ENTREVISTA

[ 16 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“É melhor não ser educado do que ser educado pelos seus governantes'” Thomas Hodgskin

O ENEM passou como um tsunâmi na vida brasileira. Mesmo quem nada tinha a ver com o provão que dá acesso à universidade se envolveu discutindo as questões apresentadas.

Não fui exceção à regra. Ainda tinha em mente a ansiedade que nós, mais velhos, tivemos quando nossos filhos se submetiam aos vestibulares, naquela tentativa de abrir as portas do futuro. E também a angústia dos pais acompanhando o anúncio dos aprovados…

Passei a noite recordando minha própria vida de estudante e pensando na Educação como uma necessidade básica para o desenvolvimento de um País; observei os erros e acertos que distingui durante a minha vida, e também as consequências estúpidas dos regimes totalitários tentando “estatizar” crianças e adolescentes.

Antes de me recolher para dormir, este último item permaneceu em minha cabeça e me fez exaltar o epigrafado, Thomas Hodgskin, o libertário inglês que nos legou a aversão pelas ditaduras.

Já estava no segundo sono, como se diz, quando a campainha soou. O porteiro sempre avisa quando temos visitas, mas desta vez a chamada pela cigarra foi direta. Pelo olho mágico vi um senhor elegantemente vestido, de boa aparência, cuja fisionomia não me pareceu estranha.

Abri a porta e o visitante inesperado perguntou se poderia entrar, apresentando-se: -“Sou Ângelo Luzidio, um revolucionário, e gostaria que me entrevistasse…” Fiquei curioso: – “Revolucionário? Em plena democracia?” Ângelo pigarreou e disse: – “Fui eu quem liderou a revolta contra Deus; naquele tempo me chamavam Lúcifer…”

Espantado, perguntei-lhe o que fazia no Brasil. – “Ora, você não lembra que a presidente Dilma invocou o diabo, pedindo ajuda para ganhar as eleições?”

Embora um jornalista experiente, fiquei meio sem jeito, mas Ângelo me encorajou descrevendo os pensamentos que eu desenvolvera sobre a Educação. E insistiu que eu lhe perguntasse qualquer coisa a respeito.

Fui direto ao assunto: – “Porque o senhor se interessa pela Educação?” Ele atendeu prontamente: – “Quem me chamou atenção foi o monge agostiniano Martinho Lutero opondo-se ao monopólio do Vaticano na condução do ensino…

– “Foi então Lutero o responsável pela educação sem coerção?” perguntei. -“Não! Ele começou, mas se limitou à Alemanha; foi a Renascença que derrotou o obscurantismo teocrático da Idade Média…”

Como respeito a História, indaguei: – “Sei o que foi a Renascença, mas quem atuou nesse sentido?” Ângelo não se fez de rogado: – “Citarei três, Erasmo, Montaigne e Rabelais foram os baluartes da crítica à escolástica e defenderam a instrução universalizada…”

Inquiri: – “Escola para todos?” – “Sim!”, respondeu, “e foi um avanço em direção à escola pública, mais tarde instituída pós-revolução industrial!” Fez um curto silêncio e perguntou se eu tinha alguma bebida em casa. Disse que tinha uma cachaça paraibana, excelente, vinda de Guarabira. Assentiu com a cabeça e servi doses para os dois.

Depois de tomar um trago, o entrevistado – quase me ignorando – divagou: “Após a revolução industrial ocorreu a democratização do ensino, até por necessidade do desenvolvimento econômico”. Tomou outra lapada e me mostrou o copo pedindo mais e continuou: – “Interrompendo o processo, apareceram os regimes totalitários do século passado… O stalinismo e os fascismos italiano e alemão concentraram o poder nas mãos de um “chefe” que subtraiu a liberdade da instrução para doutrinar as crianças e os adolescentes”.

Prosseguiu: – “O interessante é o que os aprendizes de ditador de hoje, pelo mundo afora, tentam imitá-los. Surdos aos protestos das pessoas esclarecidas querem subjugar aos seus governos a orientação pedagógica e didática das escolas”.

Confesso que estava gostando daquela alocução satânica quando ele, olhando para o relógio, disse que o dia estava raiando e tinha que ir, dirigindo-se à porta..

Com a mão na maçaneta, arrisquei uma última pergunta: – “E aqui no Brasil?”. Ângelo deu uma gargalhada diabólica: – “Você acha que atendi ao apelo de Dilma a troco de quê?” E se foi…

16 respostas para ENTREVISTA

  1. Senti um arrepio na espinha ao ler a última linha.

  2. Ângelo deu uma gargalhada diabólica: – “Você acha que atendi ao apelo de Dilma a troco de quê?” E se foi…consequências estúpidas dos regimes totalitários tentando “estatizar” crianças e adolescentes.
    Ângelo sempre destrói os que lhe invocam.
    Dilma não sabe o poder de oposição das penas que a levará a conhecer seus delitos e suas penas.
    Aqui, mais uma obra de arte de Miranda Sá. Parabéns, Ângelo ! 🙂 🙂 🙂

  3. tania marah disse:

    Parabens Miranda, muito criativo inspirar-se no primeiro passo para o resto da vida desses jovens estudantes

  4. LOURDES DE OLIVEIRA MARINHO disse:

    TEXTO MARAVILHOSO. COMO PEDAGOGA E FORMADORA DE PROFESSORES ME SENTI RADIANTE, POIS SOU APAIXONADA POR MONTAIGNE E REBELAIS. E INFELIZMENTE HÁ MUITO VENHO PERCEBENDO O POUCO CASO COM A FORMAÇÃO DOS PROFESSORES.
    E HOJE VEJO NITAMENTE QUE ESTE DESCASO JÁ FAZIA PARTE DO PLANO DIABÓLICO DESTA CORJA QUE ESTA DESTRUINDO NOSSO PAÍS E O FUTURO DE NOSSAS CRIANÇAS E JOVENS, NÃO SÓ NO TOCANTE À EDUCAÇAO ESCOLAR, COMO TAMBÉM EM SUA FORMAÇAO MORAL.
    PRECISAMOS REVERTER ESTA SITUAÇÃO COM URGÊNCIA.

  5. elisabeth laval jede disse:

    Voce representa com est artigo o pensamento de todos os brasileiros de bem. Muito obrigada Miranda.Muito bom como tudo o que voce escréve.
    -PARABENS!GRANDE PRESENTE PARA OS BRASILEIROS!

  6. Ajuricaba disse:

    As propostas de “reforma” dos governos sócio-comunistas sempre são subjulgantes às ideias que pregam, seja na educação ou em qualquer outra. Ou é do jeito deles, ou está errado

  7. tonifigo1945 disse:

    Ótima prosa, Miranda !!! O “diabo” que nos carregue com sua “filosofia” ….

  8. mauricio de queiroz chelou disse:

    PREZADO JORNALISTA MIRANDA SÁ, DEPOIS, QUE NA PROVA, ESTAVA ESCRITO, QUE MULHER, NÃO NASCE MULHER, TORNA-SE MULHER (SIC), SÓ DOU RISADAS INFELIZMENTE, DESSA PÁTRIA DESENDUCADORA DA ANTA.

  9. Fátima disse:

    Impossível não se envolver com o texto tão agradável e real, Miranda Sá. Muito, muito bom, aliás, maravilhoso. Esse é mais um texto ESPETACULAR, que merece, sem sombra de dúvidas, ser espalhado. Um abraço,
    Fátima
    @fatita06

  10. Mônica Torres disse:

    Brilhante, como sempre! ah como temos recebido essas visitas porta a porta… mas nem todos têm compreendido isso. Parabéns, Miranda!

  11. Tenho uma leve impressão que ENEM, precisa urgentemente de se reiterar.

  12. vileite disse:

    Parabéns pela sutil forma de usar de sua grande criatividade para alertar os desavisados deste país.

  13. pedro Paulo de Andrade Neto disse:

    SUPEROU-SE MESTRE MIRANDA, SHOW DE CRIATIVIDADE. OBRIGADO PELOS SEUS EXCELENTES ARTIGOS

  14. Enock G. de Sousa disse:

    É Miranda o Diabo veio para matar roubar e destruir, e parsce que nesse momento ele quer destruir a família, esse é o propósito dele.
    E muitas das vezes o Diabo nem vem ele manda seu mensageiro.

  15. deaC disse:

    Ângelo Luzidio, o sedento. Alguns de nós seremos cada vez mais, sedentos de conhecimento, educação, nós seremos a luz a conduzir nosso povo. Não importa qual seja o governo um dia encontraremos a porta, porque a única saída foi e sempre será pela EDUCAÇÃO.