AVESSO

[ 17 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Vem do avesso do avesso/ Desse canto sonoro/ Posto pra fora sem dó” (“Avesso do Avesso” com Jane Duboc – Composição de Irinéia Maria E Raul Mir)

A palavra avesso é curiosamente adjetivo e substantivo; dicionarizada como adjetivo significa contrário, oposto: “ser avesso à mudança”; como substantivo, o lado oposto ao principal: “o avesso do casaco”. Em política, é o oposto ao lado direito: o avesso da verdade.

A História que escrevemos registra para a posteridade o grande exemplo de oposição ao lado certo, o lulopetismo, arrastando-se na estreiteza de ideias superadas, sendo contrário ao avanço econômico e social do Brasil.

Não é preciso ir muito longe no tempo para demonstrarmos como age o partido e seus puxadinhos cultuadores de Lula, autodenominados “de esquerda”, mas na realidade apresentam-se no campo político como a vanguarda da retaguarda.

Lembremos que Lula e seus asseclas foram contra a eleição de Tancredo Neves, em 1985 na transição para a redemocratização do País. Assumiu ferozmente essa posição que expulsou os deputados de sua bancada que votaram nele.

Na Assembleia Nacional Constituinte, sob a liderança de Lula, votou contra a Carta Magna de 88 que Ulisses Guimarães batizou de “Constituição Cidadã”. Com habitual cinismo, passados 25 anos da promulgação da Carta, festejou-a, distorcendo a sua atuação anterior.

Morto Tancredo, assumiu a presidência José Sarney, contra quem os apaniguados do retrocesso pediram o impedimento, e concluído o governo de transição foi eleito Fernando Collor, que sofreu o impeachment e foi sucedido por Itamar Franco.

Os lulopetistas opuseram-se a Itamar e, por incrível que pareça, se posicionaram contra o Plano Real, que Lula chamou de ‘estelionato eleitoral’.

Elegendo-se Fernando Henrique Cardoso o PT e seus tentáculos combateram violentamente a Lei da Responsabilidade Fiscal, que obriga os governantes limitarem seus gastos à arrecadação. Talvez prognosticando o que faria a sua presidente Dilma Rousseff, atentando contra ela e sofrendo impeachment por isso…

Ainda no Governo FHC votaram contra a criação dos programas sociais, Bolsa Escola, Vale Alimentação, Vale Gás e outras bolsas, que foram chamadas de ‘esmolas eleitoreiras’.

Mais tarde, unificaram esses benefícios sociais como Bolsa Família, usando-o como propaganda eleitoral e, à maneira do coronelato, transformaram seus usufrutuários como cabos eleitorais e massa de manobra.

Não é preciso mencionar que tudo o que os lulopetistas quiseram (e felizmente, como minoria não conseguiram) foram avanços no mapa socioeconômico do Brasil. Lula cresceu no seu primeiro mandato às custas do que os outros promoveram, entretanto vendeu através de uma propaganda à la Goeblles serem os criadores da estabilidade econômica e dos programas sociais.

Os lulopetistas se beneficiaram de todas iniciativas anteriores sem fazer uma autocrítica dos equívocos, como não assumem a roubalheira desenfreada dos seus governos e hierarcas do partido. Sempre no avesso da História, o lulopetismo postou-se agora contra a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que estabelece um teto para o aumento dos gastos públicos, saída para tirar o Pais da crise herdada do defenestrado governo Dilma.

Mobilizando nas ruas seus paus mandados, e na Câmara, convocada para apreciar a PEC, fizeram de tudo para impedir o apoio dos parlamentares que terminaram aprovando-a por uma maioria acachapante.

Com o seu romantismo, Gustave Flaubert nos deixou seu pensamento de que “A recordação é a esperança do avesso. Olha-se para o fundo do poço como se olhou para o alto da torre”. Uma transferência metafórica coloca os defensores do atraso olhando sempre para o fundo do poço utópico sem ver no alto a torre do futuro…

17 respostas para AVESSO

  1. Marcelo Pereira disse:

    Magnífico!
    @Miranda Sá,você descreveu bem quem foi o PT na história deste país e de seu mestre cínico,Lula diabo,rei da mentira!
    Parabéns pelo artigo!

  2. Marilene Marques disse:

    Para ler, guardando para as gerações vindouras.

  3. elisabeth laval jede disse:

    Parabens Miranda!você com essr artigo excelente fecha o ciclo alimentador da ignorância da inércia e do vício que foram os últomos governos!Nada de fundo do poço. É para a frente que o país vai caminhar :com mãos limpas , competencia e principalmente TRABALHO E HONESTIDADE! MOSTRANDO A TODOS COM CLAREZA QUE É ASSIM QUE SE PROGRIDE!Muito bom artigo como tudo que você escréve!!!

  4. tonifigo1945 disse:

    Caro Miranda. É sempre essencial manter-se a “história verdadeira” dos fatos. A mentira oportunista pode prevalecer no discurso do momento, mas a História essa ditadora da verdade sempre estará aí para botar os pingos nos iis e os fatos no seu real contexto e momento.

  5. Ajuricaba disse:

    Artigos como os seus é que nos fazem posicionar-nos no avesso das posições do PT.

  6. Welton Reis disse:

    Estratégia usada e abusada que deram frutos podres e cabe agora darmos um destino a esses frutos para que suas sementes não germinem. Estou no Rio e vejo o Freixo fantasiado de Lula conclamando a população para a criação de conselhos comunitários, uma ação comunista que levou aonde foi implantada a deduragem institucionalizada. Esse pessoal do avesso são avessos a seriedade. Parabéns pelo texto!

  7. Neide Soares de Freitas disse:

    Verdade verdadeira eles pensaram que o plano era perfeito e que o dinheiro era uma fonte inesgotável só que não eram como dizia minha mãe: a mentira tem perna curta e graças a Deus que foi descoberto a tempo de acudir com sacrifícios dos brasileiros, mas nós somos uma nação guerreira e vamos vencer essa luta , esse fundo do poço há de ter uma luz e essa luz Miranda vai ser Deus nos socorrendo .

  8. Jorge Atoji disse:

    Parabéns. Mais claro só desenhando.

  9. Adriana disse:

    Muito bom, falou bem..

  10. Soraia disse:

    E o povo brasileiro dançando conforme a música

  11. Miranda! Mais um belo artigo, porém faz alguns anos que nosso querido país está nas mãos de alguns Partidos Políticos que jamais pensou em buscar não somente seus próprios interesses, mas também os interesses dos outros.
    Mudanças tem que haver o mais depressa possível, quem sabe 2018, pois nas Eleições Municipais que aconteceu alguns dias já tivemos um exemplo.

  12. Jorge Atoji disse:

    E isso não só está na prática no Congresso Nacional. Aprimorando curral eleitoreiro e transformando alunos secundaristas em massa de manobra, incentivando-os a invadir escolas….

  13. Realmente, não se deve deixar esquecer tamanha roubalheira.
    O PT sempre esteve a favor do próprio bolso e contra o bem do país.

  14. Realmente, não se deve deixar cair no esquecimento tamanha roubalheira. O PT sempre esteve a favor do próprio bolso e contra o bem do país.

  15. Emilia disse:

    Um dos melhores artigos que li por esses tempos de luta contra o lulopetismo,BRAVO!

  16. vileite disse:

    Parabéns pelo belíssimo artigo !

  17. dea disse:

    Muito bom, Miranda! É lamentável que o povo, pra matar a forme, precise se escravizar nesses programas assistenciais. O governo usa a ignorância desse povo e o prende at eternum numa armadinha desonesta.