A TEIA

[ 13 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“A teia da nossa vida é composta de fios misturados: de bens e de males” (Shakespeare)

Na segunda metade do século passado a Internet era apenas uma conjectura que se materializou no processo político-econômico do pós-guerra quando a globalização avançava estimulando a criatividade humana.

Como seguimento, tivemos o incrível avanço tecnológico no setor aeroespacial com os satélites, e com eles a difusão planetária da comunicação social, uma verdadeira revolução neste campo.

Escrevi outro dia uma mensagem no Twitter dizendo que com as redes sociais já não se pode mais inculcar boatos e notícias falsas. A meu ver, é tão grande a velocidade na troca de idéias e a imediata apresentação dos fatos nas redes que estão decretando o fim da imprensa escrita.

E não são apenas os jornais impressos moribundos; a imprensa falada e televisiva está doentia, e vai pouco a pouco se adaptando às novas formas de transmitir o noticiário diferente do modo tradicional.

O que verificamos é a democratização da informação através do diálogo, da troca de idéias, busca de dados e complementação de pesquisas para formar a consciência. Isso valorizou a cidadania, como resumiu Diego Beas: “A rede social dotou o cidadão de uma nova e magnífica ferramenta que necessariamente subtrai poder ao Estado”.

No campo do saber, dizer, ouvir e espalhar aos quatro ventos, a WEBsigno mágico do inglês, traduzido como “teia” – mostra que nem tudo são liberdade, democracia, paz e sequer proteção dos direitos cidadãos. Nela há fios do bem e do mal.

Já neste século 21 tivemos a primeira ciberguerra da História da Humanidade com a explosão comunicacional do site Wikileaks, criado pelo jornalista australiano Julian Assange e uma equipe internacional de pesquisadores e editores.

Para não ser repetitivo narrando fatos de conhecimento geral, vou resumir: O  Wikileaks pôs em cheque os EUA com a divulgação de arquivos secretos do Pentágono sobre a Guerra do Afeganistão e a Guerra do Iraque.

Invadindo o recesso do país mais poderoso do mundo, é inegável que o Wikileaks corroeu as confidências estatais de todos os países, cujos segredos são mantidos para subtrair informações sobre manobras fiscais, processos criminais e cartões corporativos, como ocorre no nosso infeliz Brasil da Era Lulo-petista…

É incrível como nós estamos atrasados em relação ao concerto das nações. Não somente em relação ao Norte desenvolvido, mas até aos países periféricos da África. O maior exemplo está no silêncio “selecionado” que se faz em torno dos documentos do Panama Papers recém divulgados.

As revelações que chegam às redes sociais devem-se a um grupo de jornalistas investigativos que resolveu atuar na WEB, a fantástica “teia” da comunicação. A turma não brincou em serviço, nem se deixou amedrontar ou subornar pelo poder econômico.

A grande reportagem do Panama Peppers investigou elementos de juízo por quatro décadas na Mossack Fonseca, empresa ligada a bancos em paraísos fiscais, especializada em criar offshores e abrir contas secretas para lavagem de dinheiro ou para garantir o anonimato dos titulares.

Reinando no noticiário, as offshores são empresas fantasmas, sem sede nem empregados, muitas vezes tendo como endereço apenas um número de caixa postal, através da qual o capital, valores e investimentos são tributados no país que sedia o correio.

Assim o dono da empresa-fantasma dribla a polícia e o fisco do seu País, com a vantagem de que seus negócios podem ser gerenciados por uma pessoa terceirizada – as famosas ‘laranjas’ –; e continua oculto.

Na parte reservada ao Brasil a firma de Mossack Fonseca tornou-se uma mina para os advogados que recebem honorários para intermediar transações com indivíduos ou grupos econômicos, em 107 offshores de empresas e políticos. Deste total, segundo o Estadão, estão 57 envolvidos na Lava Jato expostos numa lista dos fantasminhas.

Em nome da verdade, porém, a criação e posse de uma offshore não constitui violação da lei; mas é no mínimo suspeito. Com o poder das redes sociais chegou-se a isto; mas não é só. Um site sueco traz os nomes da presidente Dilma e do ex-presidente Lula como envolvidos nas transações da Mossack Fonseca tirados do Panama Peppers.

Não serei eu que não sabia que o sueco era a língua falada e escrita na Suécia, que assumirei a responsabilidade de divulgar isto; apenas defendo que o Facebook, o Twitter e o You Tube são as ferramentas da cidadania para obter informações.

13 respostas para A TEIA

  1. Independente de quaisquer situações precisamos viver, pois graças a tecnologia, nunca foi tão fácil se conectar a tantas pessoas sabemos que é um risco mesmo assim, alguns sentem que suas amizades são superficiais.
    Mensagens de textos, redes sociais e coisas do tipo fazem parecer seer possível ser amigo de alguém sem precisar estar com ele.
    Hoje, muitos acabam trocando conversas significativas por mensagens curtas e tweets.

  2. Ajuricaba disse:

    Hoje em dia, não só é possível saber as verdades como desmentir os boatos na velocidades da luz. Isso só fica ruim para o lado do mal. Ninguém se incomoda de ver elogios sendo espalhados infinitamente.

  3. Mis uma excelente análise/matéria. Eu estava começando a entender o que era uma off-shore [ termo já ouvido por mim por várias vezes, mas sem interesse político na época nuca fui tentar entender ] agora eu já sei bem.
    Agradeço pois é o mínimo que podemos fazer quando recebemos INSTRUÇÃO e .

    Parte que gostei que em breve vai com sua foto [ montagem ] para o Twitter :
    “No campo do saber, dizer, ouvir e espalhar aos quatro ventos, a WEB – signo mágico do inglês, traduzido como “teia” – mostra que nem tudo são liberdade, democracia, paz e sequer proteção dos direitos cidadãos. Nela há fios do bem e do mal.”

  4. Lembro-me do meu pai, que diga-se de passagem nasceu em janeiro de 1893, falando dos copistas e do papiro e do pergaminho e a invenção da IMPRENSA em 1500 e, como acelerou-se a produção de informações. No final do milênio passado um Senhor Chamado Osvaldo Polidoro disse que no futuro a tecnologia fará que seja impossível esconder verdades. Eu gosto do progresso, a Internet desmente hoje Joseph Goebbels: Não adianta mais repetir as mentiras como faz o PT.

  5. Pedro disse:

    Hoje tudo mudou, muitas informações trocadas por milésimos de segundos facilita a nossa vida, mas ainda estamos engatinhando diante a estas facilidades, e nada poderá vir empedir está trajetória. Os meios de comunicação e suas redes sociais nos conecta aos acontecimentos e assim se evolui.

  6. Irene Mattos Felix disse:

    Informações , debates, soluções divididas com responsabilidade tudo isso ao alcance de quem deseja Viva a tecnologia que proporcionou tudo isso !

  7. Rodrigo Cortes disse:

    Cameron anuncia uma lei para processar a escritórios de advocacia e bancos que facilitam a evasão fiscal http://www.elmundo.es/internacional/2016/04/11/570bc313268e3ec1218b45db.html

  8. J Montwiro disse:

    Porém perdemos o bate papo, pra onde se olha se ver uma pessoa cabisbaixa olhando pro smartphone e ingnorando todos ali por perto. Um casa que sai pra jantar já não é mais o mesmo de 15 anos atras onde existia uma boa conversa sorrisos e gargalhadas. Não tenho ideia de como fica mais adiante, sei que me dar medo, onde não existirá a comunicação do cara a cara e do boa a boca, vamos adiante.

  9. A situação interna está tão enrolada, tão confusa, tão deturpada, tão imoral, que parece que nos acostumamos a desvios de poucos milhões… nossa decepção só atinge o neurônio quando a coisa passar de bilhões.

  10. Josélia Albuqiuerque disse:

    Simplesmente maravilhosa e esclarecedora sua matéria. Onde nos deparamos diariamente com informações muito rápida,que facilita por muitas vezes o nosso tempo de adquirir conhecimentos. Uns usam para o bem,Jjá
    outros,fazem questão de colocar matérias maléficas. Parabéns!!!

  11. Bento Catarin disse:

    O homem safado cria novas formas de burlar as leis e os impostos.,O gov tira dos pobres saúde ,educação segurança e outros direitos e usa e sua própria mordomia.e bem estar. é o que esta acontecendo em nosso Brasil. .

  12. Alvaro Santos disse:

    A comunicação é uma arma mortal. Estamos em guerra e em uma guerra a informação tende a ser manipulada pelos lados que fazem parte do embate. Na 2 ª grande Guerra a comunicação fez parte da maior estratégia tanto dos nazistas quanto dos aliados. Alan Turing foi um matemático britânico que através de seu trabalho para decifrar as mensagens (Enigma) do comando alemão talvez tenha sido o precursor da criação do computador e ajudou a entender a comunicação cifrada usada para atacar os aliados.
    .
    Hitler usava como a alma mais honesta do Brasil a comunicação para manter sob seu controle as almas fracas de mente impelindo-os a morrerem pelos seus ideais insanos.
    .
    Hoje, quase ninguém que viveu esse trágico episódio da história da humanidade esta vivo. E com a velocidade das informações, talvez precisemos reter por uns segundos qualquer informação na rede.
    .
    Tudo pode ser manipulado para o bem e para o mal. Existem pessoas com habilidades excepcionais em usar a teia de informações contra uma nação. Políticos já acharam esse caminho e se auto promovem ou fingem estar ao lado do povo para conquistarem suas reeleições.
    .
    Quanto a estas Offshores sabendo-se de antemão que são utilizadas por pessoas de caráter e de negócios duvidosos, como uma que esta presidente e um que esteve e é um ex presidente se deixa atuar nessa teia de enredo criminal?
    .
    Se lembram daquela história dos caças suecos? Ainda hei de haver muitas notícias cabulosas e nebulosas…

  13. deaC disse:

    O Panama Papers não está esquecido não, Miranda, é que são mais de 11 milhões de documentos, sem contar que no Brasil estamos destrinchando a maior rede de corrupção já existente no Brasil, quiçá no mundo.