VIGARICE

[ 15 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

O grande Voltaire na sua notável irreverência escreveu que “a arte de enganar foi inventada pelo primeiro malandro que encontrou um imbecil”. Assim nasceu o famoso ‘conto-do-vigário’, um meio de enganar as pessoas para levar vantagem. Diz-se que foi aplicado a primeira vez nas Minas Gerais.

Contam que os vigários das paróquias de Pilar e Conceição, em Ouro Preto, disputavam uma imagem de Nossa Senhora. Um deles propôs que se soltasse um burro entre as duas igrejas e a direção que o animal tomasse indicaria aquela que ganharia a santa… Mais tarde se descobriu que o asno pertencia ao padre vencedor…

Veio daí a palavra vigarice, que já está dicionarizada, e o ‘conto-do-vigário’, que compõe o elenco dos lances desonestos da bandidagem, como o ‘bilhete premiado’ e o ‘envelope vazio’ aplicados para enganar os trouxas. São esses tolos que favorecem o surgimento dos falsos profetas e a ascensão dos políticos demagogos.

A conversa fiada do propagandista de feira foi aprimorada pelo marqueteiro e a moderna tecnologia ajuda os novos golpes que se aproveitam do fascínio das massas pelo brilho comprando zircônia produzida em laboratório como se fora diamante.

Trapaças com metal folheado a ouro e pérolas falsas foram passadas ao eleitorado brasileiro no ano passado, por Dilma Rousseff, que vendeu ao eleitorado um País das Maravilhas. Lembram-se? Ela falava de cofres públicos abarrotados, do pleno emprego, de uma assistência médica à beira da perfeição, de escolas técnicas com vagas sobrando e o fim da miséria no País. Pintou um Brasil melhor do que a Dinamarca…

Sabendo que se tratava de lorota, eu me sentia solitário e até hostilizado quando denunciava que a Gerentona de Lula mentia. Defensores da reeleição levantavam em torno de mim argumentos lembrando uma inflação e um desemprego antigos, e alertavam contra as ameaças de privatização da Petrobras e dos bancos públicos que certamente seriam perpetradas pela oposição.

Assim venceu a estupidez coletiva. Triunfou o mundo da trapaça, um mundo iluminado pelo logro, o universo iluminado dos cassinos e jogos de azar… O burro amarrado entre o PT-governo e o povo era do intrujão Lula da Silva, o Macunaíma da esquerda brasileira. A inflação e o desemprego crescem e a privataria campeia…

Seria injusto, porém, dar título de vigarista único para Dilma ou para Lula. É impossível configurar numa só pessoa a hierarquia partidária comprometida com o jogo da enganação. No bando de petistas e aliados, dirigentes sindicais, coordenadores de movimentos sociais, infiltrados nas instituições e aparelhados na administração governamental, todos são dignos da comenda.

Entre tantos vigaristas, porém, ressalta como modelo José Dirceu, ideólogo, fundador do partido, e ex-ministro todo-poderoso do primeiro mandato de Lula; mas não quero ser repetitivo, copiando em xerox a sua vida, de líder estudantil a fundador e dirigente do PT que o levou ao poder.

Registrar apenas que quando ministro foi o criador do projeto dos 20 anos de poder petista, e para tal instituiu o aparelhamento do Estado, o assalto às estatais e aos fundos de pensão, a aliança com o narco-populismo, enfim, é o grande traficante da moeda falsa do “socialismo bolivariano”.

Além disso, Dirceu é sócio solidário de Lula da Silva nas falcatruas para financiar a manutenção no poder e enriquecimento próprio. Ambos são comanditários de um esquema de corrupção nunca visto neste País.

Deixo o perfil do ‘herói petista’ para a Operação Lava Jato traçar na saga dos repugnantes crimes contra o patrimônio público e traição à Pátria. José Dirceu avançou nas propinas até quando cumpria prisão domiciliar, punido pelo Mensalão; e esta vigarice justificou a volta para a cadeia.

Como disse o juiz Sérgio Moro, a liberdade do Grande Vigarista representa uma ameaça à ordem pública; é verdade: os seus contos-do-vigário enganam trouxas até hoje.

15 respostas para VIGARICE

  1. Jose Maria do Espírito Santo disse:

    Parabéns, muito bom!

  2. Cláudio Cabral Silva. disse:

    Já no início do texto, fica claro que toda vigarice acaba sendo descoberta. Daí a necessidade de aperfeiçoamento constante das instituições e fiscalização permanente pela Sociedade. E mais Educação para a população.
    Grande artigo, Miranda.

  3. Ajuricaba disse:

    Dr. Sérgio deve ser caridoso e atender o sonho mais íntimo do Dirça: “eu morro na prisão mas não delato o Loola”.

  4. Ana Maria Ramos disse:

    Enquanto houver imbecil, haverá o conto do vigário!!! Acorda meu povo.

  5. O fundamental é conhecer-se um “real passado” para se entender esse “lastimável presente”. Qual foi a efetiva participação de José Dirceu como líder estudantil e qual sua obra heroica.
    Por mais que puxe pela memória só consigo enxergar como “líder agitador” o José Serra.
    Quem sabe se buscarmos nas Repúblicas Estudantis Femininas do Mackenzie e PUC de então hajam testemunhas oculares da sua “bravura”.

  6. A bandidagem petralha tinha maior elegância enquanto desfilava com desenvoltura por vários artigos do Código Penal. Pois se antes seus mais eminentes representantes sequestraram pessoas, roubaram e mataram por conta de um suposto ideal, hoje eles desviam recursos, recebem propina, saqueiam fundos de pensão, mentem, enganam e compram votos por conta de ideal nenhum. Apenas enriquecem, como qualquer ladrão comum que festeja o furto de uma carteira.

  7. Leo Santos disse:

    Ahaha! De Vltaire para padreco de Pila e Conceição em Ouro Preto, só você mesmo. Genial !

  8. Maropomo disse:

    Me sinto envergonhado de bater no peito e dizer “eu tinha razão!”, seria me sentir vencedor num país derrotado, mas guardo esse grito para jogar na cara dos petistas e defensores sem partido desse desgoverno moribundo.

  9. “A conversa fiada do propagandista de feira foi aprimorada pelo marqueteiro e a moderna tecnologia ajuda os novos golpes que se aproveitam do fascínio das massas pelo brilho comprando zircônia produzida em laboratório como se fora diamante”. Miranda Sá

    Lembro-me que antes da Revolução de 31 de Março de 1964, existia uma matéria no ensino fundamental da época chamada Educação Moral e Cívica… Cujo nome foi alterado para Organização Social e Política Brasileira…
    Assim como quem conduz um veículo sem provar estar habilitado pode responder por crime doloso… Da mesma forma deveria ser controlado os eleitores desse país de maioria alienada: Ou o Poder Judiciário em períodos de 10 em 10 anos retira a validade dos títulos dos eleitores sem qualificação para decidir o futuro do nosso país…OU JAMAIS SEREMOS UM PAÍS SÉRIO.

  10. Para mim, o maior dos vigaristas, são tantos que é difícil escolher, é Fernando Collor.
    Roubou, sofreu impeachment, e não se fez de rogado, roubou outra vez.
    Dirceu é o segundo colocado, mas, decidido na foto, cabeça com cabeça, no jargão turfístico.
    Collor tem estofo de ex-presidente.
    Dirceu era só um dito guerrilheiro sem nunca pegar numa arma, a rigor, um cagão.

  11. Geraldo disse:

    Como todo dia sai um bôbo de casa… Eu sou o burro do padre.
    Grande Miranda, parabéns pelo texto.

  12. este sabe das coisas, gostei muito deste documentário, muito real, e muito limpo, parabéns ao seu criador. SR Miranda Sá.

  13. Paulo disse:

    Você é sempre brilhante. Este artigo é daqueles que todos os brasileiros devbom senso deveriam ler. Parabéns, por mais esta pérola.

  14. Ubirajara disse:

    Eu sempre digo que: “Nada nos custa o saber”. Desta feita, um pouco mais da vigarice nada me custou além da aula do nobre blogueiro.

  15. deaC disse:

    Caro Miranda, como você eu também me sentia só nas minhas afirmativas sobre o engôdo que foi a chegada do PT ao poder. E te confesso, fui uma eleitora do Lula, e na minha ingenuidade à época votei em todos os candidatos do PT pra que tivesse uma base governista consistente. Que erro, meu Deus!!!

    Nos seis primeiros meses percebi a que veio o governo do PT. Fiquei envergonhada, é uma mancha na minha vida. Como costumo dizer, ser anti petista é como aquele sujeito que parou de fumar e não aguenta que fumem perto e abomina os fumantes. Radicalizam.

    O José Dirceu é sim um sujeito de alta periculosidade, porque ele sempre foi o cérebro do PT, tenho cá comigo, se o Lula deve alguma coisa a alguém, com certeza é ao Zémaligno.