TRAPAÇA

[ 13 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br )

“O trapaceiro, quando apresenta homens desonestos para fiadores, não pretende pagar suas dívidas, mas aplicar outro engano”. (Fedro)

Ao assistir as maracutaias explícitas ou por debaixo do pano criadas pelo PT-governo para salvar Lula da Silva da cadeia, procurei uma palavra que definisse isto e encontrei no dicionário: “Trapaça”.

A trapaça é reconhecida por qualquer ato que, através do qual, alguém induz conscientemente a outrem a cair num logro. Nos círculos jurídicos a definição é mais pomposa: Contrato fraudulento.

No popular ou no douto, não se pode explicar a enxurrada de mentiras, discursos demagógicos, falsidade ideológica e rasteiras políticas realizadas por Dilma, seus ministros e puxa-sacos senão como trapaça a adulteração da legalidade. Sai ministro, entra ministro e o troca-troca só tem uma finalidade, blindar “il padrino’.

Pré-adolescente eu ia com minha mãe a duas lojas no Centro do Rio: A Ducal, onde ela comprava roupas à prestação para mim e para meu pai e à Mesbla, com suas imponentes instalações na Rua do Passeio. A Mesbla, na época, era a maior loja de departamentos do Brasil.

Originou-se como filial de uma firma francesa, Mestre & Blatgé, e anunciava vender de tudo: de alfinete a avião. Mas não comerciava vestuário, e este foi o motivo de sua falência, pois não suportou a concorrência de empresas congêneres e supermercados.

Entre recordações da juventude –  ia ao cinema Metro e tomava sorvete na Mesbla –  lembro de uma história que meu pai me contou: Lá pelos anos 1920, a Mesbla era o único comércio que abria nos sábados após as 18 horas.

Num destes sábados, às 21:00 horas, adentrou na secção de automóveis um senhor bem vestido. Escolheu um Chevrolet de luxo, pagando à vista, com cheque. Mandou um acompanhante levar o carro. O  gerente chegou e lhe barrou a saída, pois foi verificar se o cheque tinha fundos, mas o banco estava fechado.

O elegante senhor alegou que precisava ir para o aeroporto pegar um avião, mas não convenceu o comercviante. A polícia chegou e deteve o suspeito. Resumindo: O cara perdeu o avião, detido pela polícia; na segunda-feira verificou-se que o cheque tinha fundos; o comprador prejudicado processou a Mesbla e ganhou na Justiça uma quantia de 20 vezes superior ao preço do carro. O sujeito era um tremendo trapaceiro.

Este exemplo de trapaça ficou conhecido. Mas Lula passou o mesmo conto do vigário apresentando Dilma ao eleitorado como uma ‘gerentona’ competentíssima. Deu no que deu, além de incompetente, é como ele, mentirosa e desonesta.

Lula quer repetir a trapaça, indo para um ministério para escapar da condenação na primeira instância da Justiça Federal, com o juiz Sérgio Moro, pelos seus crimes. Felizmente, 93% da população brasileira já não caem nessa… O povão foi espontaneamente às ruas em manifestações vibrantes; juízes, promotores e policiais federais apoiaram a Lava Jato e o impedimento de Lula como ministro.

Uma decisão do ministro Gilmar Mendes, do STF, derrubou a armação das pedras de dominó armada pelos hierarcas petistas, os ‘peões’ da base e os parasitas do PCdoB que sobrevivem dos rejeitos intestinais das propinas. A acertada medida de Gilmar Mendes alegrou os brasileiros com a explosão da esperança de que a justiça seja feita.

Trapaceiros de alto coturno, os pelegos do lulo-petismo tentaram o ministro Fux, tomaram peia; e depois a ministra Rosa Weber, a quem Lula insinuou ter ‘negócios’ a resolver com Dilma… Que nada, Rosa preferiu a honestidade intelectual a servir ao chefe mafioso.

As trapaças que a quadrilha de Lula que assaltou o Brasil são imperdoáveis. Uma delas é da gerentona incompetente, Dilma dizer que foi grampeada pela PF. Uma fraude digna de quem falsifica vacina ou vende plasma sanguíneo infectado com HIV…

É evidente que os fiadores da organização criminosa que ocupa o poder no Brasil, tipo Chico Buarque, não podem pagar com seu fanatismo cego a dívida da Petrobras, com prejuízo de mais de R$ 34 bilhões graças à roubalheira lulo-petista!

13 respostas para TRAPAÇA

  1. Ao comentares sobre o senhor que comprou um carro à vista com um cheque , que foi tido como sem fundos, lembrei de uma compra que fiz na Mesbla, uma sala de jantar, , à vista ,sem cheque, Enquanto o meu marido foi ao caixa pagar, a vendedora , intrigada, começou a me fazer perguntas pessoais É claro que ela pensou na possibilidade de sermos vigaristas O que acontece é que vigarista é tido como honesto e o honesto como vigarista A inversão de valores é o que vemos no Brasil de hoje e isso é muito triste Sobre a conduta do STF, eu repetiria um ditado muito conhecido aqui no RS:”Podemos perdoar a quem nos faz o mal, mas não a quem o revela “STF recuperou o “saco”, ao que parece Abraços

  2. elisabeth laval jede disse:

    Parabens Miranda!Este artigo está sensacional!Essas pessoas que vivem de enganar incautos ,vigaristas , nao existiriam se os honestos nao fossem tão crédulos.Sentem vergonha ou pena de acusar vigaristas que passam a se profissionalizar no mister. Tem temlo de sobra para isso pois não trabalham e se especializam em transgressões.Nosso espírito cristão cheio de caridade muitas vezes nos levam a ter um comportamento compassivo e tolerante de nao desconfiar. E caímos como patinhos em suas lábias.A cristandade automática nos leva a perdoar . Essas pessoas não entendendo esse sentimento reincidem continuamente em seus crimes. Sao psicopatas.Psicopatia nao é doença e portanto nao tem cura! Com psicopata ou bandido nao se negocia. A falta de caráter é incurável.Seguir o princílio bíblico”Ganharás o teu pão com o suor de teu rosto!” Quem nao trabalha não meréce nosso convívio. Muito bom artigo Miranda!como tudo o que você escréve!

  3. Emilia disse:

    Miranda, como sempre Vc trades sentimentos e pensament os nossas. Bravo!

  4. Bento Catarin disse:

    Só sei de uma coisa.Dilma e o PT estão de saída,Estes Srs e Sra do STF tem muito tempo para ficar e julgar corretamente este e outros casos.Acredito que deveriam de julgar a si próprios primeiro para depois julgar a outrem.

    Quando digo de saída ,digo agora ou no fim do mandato que se ficarem se arrependeram para o resto de suas vidas,,pois nada farão pois o congresso não permitira.

    ]Abraço.fez-me lembrar de mina adolescência. Rener , Pernambucanas, Buri,,,,

  5. Alexsandro Fernandes disse:

    Mais um excelente e esclarecedor artigo. Parabéns!

  6. Isabel Viso disse:

    Adorei seu artigo! Mostra a triste realidade do nosso mundo. Essa Quadrilha conseguiu estremecer o país, além de levá-lo a falência. Mas também tem a parte boa que mexeu com minhas lembranças. Parabéns!

  7. Neide Saconi disse:

    Ótima definição para a quadrilha Lula PT.Trapaça é o que Dilma e Lula fazem no governo.A sociedade parece q.cresceu,entendeu que a corrupção mata.

  8. Não me lembro ter visto e vivenciado um governo tão corrupto e cheios de trapaças nos últimos anos.
    Até quando? Vamos ter que conviver com tanta mentira e maracutai.

  9. Sergio Cláudio Britto disse:

    Como sempre excelente!
    Texto que deveria ser lido por todos.

  10. Rodrigo Cortes disse:

    É impressionante o que fazem e o que são capazes de fazer, e tudo de uma maneira tosca, bisonha, cômica, mambembe.
    Foram forjados, endeusados e alimentados pela mídia com banquetes, mimos e adjetivos fantásticos. Tudo de mais granfino, caro e tratamento no superlativo, nos dando a certeza e a certeza de que o país estava no rumo certo nas mãos deles. E o que nos dão e tem para dar é uma mistura intragável terceiromundista da apologia vagabunda castrochavista da miséria e afrontas a inteligência.

  11. alvaro Santos disse:

    Lula em sua biografia há de ser escrito uma das únicas verdades que tenha dito sem TRAPAÇA:
    .
    “O problema da MENTIRA é que para SUSTENTA-LA temos que contar OUTRAS mentiras”
    .
    Eis-lo ai a prova inconteste que Dilma era uma mentira e que para sustenta-la gastou-se os tubos enfiando tudo no buraco da nossa impagável divida interna ( uma vez que Lula alardeia ao mundo que deu fim a nossa divida externa,outra mentira) todo o custo desse projeto mal ajambrado de poder alucinado.
    .
    Para enumerar as TRAPAÇAS no mundo da política perderíamos séculos, pois temos peritos na arte política onde a ENGANAÇÃO, TRAPAÇA E TRAIÇÃO são irmãs SIAMESAS de difícil separação…
    .
    Lula fez e faz escola com seu habitual discurso de vítima de um sistema perverso a um pobre diabo que subiu na vida.Os TOLOS o veneram por esta falácia.
    .
    Nunca antes um presidente teve tantas coisas alinhadas para nos fazer alçar ao crescimento contínuo e este traste com sua megalomania canhestra nos afundou em um mar de lama e merda onde demoraremos mais 30 anos para nos safar.
    .
    Lula é um trapaceiro nato. No meio sindical suas trapaças ultrapassam a estratosfera moral de qualquer cortiço. Hoje esta a mostra a sociedade o traste que o é e que onde milhões de brasileiros ainda amarram seus burrinhos na esperança falsa de que ele venha a nos salvar.
    .
    Lula sempre buscou o seu primeiro.Depois o que sobrou jogo para os burros.
    Pura TRAPAÇ…

  12. Walter Luiz disse:

    Militantes, ou sanguessugas, isso vcs tinham que ler!

  13. vileite disse:

    COMO SEMPRE SEUS ARTIGOS TÊM UM TOQUE MAGISTRAL E VERDADEIRO !
    TAMBÉM SOU DO TEMPO DA DUCAL, DA MESBLA , DA SLOPER ,ETC..