CAMELÔ

[ 8 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Quem quer dinheiro?” (Silvio Santos)

Se existe o impossível para o homem, encontrei um tema que chega bem perto, por que em minha opinião é impossível falar-se de “camelô” sem homenagear, ou pelo menos falar, ou até criticar um dos mais notáveis comunicadores do Brasil, Sílvio Santos.

O que é o camelô? Os estudiosos da origem, mutação e evolução das palavras discutem como esta expressão chegou ao Brasil; uns dizem que veio do árabe, ‘khamlat’, nome de tecidos artezanais vendidos nos bazares, e outros de que tem procedência francesa, ‘camelot’, vendedor de quinquilharias…

Antes do termo ser usado aqui, chegados já no período colonial, o interior do Brasil conheceu os mascates, comerciantes ambulantes que vendiam artigos de armarinho, bijuterias, perfumes e toda espécie de bugigangas. Mais tarde negociaram com jóias e emprestaram dinheiro.

Nos centros urbanos surgiram os ambulantes que armavam picadeiros nas praças vendendo ilusões, com truques e arte circense, ao lado dos artigos oferecidos. São conhecidas até hoje as performances do periquitinho verde, que sorteava previsões do futuro e do “Homem da Cobra”, que punha banca com uma cobra no pescoço para chamar atenção.

Este último se popularizou tanto que até hoje persiste o ditado “Fala Mais que o Homem da Cobra”…  Assim o nosso epigrafado, Silvio Santos, matraqueando desde os 14 anos, já era um camelô; vendendo canetas e capas de plástico. Pela esplêndida voz e dedicação ao trabalho tornou-se apresentador de televisão e dono de um dos maiores conglomerados de mídia do País.

O programa semanal de Silvio Santos é diversão obrigatória de milhões de famílias brasileiras. Sua alegria é contagiante e por dizer o que pensa, com ironia e deboche, continua a ser um camelô do lazer dominical.

Nem todos os camelôs são como Sílvio. Há camelô do bem e camelô do mal. Encontramos no nosso dia-a-dia exemplo de trabalhadores cameloteando para o sustento de suas famílias; outros, do mal, se juntam a contrabandistas, vendem produtos falsificados ou pirateados e até produtos roubados.

O exemplo mais que perfeito do camelô do mal é o pelego Lula da Silva, que se elegeu presidente graças a dois artifícios, uma organização criminosa registrada como partido político (PT) e um estelionato eleitoral.

Como camelô político, Lula contrabandeia ideologia, pirateia medidas provisórias, falsifica acordos políticos, engana os desinformados e negocia promessas. Vendeu à prestação a idéia de uma “gerentona” que ia consolidar o “modo petista de governar”, o que é na realidade um governo alegórico, incompetente e corrupto.

Na sua camelotagem recente, falando mais do que o “homem da cobra”, o Pelegão tenta burlar os brasileiros com as mentiras que se tornaram uma marca registrada do lulo-petismo.

Fazendo-se de vítima, achou uma violência o mandado de condução coercitiva que foi necessário, pois bradou aos quatro ventos que não iria depor de jeito algum. E não parou aí, enrouqueceu sem explicar nem justificar as denúncias que lhes são feitas.

Foi hilário falar da inveja “das elites” que não perdoam um ‘operário’ possuir um sítio nem um triplex, o que na verdade o que não se perdoa é que esses bens sejam frutos de propinas; e com grosseira ironia referiu-se aos pedalinhos dos seus netos no sítio que não é seu, denunciados embora de ínfimos preços: omitiu malandramente que foram comprados com cartão corporativo da presidência da República…

Diante dos banqueiros, empreiteiras, doleiros e lobistas Lula, camelô do mal, ouve deles o bordão de Sílvio Santos, camelô do bem: “Quem quer dinheiro?”. Aceitando imediatamente a proposta…

 

8 respostas para CAMELÔ

  1. Esplêndida sua comparação, no entanto, o Brasil realmente não é mais um país para se viver, Lula (que até ganhou um filme), ainda que seja o camelô do mal, morrerá bilionário, Silvio Santos, o homem que nao nasceu dono de televisão, tornou-se dono de televisão e, sendo o camelô do bem, morrerá falido (e sem filme); nao sei mais se ser honesto compensa por aqui, mas por isso e tantas outras coisas, eu continuarei fã de Silvio Santos.

  2. Alvaro Santos disse:

    Silvio Santos tem uma imponente e invejável força que falta a nós brasileiros de norte a sul deste país que um dia outrora fora abençoado por Deus e que já fora bonito por natureza, que é o esforço e o trabalho contínuo.
    .
    Não muito raro os invejosos ou mais precisamente os preguiçosos de plantão levantam bandeiras infames para o então até aqui incólume CAMELÔ .
    .
    Se cada brasileiro se espelhasse em sua trajetória hoje seríamos uma nação realmente verdadeira.Lula nos vendeu a ilusão de crescimento balizando e gastando o que pode enfiando tudo no poço sem fundo que é a nossa dívida interna.
    .
    Lula para nossa infelicidade foi ungido com as bençãos demônicas da oratória e assim até hoje nos vemos em suas estripulias verbais sempre iludindo os fracos e oprimidos mentais.
    .
    É inconteste que Lula ainda detém uma magia canhestra em seu nome.Nunca antes um nome foi mais divulgado que o do diabo em si. Invoca-se Lula a tudo o que não presta de cabo a rabo do país.
    .
    Anjos e demônios sofrem exorcização. A depuração desse fenômeno do diabo chamado Lula décadas hão de se passarem, até que seu nome bem como seus mal feitos feitos tenham sido equalizados e sanados.Se é que será possível…
    .

  3. Dois ciclones que não se encontram, tal qual os trilhos de um trem.

  4. Camelô do mal. Um simples picareta.

  5. Alvesalces disse:

    OS DESTAQUES DO ARTIGO “CAMELÔ”:
    1º: O exemplo mais que perfeito do camelô do mal é o pelego Lula da Silva, que se elegeu presidente graças a dois artifícios, uma organização criminosa registrada como partido político (PT) e um estelionato eleitoral.
    2º: Foi hilário falar da inveja “das elites” que não perdoam um ‘operário’ possuir um sítio nem um triplex, o que na verdade o que não se perdoa é que esses bens sejam frutos de propinas; e com grosseira ironia referiu-se aos pedalinhos dos seus netos no sítio que não é seu, denunciados embora de ínfimos preços: omitiu malandramente que foram comprados com cartão corporativo da presidência da República…

  6. Mara Lucia Santos Costa disse:

    Não precisa de comentários. O texto vindo de quem é UM VERDADEIRO MESTRE SEM DÚVIDAS É PERFEITO!!!

  7. Com todo respeito em nosso país cada se vira como pode economia “Informal” principalmente com um governo Corrupto,Hipócrita e Desonesto que estamos e vamos conviver e até quando vamos aguentar toda essa Ptralhada juntando falta de atitude alguns está cada vez mais do que claro que vão aparecer mais Camelôs.