Marianne

[ 21 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“Na alegria ou na dor/ Mariana para sempre meu amor”  (Seu Jorge compôs e canta)

Abatido e revoltado com a brutal agressão do Estado Islâmico contra a República Francesa, reverencio seu respeitável símbolo, Marianne, figuração de mulher com o barrete frígio que personifica o liberalismo e valoriza a conquista da Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

Marianne, a mãe pátria dos franceses sofre com o ataque terrorista que ceifou 129 vidas e deixou feridas 350 pessoas, das quais 99 em estado grave. O banditismo horrorizou o mundo, promovendo atos de solidariedade e repúdio em centenas de países.

Tristemente, no Brasil, cuja política exterior se alinha ideologicamente com ditaduras africanas e latino-americanas e o uso sistemático do terror por guerrilheiros e pelo fanatismo islâmico, o PT-governo fez unicamente acenos hipócritas de apoio à França.

Isto reflete o que vimos, não faz  muito tempo, a amostra de  presidente, Dilma Rousseff, discursar na Onu propondo o diálogo com o Estado Islâmico repudiado pela maioria das nações livres.

O apego ao poder pelo poder do lulo-petismo também ficou demonstrado com a nossa Mariana, a cidade mineira devastada pelo mar de lama provocado pelo rompimento das barragens Fundão e Santarém, da mineradora Samarco.

Marianne e Mariana são gêmeas univitelinas na tragédia. Seu sofrimento é o sofrimento de todos humanistas. Mortos, feridos e desaparecidos reclamam a indignação dos corações e mentes constrangidos pela irresponsabilidade dos mandatários; uns, por tolerar a existência de um bando de criminosos; outros, pela incompetência de gerir a coisa pública.

Sabemos que pela cobiça do petróleo no Oriente Médio, a aliança dos Estados Unidos com países europeus, manteve e fortaleceu o Califado, mais preocupada em derrubar o governo sírio, deixando o preço a pagar para as populações civis indefesas.

Aqui, a ocorrência funesta em Mariana é fruto da irresponsabilidade dos governantes que se conformam em manter 14 fiscais para verificar a segurança de 750 barragens nas Minas Gerais; e, além desse visível desleixo, não tem um plano de alerta e proteção para as comunidades vizinhas ao represamento dos rejeitos de minério de ferro.

Na França, Marianne enlutada chora seus mortos; no Brasil, Mariana vive um sofrimento proporcionalmente idêntico, com oito mortos e mais de 500 pessoas desabrigadas e outras tantas por resgatar.

Temos uma dívida intransferível para as gêmeas na dor, Marianne e Mariana. A francesa, no seu país, padece sob o fanatismo desesperado do terrorismo islâmico; no Brasil, a nossa Mariana é vítima do terrorismo da incompetência, irresponsabilidade e roubalheira do lulo-petismo.

Para as duas Marianas, com sotaque ou sem sotaque, dedico a alegoria do Seu Jorge, “na alegria ou na dor, para sempre o meu amor…

21 respostas para Marianne

  1. Aqui mais uma bela página do jornalismo culto do mestre Miranda Sá, que consegue, amar mesmo na dor. Tenho estilo diferente e muitíssimo mais rude, o que não me torna insensível ao belo, à qualidade única.
    O link estará disponibilizado complementando meu post de há pouco na gazetadobrasil.com.br
    Os brasileiros honestos te agradecem Miranda Sá.

  2. Será que nós sabemos o propósito de Deus para terra, pois na França puro terrorismo onde o ser humano quer transformar dor em ” Vitória ” que é simplesmente um absurdo sem contar que alguns perdem também a vida.
    É lamentável.
    Mariana/MG, sem fazer julgamento para mim falha estrutural e muito estrutural que acreditotemos muito mais em nosso país onde o ” Homem tem dominado o homem para o seu prejúizo ” mesmo querendo comporta – nos honestamente em todas as coisas.

  3. Mônica Torres disse:

    Não são menos os mortos de Mariana. A diferença é que eles morrerão devagar, ao longo dos anos, pela mudança do curso da vidas à volta.

  4. marilene marques disse:

    Alegro-me e esperava que não fosse um mineiro somente a fazer tal manifestação à nossa dor. Os corpos estão desaparecidos, o leito de um rio que corta a maior parte do Estado de Minas e ES, está morto. Vem chegando a piracema. As fotos que temos a 5 km daqui de onde estou dá vontade de chorar. Mariana, desta vez é caminho, é Estrada Real. Sem a mineradora a cidade teria menos incentivo. Com a mineradora e tanto sangue derramado e morte a breve, médio e longo prazo, também não funciona. Mais uma vez: DESEMPREGO! Acabou-se a fabrica de geleia bituquinha tão apreciado dentro e fora do Brasil. Mariana quer seus corpos. DilVale pediu 250mi. Este dinheiro, se chegar irá para os cofres federais. O prefeito de Mariana pediu 500mi para recomeçar e está certo. O recurso tem que chegar diretamente ao local do estrago humano primeiramente. Há de se lembrar de que tal empresa custeou campanhas eleitorais de sete (anões?) dep.estaduais que compõe a CPI, todos aliados ao governo. Um rio morreu a água não serve nem para irrigação. Após sete dias sobrevoar o trágico é fácil demais. Não bebeu ela da água. Tão pouco experimentou um golinho do carregamento de água com querosene que chegou à cidade de Governador Valadares. Não precisamos de muitas explicações para saber o destino da aplicação do dinheiro da multa. Vejamos na Zona da Mata, apenada por um desabamento desde 2003. Poxa, é demais para quem está perto, para quem passa sempre por lá, para quem conhece as empresas, o governo atual, o rio hoje morto e as cidades que banha. Cem anos para purificar as águas no oceano. Odor, odor, odor, muito odor para uma região esburacada por mineradoras que não cessarão… Hoje temos a praga de um governo não deposto, usurpado, um País doente em todos os sentidos, falência, a música ” … o sertão vai virar mar, o mar vai virar sertão…”. Um ex funcionário da casa civil investigado por terrorismo, palavra da governante ‘dialogar com terroristas… Fronteiras abertas… Louca sensação de bem estar!

  5. Maria Vitoria disse:

    Dois textos especiais: um de Miranda Sá, outro de Marilene Marques!

  6. Ajuricaba disse:

    Belíssimo artigo mestre.

  7. Chico Dias disse:

    Os ideais de liberdade da queda da Bastilha sofreu golpe fatal.Levando os franceses prisioneiros em suas próprias casas. Os ideais de liberdade são inerentes a raça humana e há aqueles que defendem o contrário, em nome do poder, para atender com exclusividade interesses ideológicos ultrapassados e pessoais. O poder do capital ficou evidente na tragédia de Mariana onde interesses políticos e lucro fácil tiveram prioridades. Como uma comunidade exposta a altos riscos não passou por uma análise crítica de riscos tanto pelos empresários como pelos órgãos públicos competentes? Doze anos de PT na esfera federal e doze anos de PSDB no governo de Minas e tudo se resume no sofrimento daqueles que perderam os entes queridos, o direito de qualidade de vida pela imensidão dos impactos ambientais, e perda de memória de uma cultura devastada pelo mar de lama. Como um país consegui desenvolvimento social e econômico se não valoriza a vida, a cultura, proteção ambiental e qualidade de vida?

  8. elisabeth laval jede disse:

    Parabens Miranda!fico feliz quando deparo com seu novo e sempre atual e esclarecedor artigo.Este é mais um brilhante que recebemos com a garantia de qualidade e valor!Muito bom como tudo que voce escréve.! Expressa toda a realidade que vivemos a nivel de nossa pátria e a nível mundial! Ignorância fanatismo e falta de respeito de responsabilidade de prevenção e de amor ào próximo!

  9. Adriana Solé disse:

    ….Nos permita acrescentar…o nosso amor! Perfeito artigo!Real! E traduz de forma elegante boa parte dos sentimentos que despertaram estas duas tragédias.Tks por compartilhar!

  10. Maria Aparecida L Melo disse:

    Brilhante artigo Miranda Sá. Parabéns por suas abordagens sempre propícias , atuais e necessária para as reflexões que tornam-se necessárias neste momento pelo qual o Brasil passa e o mundo também.

  11. S. Lincoln disse:

    São catástrofes anunciadas… (que poderiam ter sido evitadas!)

  12. tonifigo1945 disse:

    Bom dia, Miranda

    Que Marianne e Mariana sejam inspiradoras à nossa “jovem Democracia”.
    Liberdade, Igualdade e Fraternidade.

  13. Dagotiam disse:

    Essas duas,Mariana e Marianne,podem ter suas tragédias explicadas…jamais justificadas!!!

  14. marilene marques disse:

    Como mineira alegrei-me por não ter sido um mineiro a reportar o trágico com tanta beleza. Agradeço-te Miranda Sá, um dos meus melhores modelos a ser seguido.

  15. marilene marques disse:

    De diversas formas. Veja o que fez a Rede Globo diante das queixas de moradores: https://www.youtube.com/watch?v=vAwniVXT35A

  16. Marcia disse:

    As Marianne e Mariana sofreram com o descaso dos seus governos. Não cuidaram a tempo do pior acontecer.

  17. Di Bianchi disse:

    Parabéns!Miranda.

  18. Antônio Dantas disse:

    Bom dia, Bem simples e objetivo” FANTASTICO” o seu comentario. Parabens….

  19. marilene marques disse:

    Obrigada Maria Vitória. Fui escrevendo o que estava engasgado aqui dentro.

  20. Henrique Neto disse:

    Bonito demais, Miranda.

  21. deaC disse:

    Excelente, Miranda, o mundo carece de liberdade, igualdade e mais ainda de fraternidade.