STRIP-TEASE

[ 15 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“A casa caiu/ Porque eu vacilei/ Como pude errar tanto assim, dancei” (Claudemir / Diney / M.indio)

Um dos mais encantadores contos de fada do genial dinamarquês Hans Christian Andersen, “A roupa nova do imperador” enfoca a vaidade palaciana no exercício do poder e a soberba intelectual do mandatário. Li quando era menino (o título era “O Rei está nu”) e, mais tarde, sem tirar o valor de Andersen, descobri que ele se inspirou no Livro dos Exemplos, coletânea espanhola de contos morais.

O “Livro dos Exemplos” foi publicado em 1348 e “A roupa nova do imperador” em 1837; ambos trazem a curiosa história do conluio de alfaiates e tecelões vigaristas para persuadir o rei a comprar-lhes uma roupa invisível.

Levado pela frivolidade o rei se iludiu com a idéia. Com mungangas e trejeitos os trapaceiros executaram a farsa de vesti-lo e ele saiu despido pelas ruas. Antes, os áulicos e cortesãos distribuíram mortadela e tubaína para a massa aceitá-lo e aplaudi-lo, e houve uma festa na exibição da roupa nova do rei, até que uma criança inocente e honesta como toda criança, gritou: “O rei está nu!” e a casa caiu…

Também festivamente assistimos na pantomima política brasileira o strip-tease de Lula da Silva, sobre a qual me atrevo a parodiar Carlos Drummond de Andrade: “Há uma distinção óbvia entre o nu da moda e o nu da corrupção”…

Despindo-se do fingimento após enganar por algum tempo vestido de salvador da Pátria, louvado pela propaganda massiva e os livros de doutrinação do PT-governo, Lula não mais cobre a nudez impudica da corrupção.

Strip-tease em inglês quer dizer literalmente “provocação ao se despir”. Indica uma dança sensual de origem discutida pelos historiadores. Uns dizem que tem mais de 200 anos, exibido no teatro burlesco europeu; outros dão até o nome da inventora, a comediante Mae Dix, que se exibindo no bar National Winter Garden de Nova Irque, tirou a gola da blusa que a incomodava e, recebendo estrondosos aplausos, desfei-se dos punhos e atreveu-se a desabotoar o vestido.

O strip-tease foi considerado imoral e proibido nos Estados Unidos em certo período de conservadorismo, coisa inconcebível numa democracia liberal… O strip-tease ‘à brasileira’ foi ao  palco das investigações do Fisco, da Polícia Federal e do Ministério Público.

As peças da armação para enriquecer os comparsas de Lula e a ele próprio, foram caindo uma a uma. A primeira, do Mensalão, desnudou um pouco, e ante a aclamação pública despojou-se outra parte, o Petrolão. A extraordinária ovação popular trouxe agora o despir da Operação Zelotes.

A Zelotes desvendou uma porção mais lúbrica do que as anteriores. Mostrou o CARF e o despojo de R$ 40 bilhões subtraídos dos cofres públicos. Os strippers receberam favorecimentos dos devedores do Fisco, grandes empresas como Ford e Mitsubishi; os bancos Bradesco, Santander, Safra e Bank Boston, a Gerdau e a Petrobras.

“Consultores” e lobistas chegados ao poder compravam sentenças, conseguindo com os conselheiros do CARF reduções imorais das multas. Entre os suspeitos investigados, gente ligada a Lula; os ex-ministros petistas Erenice Guerra e Gilberto Carvalho e o seu filho caçula, Luís Cláudio Lula da Silva.

É assim que Lula se despe do mito que os fraudulentos tecelões e alfaiates da USP criaram. Ele dança sacudindo-se com a percussão das denúncias, cujos tambores ecoam por todo País, deixando o povão, até então alheado, de olhos abertos: “O Pelegão está Nu!”

 

15 respostas para STRIP-TEASE

  1. Será que você, como tantos outros, acredita que a corrupção é inevitável e que nunca será eliminada?Esse pessimismo é natural.Ao longo da História,os humanos tentaram todo tipo imaginável de governo,porém nunca conseguiram acabar com a corrupção.Pergunto existe alguma esperança de que um dia todas as pessoas serão honestas?

  2. horacio camilo banchero disse:

    Parabéns Mestre…..excelente

  3. Ajuricaba disse:

    Finalmente se enxerga a nudez do falso mito. Toda lambança e falácia do passado se revela

  4. tonifigo1945 disse:

    Caro Miranda

    Há pouco tempo atrás publiquei uma crônica na Sala de Protheus do querido Prof. Borto, na qual descrevia minhas andanças de “office-boy” pela Paulicéia dos anos 60.
    Nela falava do Teatro de Alumínio e dos shows de “strip tease” promovidos por Eloina e tantas outras “beldades” da época. Vc com certeza se lembrará com saudades do Teatro Recreio no Rio e suas Virginias Lane.
    Com certeza o final do show nos mostrava coisas muito mais agradáveis, que os “strip teases” de hoje ….
    Hoje só sentimos nojo pelos “corpos podres” exibidos …
    Mas certamente vamos querer assistir esse espetáculo até o fim …

  5. Vera disse:

    Mito deixando de mitar..Parabéns nobre Mestre

  6. 6darth6vader6 disse:

    Texto primoroso.

  7. Nossa, perfeito, Parabéns, é um prazer poder ler seus artigos, muito obrigado, pelo o Sr. existir.

  8. Um deleite, como sempre, poder ler seus textos.

  9. Sim, li ,também, o de Andersen. Genial: O Pelegão está Nú ! Melhor ainda se for visto esmolando mortadela e tubaína.
    Quanto a USP, talvez deva ser repensada,como foi o Carandirú.Toda origem e palco de desventuras,desgraças(não ia usar o vocábulo em respeito aos supersticiosos,mas não sou um) devem ser repensados e terem outros destinos,já que tanto influíram no destinos de muitos.
    Celebrarei mais esta obra de arte deleitando-me com uma quase tubaína,uma cajuína,sem mortadela.

  10. Adalberto Day disse:

    Mestre Miranda, parabéns!
    Excelente texto que mostra a real situação caótica que nos é apresentada no momento. Lula se acha, se diz o melhor presidente da história, normal isso de alguém que nada contribuiu para este país. Ao contrário o pior presidente da história da república e até um dia ele mesmo vai reconhecer. Um falastrão. Recebeu um governo governável e entregou para Dilma um desgoverno e é o que ela também vai mentindo e empurrando com a barriga.
    Adalberto Day cientista social e pesquisador da história em Blumenau.

  11. vileite disse:

    Parabéns , parabéns , parabéns ! Notável sua criatividade que sempre busca exemplos do passado para desmistificar essa corja de corruptos e incompetentes que , lamentavelmente ,se instalou no país .

  12. Muito obrigada pelo otimismo.
    Muito obrigada pela tênue possibilidade de suas palavras:
    ***É assim que Lula se despe do mito que os fraudulentos tecelões e alfaiates da USP criaram. Ele dança sacudindo-se com a percussão das denúncias, cujos tambores ecoam por todo País, deixando o povão, até então alheado, de olhos abertos: “O Pelegão está Nu!”

  13. tião disse:

    recebi de um e achei interessante

  14. deaC disse:

    A corrupção sempre existiu e sempre existirá, não que não seja inevitável, é uma questão de índole, a diferença é que na maioria dos países existe punição, no Brasil, agora está se desenhando uma punição, embora, convenhamos, seja leve.

  15. deaC disse:

    Felizmente, caro Miranda, o sacripanta está nu, alguns insistem em fingir que não vê, esses são os desonestos que ainda visam se locupletar em algum momento. Finalmente, mesmo o povão, já conseguiu se curar da cegueira. Um dia, e está quase chegando, ainda veremos Lula na cadeia, pagando por todo o mal que fez ao Brasil.