O Pelego

[ 10 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

“A verdade é grande, mas maior ainda, do ponto de vista prático, é o silêncio sobre a verdade” (Aldous Huxley)

Qual o assalariado consciente que se filiaria e pagaria a mensalidade para um sindicato nos dias de hoje? Houve época que fazíamos com entusiasmo; hoje, contribuímos compulsoriamente através da excrescência fascista que é o famigerado Imposto Sindical.

Por causa disso, a pelegagem domina a representação classista. Como uma agulha no palheiro é difícil encontrar um sindicato livre da bandidagem que, através de uma minoria organizada, domina a organização.

Os sindicatos nasceram paralelamente à revolução industrial. A princípio com a atuação anarco-sindicalista dos operários fabris na luta reivindicatória por uma jornada de trabalho justa, melhores salários e a prática solidária do mutualismo com as caixas beneficentes.

Até princípios do século 20, foi assim. Depois se infiltraram comunistas, fascistas e católicos, formando frações para usar os sindicatos partidariamente, e/ou para abrandar a luta de classes, tentando resolver os problemas pacificamente.

Nos primeiros tempos, foi violenta a repressão capitalista na Europa e nos EUA. O processo e execução dos anarquistas Sacco e Vanzetti em Massachusetts, EUA, com protestos no mundo inteiro, conquistaram a legalização parlamentar do sindicalismo nos países desenvolvidos. A data de sua morte, 1º de maio, instituiu o Dia do Trabalho.

Os países subdesenvolvidos, semi-industrializados, mantiveram a repressão policialesca por mais tempo, o quê, contraditoriamente, fortaleceu os sindicatos, dando-lhes solidariamente apoio e força.

Os governos (principalmente os ditatoriais) quando se viram obrigados a reconhecê-los, juntaram-se ao patronato, adotando a experiência dos países totalitários, Alemanha, Itália e URSS: Introduziram nas entidades agentes e informantes. Dessa maneira surgiram os pelegos no Brasil. Aqui receberam este nome, uma gauchada dos tempos de Vargas.

O pelego é antes de tudo um amoral e serve a dois senhores. Vemos translucidamente o que ocorre nos atuais sindicatos, onde a falsa representação é estimulada por um sistema corrupto e corruptor. Sob este governo, que marcha para o totalitarismo, todo tipo de estrutura sócio-política é infiltrada, cooptada ou mercenarizada.

Há até coerência nisto. O Partido dos Trabalhadores, que ocupa o poder, foi formado por pelegos sindicais e teóricos gramscistas, uma manifestação típica do oportunismo. O personagem principal da farsa armada nos movimentos populares, principalmente no movimento sindical, é o notório pelego da Volkswagen, Lula da Silva, cuja malícia e amoralidade são notórias.

A ideologia do pelego é o engodo. Nas lutas internas dos sindicatos usam todas as armas da simulação e, em muitos casos, temos lido no noticiário seqüestros e assassinatos. É dentro desta realidade que se fortalece a pelegagem. E o pior, assistimos – muitas vezes estarrecidos – os que atuam na administração pública.

Pouco se fala nisso, como escreve Huxley, faz-se silêncio sobre essa verdade. Sou ainda filiado ao Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio de Janeiro e, consequentemente à Federação dos Jornalistas. Faço-o por saudosismo, mas de vez em quando acompanho suas gestões e constato que as duas entidades estão partidarizadas.

O conceito da bandidagem não chega a nenhuma das duas. Suas políticas estão mais para o adesismo partidário do que para o mercenarismo; vejo, porém, que suas diretorias os controlam minoritariamente, por omissão ausente ou desencanto da maioria dos filiados.

Outro dia ouvi de um político – dito de esquerda – entrevistado no programa do jornalista Ricardo Setti, na TV-Globo News, que o caminho adequado para conquistar a “verdadeira democracia” é a organização popular; ele aconselhou a adesão cidadã a um sindicato, associações de bairro ou de igrejas, grêmios culturais e esportivos. Assim, a voz do povo será ouvida pelos governantes através das entidades.

Ou ele é um ingênuo – acredito que seja – ou um propagandista partidário, procurando trilhas diversionistas armando uma arapuca para pegar desavisados. De um jeito ou do outro, a sugestão dele visa recrutar pessoas bem intencionadas para sua causa.

As manhas dos políticos são notórias… Falam de coisas para se fazer respeitar e seguir as suas idéias. É impossível desconhecer que os movimentos populares e sindicais estão controlados

por pelegos do PT-governo e seus ‘puxadinhos’. Salvam-se poucos.

A autodenominada ‘esquerda’ está mais para narco-populismo. Com o partido no poder, como é o caso do PT, não fazem denúncias, negaceiam a ineficiência, calam sobre a corrupção e omitem o fracasso das próprias teorias quando postas em prática.

Sempre que podemos nos manifestar, devemos repudiar os sindicatos – em sua imensa maioria – controlados por pelegos. É um imperativo da consciência nacional uma  mudança urgente, uma revolução realmente revolucionária para transformar esta realidade.

A revolução verdadeiramente revolucionária se processa com a ocupação das ruas pelos brasileiros conscientes contra o Império da Pelegagem. É a ação objetiva e final para o fim do amoralismo lulo-petista e do silêncio da mídia, e o triunfo da verdade.

 

10 respostas para O Pelego

  1. James Patrick disse:

    ” … ele aconselhou a adesão cidadã a um sindicato, associações de bairro ou de igrejas, grêmios culturais e esportivos. Assim, a voz do povo será ouvida pelos governantes através das entidades. ”

    Professor,
    diante do quadro que se nos apresenta,
    somos levados a crer que a tática é
    insidiosa e visa ao alinhamento com
    a tal ‘reforma política’ que, por seu turno,
    preconiza o ressuscitamento dos malévolos sovietes.

    Brilhante e esclarecedor post, cujo conteúdo compartilho
    para não perder o hábito.

    James Patrick

  2. “Os sindicatos nasceram paralelamente à revolução industrial. A princípio com a atuação anarco-sindicalista dos operários fabris na luta reivindicatória por uma jornada de trabalho justa, melhores salários e a prática solidária do mutualismo com as caixas beneficentes” (Miranda Sá)

    O CONTEÚDO DE TODO O ARTIGO… Com especial destaque para o texto do caput deste comentário me trazem a lembrança de dois textos da NT:
    1º: Lucas 24:26 e 27: “O (discípulos) néscios…Tardios de coração para descifrarem a linguagem velada pelos profetas do AT.
    Todos os profetas não falaram que era necessário que o messias sofresse todos esses tormentos que acabais de fazer referência para somente depois disso ser glorificado?
    Moisés registrou no seu livro Gênesis 03:15 que haverá um guerra sem final entre os “filhos da serpente ou diabo” e os filhos da mulher em forma de Helena, que em Apocalipse 12:01a 04: O dragão vermelho é a mesma serpente referida em Gênesis 03:15. A terça parte das estrelas do céu… Ter o sentido de que o mesmo “bode voador” ou anticristo mencionado em Daniel 08:05 a 10, irá reduzir o brilho da grandeza dos Estados Unidos da América e sua bandeira feita de um céu de cinqüenta estrelas.
    2º: A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL ESTÁ SIMBOLIZADA no “Cavalo Preto” de Apocalipse 06:05…Seu cavaleiro traz na mão a balança da injustiça social.
    a) Decreta um salário de fome de um dia de salário remunerado com a insignificância de uma medida de trigo ou três medidas de cevada.
    b) As famílias passam a ter tanta dificuldade para se proverem, que as mulheres deixa a administração da casa e entram no MERCADO DE TRABALHO.
    c) Enquanto toda a sociedade padece de dificuldades financeiras… O mundo empresarial, representado pelos produtos industrializados exemplificados pelo vinho e pelo azeite, NÃO TIVERAM VIDA MAIS PRÓSPERA!

  3. Carol disse:

    Muito bom.
    É inquietante o silêncio dos jornalistas brasileiros quanto a seus pares venezuelanos e aqui encontrei alguma explicação.
    Também o termo narco – populismo precisa vir à tona cada vez mais, pois avança sem resistência em toda a América Latina, contando com o desconhecimento geral.
    Sr Miranda, sugiro que procure a resenha de um livro na amazon.com. É muito importante. Chama-se ‘El plan maestro’ de Omar Bula Escobar, ex representante da ONU na A.L.
    Um abraço, obrigada,
    C.

  4. Ajuricaba disse:

    O pelego-mor dos 9 dedos que pregoava em suas falácias o fim do Imposto Sindical, justamente por entender que era o instrumento do peleguismo, já que dava dinheiro aos sindicatos que não precisavam angariar associados; fez justamente ao contrário: aumentou a amplitude e contemplou as centrais sindicais

  5. elisabeth laval jede disse:

    Excelente esclarecimento ! Bom como tudo que o Sr. Escreve. Como patriota só tenho a agradecer !Parabens!

  6. Lula x Vargas: Tudo a ver…

    “Trabalhador sindicalizado é trabalhador disciplinado”. Faixa, Dia Trabalhador no estádio do Pacaembú, S.P em 1.944!

  7. Cesar disse:

    Muito bom.

  8. vileite disse:

    Excelente post , parabéns ! Bem fiz eu que , quando trabalhava nunca me associei a sindicato algum .

  9. vileite disse:

    Concordo com você !

  10. celia mancini disse:

    Definiu com glória o que ė a imoralidade praticada contra os nāo-pensantes..Parabens, artigo de primeira linha.