BALAIO

[ 4 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Essa reforma ministerial é um balaio de caranguejos. Uns caranguejos entrando, outros saindo.”    Leonel Brizola

Procurei como louco a etimologia da palavra ‘balaio’ e não encontrei em canto nenhum. Embora sendo uma produção artesanal indígena, pré-cabraliana, não consta do “Pequeno Vocabulário Tupi, do padre A. Lemos Barbosa, nem do clássico “Diccionario da Lingua Tupy” do erudito e poeta Gonçalves Dias.

O verbete dicionarizado é Balaio – Substantivo Masculino, um cesto de diversos tamanhos, formatos e materiais. É geralmente encontrado pelo Brasil afora feito de palhas de milho, de bananeiras e palmeiras, bambu, cipós, fibras de agave e taquara, com a serventia de guardar ou carregar alimentos, coleta de vegetais, objetos vários e roupas.

É riquíssima a sua sinonímia; na gíria designa quadris ou bundas volumosas, trazendo como exemplo “a moça movia o seu balaio com graça”… (Dicionário de Gíria – J.B. Serra e Gurgel).

A expressão popular inspirou vários cancioneiros, absorvendo do folclore versos de modinhas antigas. O compositor Barbosa Lessa assumiu uma das versões de “Balaio” que foi lindamente interpretada por Inezita Barroso, e também, referindo-se à interpretação do folclore, por Kleiton e Kledir.

Pesquisadores das tradições gaúchas encontraram “Balaio”, uma dança sapateada e, ao mesmo tempo, de conjunto, muito popular no Rio Grande do Sul. E na expressão gauchesca do nosso epigrafado, Leonel Brizola, aparece “balaio de caranguejos”, com o mesmo significado de “balaio de gatos”, bagunça, confusão, embaraço e encrenca.

A política brasileira – como legado da Era Lulopetista – tem a interpretação exemplar nas idas e vindas do Governo Temer, herdeiro legítimo da impichada Dilma Rousseff, pois além de eleito com ela, substituiu-a no espírito da Lei.

Prometendo enxugamento do ministério, o presidente sucessor aboliu o Ministério da Cultura, uma jabuticaba instituída para servir de cabide de empregos e ‘otras cositas más”. Só existe no Brasil. Pois bem, uma meia dúzia de três ou quatro “artistas”, amamentados pelas tetas generosas da Lei Rouanet espernearam, e Temer voltou atrás.

Seria enfadonho – e ocuparia este precioso (para mim) espaço, os ministros que entraram e saíram como caranguejos, denunciados por atos corruptos, mostrando a insegurança reinante no Palácio do Planalto, cujas vacilações vimos na declaração pública de Temer dizendo-se preocupado com a prisão de Lula, que produziria ‘instabilidade’ no País.

Prá não dizer que só falei das flores planaltinas, temos um ‘balaio de gatos’ aberto no Rio de Janeiro, com a prisão de dois ex-governadores, Garotinho e Cabral, este último arrastando consigo os sócios do Clube dos Guardanapos.

Garotinho, preso sob denúncia de crime eleitoral, mostrou o artista que é, ensaiando uma doença de última hora, que nunca apresentou sintomas; revelando temor pela prisão e o pavor de ir para um hospital público, como se ali fosse um centro de tortura… Com manhas e encenação, engabelou uma juíza do TSE – que parece ser um tanto ‘heterodoxa’…

O outro, Sérgio Cabral, não se revelou agora. É difícil imaginar o porquê da Polícia, da Procuradoria e da Justiça levar tanto tempo para denunciá-lo. Se o investigaram, choveram no molhado pois a prática corrupta cabraliense atravessou dois mandatos, disputou uma Copa do Mundo e treinou para a Olimpíada, tendo principal modalidade o salto tríplice das propinas…

Nos balaios com patas caranguejeiras ou estridentes miados de gatos, tivemos a cínica, despudorada e mentirosa declaração de Dilma, ao dizer que nunca foi aliada de Cabral. Essa falsidade envolve todos os seus codinomes, Estela, Vanda, Patrícia e Luiza como guerrilheira; pela segurança presidencial “Torre de Cristal”, no caderno das propinas, “Dulce Maia” e agora, como futura escritora, o heterônomo “Janete”.  Ela é muitas, mas o seu DNA da depravação é um só…

4 respostas para BALAIO

  1. Rocir Mercio da Silveira Junior disse:

    Balaio meu bem balaio sinhá , balaio do coração, moça que não tem balaio sinhá, tem que costurar no chão… Balaiada, revolta no Maranhão, um artesão chamado Manoel dos Anjos Ferreira, vulgarmente conhecido como Balaio, iniciou suas lutas contra as autoridades provincianas depois de acusar um dos oficiais, o senhor Antônio Raymundo Guimarães, de ter abusado sexualmente de suas filhas. Gatos quando pressionados contra a parede ou presos em lugares apertados ficam loucos , imaginem um balaio (cesta grande de vime) cheio deles com suas garras afiadas, da para se comparar há um plenário cheio de políticos cada qual lutando por seus próprios interesses, até mesmo com partidos políticos com várias correntes de pensamento , quiça coligações pontuais com interesses eleitoreiros, A politica de um modo geral no Brasil é um verdadeiro balio de gatos .

    Rocir

  2. Rocir Mercio da Silveira Junior disse:

    Corrigindo no final Balaio de gatos ,Quanto a prisão do garotinho , juridicamente foi abusiva , pois a pena cominada seria menor que 4 anos e a prisão seria aberta , moralmente foi perfeita, pelo fato do mesmo por seus aliados ,tentar corromper um Juiz , se ele pelo menos oferecesse a propina em nome de seus inimigos políticos, a culpa foi dos advogados dele que o orientaram mal ou da certeza da impunidade ou de que todos são corruptos o que os difere é apenas o preço .

  3. Mary de Paula disse:

    Pior ficamos nós, Miranda, nesse balaio de larápios. Com essas e outras, vem Temer e Renan no mesmo balaio, querendo a todo custo escaparem dos olhos da justiça.

  4. O pior de tudo é que não temos previsão alguma de quando vai terminar o “BALAIO” pois com esse chove e não molha, cada dia aparecendo mais novidades ou seja casos de corrupção em todos e quaisquer lugares.
    Continuo não sendo pessimista porém está muito difícil de ver o fim de um grande Balaio que estamos presenciando há muito tempo.