ILUSÃO

[ 6 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br )

“Meu partido/ É um coração partido/ E as ilusões/ Estão todas perdidas”(Cazuza)

Lembro-me de um tcheco que conheci anos atrás ao visitar a Universidade de Leipzig; ele perseguia os latino-americanos que exaltavam a inteligência dos povos miscigenados e o futuro radioso dos nossos países, perguntando: “O que há de científico nisto? ”.

Assim ele obrigava a rapaziada a estudar as realidades nacionais para defender as teses patrióticas, e a mim, particularmente, me fez matutar sobre àqueles que defendem o direito de se iludir.

A interpretação de casos, circunstâncias e situações precisa ser feita com cuidado, por que a ilusão, conforme a interpretação científica, é a troca da aparência real por uma ideia falsa.

Ser iludido é ser enganado. É viver um engano, no mínimo, um capricho da imaginação sem fundamento na realidade. Quando se mergulha na fantasia, convive com a mentira e o dolo.

Um professor que transmite aos seus alunos uma ilusão, induz a crença de que não se pode encontrar em outro conceito que ela não explica, ofuscando a razão e negando a realidade. Aí que mora o perigo.

É o que temos visto no Brasil. A escola tem afastado os professores vocacionados por causa de baixas condições de trabalho e salários insatisfatórios, cedendo lugar a diletantes irresponsáveis, despreocupados com a qualidade de ensino e o futuro de uma geração.

Nos centros de ensino cheios de jovens ávidos por conquistar uma vida melhor através do estudo, se tornam um campo fértil para o descrédito dos valores cívicos, a insatisfação grevista e a pregação de ideologias superadas e/ou distorcidas. Desiludem-se pelo discurso fácil do extremismo.

Tal ideologia foge à proposição do filósofo francês Destutt de Tracy defendendo a adoção pela ciência da ideologia, como a “consciência originada das percepções sensoriais da conjuntura sócio-política que cerca o indivíduo”.

Cientificamente, a ideologia é o conjunto de ideias, crenças e doutrinas, próprias de uma sociedade, de certa época ou de determinada grupo social, formada pela relação do indivíduo com o meio em que vive.

Entretanto, (0lhem o tcheco aí), o que vemos é o caráter baseado nos princípios do amor ao próximo e da ordem social ferido de morte pela exposição de uma realidade dividida em classes, cor da pele, crenças religiosas e negativismo familiar ou nacional.

Essa ideologia distorcida cria um espírito de negação moral e institucional, “fabricando” pseudo-revolucionários e até terroristas servindo como massa de manobra aos partidos totalitários que arregimentam o inconformismo das classes médias e a degradação proletária.

A História ensina que as emoções criadas pela demagogia populista fatalmente descambam, pela ilusão, para o fascismo . E é o que os latino-americanos bem informados e conscientes denunciaram ao oportunismo dos pelegos de alguns países, e agora assistem à desconstrução do “socialismo bolivariano”.

No Brasil, a ilusão se desvaneceu e só falta jogar a última pá de terra na cova rasa do lulo-petismo, para enterrar a ilusão da ideologia capenga do PT que fala em golpe, mas propõe inconstitucionalmente novas eleições; e que vota num “golpista” para presidência da Câmara.

Esse quadro há de ter um fim, derrubado pelo povo nas ruas como fez no dia 31 de julho. A consciência patriótica exige o fim das mentiras, da fraude e da corrupção.

6 respostas para ILUSÃO

  1. É por isso que muitos escondem as dificuldades fingindo ser otimistas, sendo positivo o tempo todo, mas isso não vai mudar a sua situação e que é melhor ser realista do que um mero sonhador..

  2. tonifigo1945 disse:

    Miranda, nas Universidades os são muitos os professores, que fazem que ensinam e uma grande maioria de estudantes, que “pensa”, que pensa …
    Chacoalhando a cachola deles é o de um copo de dados … Joga-se “porrinha fora” …

  3. vileite disse:

    ARTIGO CORRETÍSSIMO

  4. Belo artigo, Por isso devemos combater a doutrinação nas escolas e universidades nada que fizermos terá efeito se nossa educação não formar pessoas que valorize o mérito o trabalho e o estudo e pense em um brasil melhor e do futuro é preciso trazer de voltar as escolas e incentivar os bons professores que incentive aos aulos a pensarem por si só porem é preciso rever toda nossa base educacional é preciso regulamentar e investigar sindicato de professores, que hoje ate parede ser vitalicio é preciso ter eleições transparentes com alternativas…
    O projeto bolivariano tem sempre como meta dividir um país para gerar o caos e assim se perpetuar fomos contaminados por isso também, porem penso que houve algo de bom nessa historia toda de lava jato, vejo hoje a massa mais preocupada com a corrupção hoje muitos entende que a conta sempre chega para os mais podres e isso espero que acabe com especies de políticos como Lula o populista, Maluf rouba mais faz e ou coronéis Renan, Sarneis, e tantos outros espalhados pelo Brasil..

  5. elisabeth laval jede disse:

    Caro Miranda!Raciocínio perfeito da situação insólita criada por políticos despreparados e ignorantes. Se assim não fosse não teriam submetido nossa terra e nossa gente a um verdadeiro saqueamento!Porém nosso povo trabalhador é de índole varonil,qualidade herdada de nossos antepassados , e não se subméte à nécios ignorantes e escravisantes.Cultura não é ter passado por uma escola sem apreender de verdade.O criador do SABER é o Esforço e o Trabalho que somados a um aprendisado qualificado sedimentado pelo idealismo e amor fazem o caráter de uma nação. Somos livres pois a maioría do nosso povo tem Valores Próprios!Cultura Inteligencia e Trabalho não se submétem a
    Ilusões e enganações!Parabens Miranda. Artigo muito bom como tudo que você escréve!

  6. dea disse:

    Vivemos num País com uma crise moral e ética em todos os setores, não é de se estranhar que hajam professores que fingem que ensinam.