Sérgio Torres disse:

    Mais um ensinamento. Grato, mestre

  11. Boa tarde, Miranda vamos admitir temos maçãs de todos os tipos no país, mas traficante tirando “SELFIES” com Agentes Policiais e Delegado
    haja… Vamos torcer muito para que a conduta ser apurada.
    Amigos, desde já peço mil desculpas por fugir do assunto.

  12. rafael disse:

    Mais um ótimo artigo esclarecedor.Parabéns.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *