Barbosa Lima Sobrinho, de volta!

[ 2 ] Comments
Compartilhar

Miranda Sá (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Nunca se precisou tanto trazer Alexandre José Barbosa Lima Sobrinho de volta, ressuscitando, para ressuscitar a ABI. Foi esta a brilhante idéia de formar uma chapa com seu nome para concorrer às eleições na combalida Casa do Jornalista.

Faz-se necessário um retorno à afirmação histórica da entidade máxima dos jornalistas brasileiros, após o falecimento de Maurício Azedo, que levou consigo os ideais da Chapa Prudente de Moraes. Será a síntese do que os amantes da ABI esperamos, uma virtuosa relação da independência política, da cultura como meio e da honestidade como um fim.

É preciso restabelecer as relações do respeito e, por que não dizer, a afetividade necessária a reintroduzir a fraternidade que a nossa entidade impôs, sem fúteis vaidades, sem afetações e sem interesses pessoais ou grupistas.

Inesquecíveis, Prudente e Barbosa foram ícones do jornalismo brasileiro, de importância ímpar para a nacionalidade; e Barbosa Lima, um referencial que inspirou várias gerações de brasileiros pelo seu patriotismo, acima da sua intimidade com o jornalismo, mas também como advogado, político e escritor de permanente e centenária atividade.

Homem de vanguarda autêntica, Barbosa Lima Sobrinho foi presidente da ABI antes de Herbert Moses e da Academia de Letras antes de Austregésilo de Athayde, e é hoje o patrono da chapa que conta com a presença do combativo Hélio Fernandes, lutador incansável pela liberdade de imprensa.

Confio que a nova ABI que preconizamos regresse à época em que foi um referencial entre os homens e mulheres dedicados ao bom jornalismo, e volte a entusiasmar os jovens estudantes de Comunicação.

Proponho que a Casa do Jornalista reassuma sua posição em defesa da liberdade de pensamento e sua expressão democrática, que reacenda a proteção dos valores da Ética e da Moralidade públicas; e que preserve a tradição de combater a corrupção, o despotismo, as perseguições injustas e o livre exercício do questionamento e da contestação.

Sinto-me honrado em participar de um movimento que tem Barbosa Lima tutelando. Fui conselheiro com Prudente, com Barbosa e com Azedo, e agora me candidato á reeleição. Ainda em atividade, como blogueiro e formador da opinião pública com mais de 15 mil seguidores nas redes sociais, peço um voto pessoal, que seja estendido coletivamente aos participantes da Chapa Prudente de Moraes.

 

 

 

2 respostas para Barbosa Lima Sobrinho, de volta!

  1. O verdadeiro Jornalismo – a única advocacia popular – só pode se fortalecer com a sua combativa e exemplar contribuição.

  2. Ivana disse:

    Parabéns Miranda! Vc merece crédito pela luta diária no compartilhamento das verdades que o Brasil necessita conhecer.