INTOLERÂNCIA

[ 14 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Liberté, Egalité, Fraternité 
Lema da Revolução Francesa

Se eu tivesse que dicionarizar o verbete ‘intolerância’, escreveria: Substantivo Feminino – Atitude mental discriminatória e preconceituosa, evidenciada na falta de respeito às diferenças de opiniões filosóficas, políticas e/ou religiosas.

Nesta situação crítica que o Brasil atravessa a presidente Dilma, ministros “da casa” e os militontos ligados à comunicação seguem a orientação marqueteira para “universalizar o tema”, isto é usar a palavra ‘intolerância’ direta ou indiretamente, e, como ensinou herr Goebbles, repeti-la à exaustão para alimentar as massas como na engorda dos perus de Natal.

A intolerância tem uma travessia histórica que vem de muito longe (A palavra ‘Travessia’ também está sendo ‘universalizada’). Uma das mais conhecidas no Ocidente foram a perseguição e morte de bebês por Herodes, os fariseus e os escribas na busca do Cristo que deveria nascer.

Também não é possível desconhecer a intolerância no século I, quando o imperador Nero para recuperar a perda da popularidade e fugir do desprezo popular, perseguiu os cristãos, levando-os à arena para serem mortos e devorados por feras, crucificando-os e usando-os como tochas humanas.

Bem depois, na Idade Média, outro exemplo de intransigência e preconceito voltou com o cristianismo vitorioso na Europa. No século XII, na França, surgiu a Inquisição promovida por várias instituições católicas massacrando os hereges cátaros e valdenses que se recusavam obedecer ao Papa.

Quando a inquisição decaiu, surgiram os pogroms, tendo como maior exemplo a Noite de São Bartolomeu, em França, no ano de 1572 com bárbaros assassinatos de protestantes. A palavra pogrom, é de origem russa. É a perseguição violenta, castigando pessoas, principalmente judeus, saqueando e destruindo suas propriedades.

O termo pogrom ganhou notoriedade  pelo arrastão que atacou o sul da Rússia entre 1881 e 1884, causando o protesto internacional e levando à emigração maciça dos judeus russos.

Com o nazismo, está gravada na memória a barbárie que foi a Noite dos Cristais (ou Kristallnacht/Reichskristallnacht), o início do flagelo sofrido pelos judeus alemães que chegou ao holocausto.

Pelas características da democracia norte-americana a justiça deles considera criminosa a intolerância na sua versão psíquica. Aqui no Brasil esse tipo de intolerância passa muitas vezes despercebida ou dura pouco; logo é esquecida.

Guardo na memória o exemplo de intolerância psíquica de Lula da Silva convocando um tal ‘exército de Stédile’ para enfrentar os oposicionistas; e, seguindo a voz do dono, o também pelego Wagner de Freitas, presidente da CUT, ameaçou recentemente pegar em armas para defender a bandidagem instalada no PT-governo.

Dilma acabara de condenar raivosamente o traque de São João que um moleque jogou na calçada do Instituto Lula, quando Wagner discursou ovacionado pela pelegagem dos movimentos sociais. Foi no Palácio do Planalto, sede da Presidência da República.

Vê-se, dessa maneira, que a intolerância do marketing lulo-petista só tem um lado: A intimidação explícita do uso de armas contra o povo é indulgência benigna; ir às ruas contra o PT-governo que saqueia o Erário, é intolerância…

14 respostas para INTOLERÂNCIA

  1. Ajuricaba disse:

    Depois da ameaça de entrincheiramento armado, e seu consequente desmentido, eis que surge um novo “atentado” a instalações do PT. Ô povo intolerante esses coxinhas….

  2. Ainda bem que está acabando …

  3. vicenteqf disse:

    Para começar. Invejo sua cultura e equidade com a qual escreve.
    Penso que Nosso País está não intolerante e sim repugnado.
    Parabéns.

  4. Maria Lúcia Gouveia disse:

    Acrescentar algo seria desnecessário. Perfeito e representativo de nosso momento atual. Parabéns.

  5. elisabeth laval jede disse:

    Seu artigo está muito bom e oportuno e nos mostra o quanto escreve bem alicerçado como sempre por sua grandiosa cultura e conhecimento histórico. Veio na hora para mostrar às pessoas a incoerência do que dizem com o que fazem.Sim o povo se rebela contra verdadeiros crimes praticados em nosso país ,mas nao esta sendo intolerante e sim está num estado de indignaçao com procedimentos inaceitáveis ,advindos de quem deveria dar exemplo de retidão no trato com as coisas públicas!

  6. Mônica Maria Ventura disse:

    Obrigada por mais este excelente artigo entre tantos de sua bela, lúcida e produtiva lavra!!
    Paz e bem!!

  7. Ana Maria Ramos disse:

    Como todos… dispensa comentários!!! Parabéns.

  8. Alessandra Melo Ribeiro disse:

    Excepcional. Parabéns Miranda Sá.
    Cida LemosPE

  9. Marilene MG disse:

    Muito bem colocado os fatos históricos. Parabéns. Ótimo!

  10. Marilene MG disse:

    Que assim seja!

  11. Posso dizer que a expressão DOIS PESOS E DUAS MEDIDAS encontra no PT e seus CEGOdores a mais prefeita tradução. Mas não vai adiantar toda essa intimidação e falácia. É até “engraçado” e faz-me rir quando ouço que o atual clamor do povo ganhou o título de golpe. Ora, além de dissimulados, sem caráter, prepotentes, arrogantes e extremistas, os que (SEI LÁ O MOTIVO) ainda apoiam este governo e consequentemente este partido, me parecem sofrer do Mal de Alzheimer, onde um dos sintomas é a falta de memória.

  12. Corroboro teu pensamento e acho que a INTOLERÂNCIA da nossa gente brasileira está cada vez mais quente, diante do caos pelo qual atravessamos em todos esses anos da “REDEMOCRATIZAÇÃO” do Brasil (De JOSÉ SARNEY à DILMA ROUSSEFF). pós benéficos anos do REGIME MILITAR; a pique se desenrolar cenas sangrentas em nosso país. Algumas pessoas até de bem já estão perdendo o juízo e proclamando desastrosa GREVE GERAL contra o malfadado governo que ai está. Ora, amigo, isto é ABSURDO INTOLERÁVEL, pois abre caminho para indivíduos anarquistas e desta forma o EXÉRCITO BRASILEIRO jamais admitirá… a reação militar, então, será imediata. Parabéns, pelo belo artigo. Um abraço!

  13. Maropomo disse:

    Também usam outros termos intolerante e desrespeitosamente, tais como “elite”, “golpe”, “homofobia”, “nazismo”, “coxinha”, … Tudo aquilo em que petista/governista/satélites colocam o dedo é corrompido, inclusive o vernáculo e a gramática, sem falar na lógica, inteligência, igualdade…

  14. deaC disse:

    Por parte do PT há intolerância em todos os sentidos, quando verbalizam o NÓS x ELES, NEGROS X BRANCOS, ELITE X POBRES, GAYS x HETERO, o tempo todo eles mostram a intolerância com quem não comunga os mesmos interesses.

    Felizmente nada dura para sempre, nós faremos essa “travessia” e nunca mais precisaremos sequer lembrar que existiu um PT, é o meu mais profundo desejo.