O ESPELHO

[ 16 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Eu preferia ser louco com a verdade a ser sadio com as mentiras” (Bertrand Russel)

Para quem tem lido os meus artigos e crônicas, conhecendo o meu estilo, é evidente que não espera que eu venha discorrer sobre a Física e sua complexa vertente, a Ótica, escrevendo “O Espelho”

O espelho – palavra originária do latim, speculum – é uma superfície reflexiva com uma direção definida. Há vários tipos de espelhos, plano, esférico, côncavo e convexo – estes últimos fazendo-nos rir nos parques de diversão.

O lago em que Narciso se mirava era um espelho; mas os espelhos artificiais, segundo historiadores, surgiram a 6.000 a.C.. Eram pedaços de obsidiana ou placas de bronze polidos com areia. No Egito e na Mesopotâmia foram feitos de cobre e na China com cristais.

Os primeiros espelhos de vidro apareceram no antigo Líbano com uma camada de ouro no lado posterior; de lá foram para Roma e bem mais tarde, no Renascimento, artesãos alemães criaram um processo substituindo o ouro por uma fina amálgama de mercúrio. Depois veio o uso da prata e do estanho tal como conhecemos.

A imagem humana refletida no espelho é tema de várias manifestações culturais; no cinema temos um filme recente de 2013 “O Espelho” (lançado no Brasil em 2014) dirigido por Mike Flanagan, um drama psicológico, que indico aos cinéfilos.

O nosso genial Machado de Assis tem um conto com o título “O Espelho” no seu livro “Papéis Avulsos” – oferecendo uma interessante abordagem psicossocial. Sua teoria gira sobre a personalidade produzida pelas forças sociais que, por sua vez, existem graças à personalidade…

Machado nos inspira a espelhar a realidade e o nosso epigrafado, Russel (pensador da minha admiração pessoal) nos faz olhar o espelho para distinguir a verdade e a mentira.

Assim chegamos à política brasileira onde transborda a lama da mentira, que vem de cima para baixo, em conseqüência do rompimento das barragens da honestidade e da ética.

A impostura dos governantes que não engana mais ninguém é defendida apenas por 7% dos brasileiros comprometidos com a grande fraude lulo-petista; são os aparelhados sem concurso na administração pública, ou conformados com os restos do banquete da corrupção.

Na visão da esmagadora maioria dos brasileiros o PT-governo espelha o oposto do reflexo luminoso da verdade. Temos na presidência da República uma impostora criada pelo marketing fraudulento e astucioso, eleita por propinas e promessas eleitorais mentirosas.

O lado posterior da imagem real do espelho nacional, a camada de prata, foi surrupiada pelos pelegos no poder, na prática desonesta que vai da destruição da Petrobras, a venda criminosa de medidas provisórias até o furto da coisa pública, como fez Lula da Silva levando bens do Palácio da Alvorada para uso pessoal.

No filme “O Espelho” a protagonista (Kaylie) acredita na existência de um espelho assombrado e convence seu irmão (Tim) a quebrá-lo, acabando com a maldição que ele contém.

Proponho que quebremos o espelho do poder lulo-petista no Brasil, para dar um fim nas mentiras, na roubalheira e na hipocrisia reinante. Dizem que quebrar um espelho dá sete anos de azar; mas, da minha parte, me disponho a correr o risco…

 

16 respostas para O ESPELHO

  1. matosfelix@yahoo.com.br disse:

    My sweet lord ,
    Depois de uma pausa de 36 horas para cuidar da saúde da minha irmã, li o teu artigo, Concordo em gênero(masc/fem)número( sing/pl) e grau (normal, aumentativo, diminutivo)
    Ontem me perguntaram se eu acreditava que a saída da Dilma mudaria a situação do Brasil Como gosto de ser gentil, eu tentei explicar que o país precisa de credibilidade para crescer, gerar empregos e que que nenhuma pessoa de sã consciência pegaria as suas economias para investir num páis que rouba e nem dá satisfação do que faz
    Expliquei que bato panela, que vou para a rua e que faço isso para ter o direito de reclamar dos descalabros que ocorrem no ´país Teu artigo fazendo jus às tuas palavras de sempre , continua assim Vamos vencer !

  2. elisabeth laval jede disse:

    Miranda Guerreiro do Brasil ! Cultura e Inteligencia sem par! Teu artigo é mais uma jóia literária e nos prordus felicidade! Felicidade de poder admirar e usufruir de tanto valor humano! Parabens! Muito bomcomo tudo que você escréve!Grande abraço!

  3. Rodrigo Cortes disse:

    Pelo trote dos cavalos, a drástica “interrupção” de desvios proporcional a distribuição da maravilhosa mortadela, me faz ver que o número dos comprometidos com a farsa petista é bem menor que os 7% oficiais.

    PS Estão agora, com elevado custo para o bolso do contribuinte fazendo a distribuição gratuita do kit para TV Digital (Rio Verde-GO), mas só para quem tem o cartão Bolsa-Família.

  4. “Eu não dei por esta mudança,
    tão simples, tão certa, tão fácil:
    – Em que espelho ficou perdida
    a minha face?” Cecília Meireles

    Ah, o espelho. Olhamos para o mesmo e em questão de segundos esquecemos o que vimos. Apenas nos conscientizamos se o reflexo satisfaz ou não.

    Assim aconteceu também em tempos idos, quando a imagem ainda era bem fosca.

    Uma criança olha o espelho e tenta com movimentos conferir de que se trata dela mesma e assim se conhece. Igualmente, em frente a uma WebCam começa a fazer gesto para confirmar se é de fato a pessoinha maravilhosa. E quando descobre a sombra de seu corpinho… Ah que maravilha.

    Hoje já não se precisa de espelhos para conferir a irregularidade de sinuosas práticas, leis, Medidas Provisórias Permanentes (como nos cabelos), Decretos sempre amparados por leis, porque assim diz a lei e a força de LIMINARES a pedido, muitas vezes de nomes que não se ouvia nele falar, logo se tornando mais um a figurar o elenco de longa metragem, não fracionado por episódios.

  5. Este é um espelho que não reflete mais o povo. O encanto já está quebrado há muito tempo.

  6. S. Lincoln disse:

    Estilingues em punho!! Já!!

  7. Neide Saconi disse:

    Surpreendente abordagem,espelho que reflete a verdade,foi invertido pelo PT: Só mentiras.Também quebraria 7×7espelhos para livrar o Brasil do PT,sem me importar com as consequências.Gostei.

  8. welton reis disse:

    Quando o moluscus nine saiu pela primeira vez candidato a presidente falei a alguns amigos que poderia tolerar tudo menos um apedeuta como lider maior para o país, justamente porque não poderíamos ter um sujeito com essa pequenez para servir de espelho aos jovens. Estava tão certo que o espelho tinha pouca prata e ainda por cima era roibado! Parabéns mestre pela inspiração!

  9. Alvaro Santos disse:

    A alma mais honesta do Brasil, usa espelhos em seus ensaios de como fomentar a mente de sua horda de seguidores, para que em transe perpétuo o sigam, mesmo que para isso levem o Brasil junto.
    .
    Em suas mímicas suas palavras soam promissoras e de uma verdade incontestável. Cérebros até aqui então tidos como de gente letrada e bem colocada no nível social, cederam aos seus encantos realizados como cantos de seria do mal.
    .
    Temos um problema que foge do entendimento de milhões de pessoas. Sair com a Dilma que esta presidente, pode até ser um começo tímido de algo,mas Dilma foi jogada por Lula como um osso lançado para cachorros correrem atrás.
    .
    Dilma sempre se prestou ao papel proposto.Sempre até as eleições de 2014 esteve no jogo insano de Lula, que projetou um poder para 30 anos(quer um enterro cheio de honras?),Mas Dilma assim como o chefe também aprendeu uns truques e assim deu um passa moleque em Lula.
    .
    O problema é que a gangue de plantão, depois daquelas mega manifestações de 2013, jamais acreditaram que Dilma,pasmem,seria reeleita. Então saquearam tudo de tudo de forma a preparar o caminho para incendiar o país e Lula voltar como o salvador com a alma e a cara mais limpa do mundo.
    .
    Imaginem o reverso do espelho se o ator principal não fosse Dilma. O que fariam esses exércitos de sem terras,sem tetos e sem vergonhas? Hoje os vemos nas pseudos pesquisas em um número aproximado de 7%, mas não devemos acreditar.
    .
    A ideologia canhestra é um vírus que se instalou nestas mentes fracas que sabem quando bater e correr e estão escondidas em todas as instância e principalmente nestes 35 partidos criados para nos confundir e servir de guarida e troca troca destes políticos em busca de espaço para se perpetuarem no poder.
    .
    Neste jogo de espelhos seus eleitores são a caricatura fiel do desrespeito as coisas público ou privadas e das mentiras .
    .
    Sete anos de azar, mas se o eleitor começar a entender melhor o jogo político, que POLÍTICA é arte da enganação, que não existem santos e que não os devemos procurar, pode ser que depois da tempestade venha a bonança…

  10. marcondes schifter poeta disse:

    Bom dia prezado amigo Miranda Sá, parabéns pelo artigo.

  11. Miranda, não vejo mais saída. Tudo aparelhado, dominado e povo dopado. Triste.

  12. Regibrasile disse:

    É de se perguntar, como na peça dos anos 1960/1970 A SAÍDA, ONDE FICA A SAÍDA? Obrigado pelos textos maravilhosos que nem comentários posso fazer. Só passar adiante junto com as contribuições do teu eleitorado.

  13. Leo Santos disse:

    O que lemos, é mais uma obra da arte que produz Miranda Sá. Inigualável,mesmo que seja imitáve!
    “A impostura dos governantes que não engana mais ninguém é defendida apenas por 7% dos brasileiros comprometidos com a grande fraude lulo-petista; são os aparelhados sem concurso na administração pública, ou conformados com os restos do banquete da corrupção.

    No filme “O Espelho” a protagonista (Kaylie) acredita na existência de um espelho assombrado e convence seu irmão (Tim) a quebrá-lo, acabando com a maldição que ele contém.”
    Adiro á proposta já que, há anos estou lançado no mesmo desafio e tenha visto,percebido, a chegada do espelho para ofuscar os milhões de brasileiros incultos e preguiçosos manipulados por esses citados 7% hoje existentes.
    Parabéns Miranda Sá e todos quanto lerem e entenderem; já que , segundo pesquisas de um instituto sério, apenas 6 % dos professores brasileiros conseguem ler e entender o que leram.
    Deus salve e Nação !

  14. Leo Santos disse:

    Aqui, mais um presente de Miranda Sá; imitável, mas inigualável.
    Reflete “O Espelho” a realidade pela qual atravessa o momento nacional,espelho esse que, há anos eu combato e percebi sua chegada,denunciando-o de pronto.Jamais enganou-me! Nenhum deles conseguiu dobrar minha cerviz transformando-me em zumbi subserviente.
    Nos dois parágrafos abaixo, Miranda Sá nos oferece o resumo dessa “ópera do malandrismo”.
    Mais uma vez,Parabéns Miranda Sá!

    “A impostura dos governantes que não engana mais ninguém é defendida apenas por 7% dos brasileiros comprometidos com a grande fraude lulo-petista; são os aparelhados sem concurso na administração pública, ou conformados com os restos do banquete da corrupção.
    No filme “O Espelho” a protagonista (Kaylie) acredita na existência de um espelho assombrado e convence seu irmão (Tim) a quebrá-lo, acabando com a maldição que ele contém.”

  15. deaC disse:

    Espelho, espelho meu, me diga há alguém mais mentirosa que a Dilma? tenho certeza que o espelho não mentirá, já a presidente continua mentindo ao povo brasileiro.

  16. Alvesalces disse:

    “Machado (de Assis), com o seu conto um conto “O Espelho” encontrado no seu livro “Papéis Avulsos”… Nos inspira a espelhar a realidade e o nosso epigrafado, Bertrand Russel nos faz olhar o espelho para distinguir a verdade e a mentira.
    Assim chegamos à política brasileira onde transborda a LAMA DA MENTIRA, que vem de cima para baixo, em conseqüência do rompimento das barragens da honestidade e da ética.
    A impostura dos governantes que não engana mais ninguém é defendida apenas por 7% dos brasileiros comprometidos com a grande fraude lulo-petista; são os aparelhados sem concurso na administração pública, ou conformados com os restos do banquete da corrupção.” Miranda Sá