Sandálias da Humildade

[ 22 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Estava certo Ulisses Guimarães (que Deus o tenha ao seu lado) quando disse que “político só tem medo do povo nas ruas”. É o que estamos vendo – concretamente – após as gigantescas manifestações dos brasileiros no dia 15 de março contra a corrupção do PT-governo e pedindo o impeachment de Dilma.

O governo corrupto e corruptor, em polvorosa, correu a se explicar através de ministros petistas que escorregam nos chavões das continuadas crises políticas. Chamada de covarde, por se esconder na primeira hora, Dilma ocupou microfones e telas de TV sofismando sobre corrupção.

Uma das metáforas usadas foi dizer que “a corrupção é uma senhora idosa”, pretendendo dividir com outrem os ilícitos praticados pelo seu partido. Outro contra-senso metafórico foi calçar as sandálias da humildade! Falou que deseja “humildemente” o diálogo com todos… Mas na mesma frase concluiu “… os que quiserem falar comigo.”

Quando ouço falar em “sandálias da humildade”, que já foram tema de filme, movimentaram programas de televisão e apareceram em peça teatral, a memória sempre me leva a São Francisco de Assis.

A biografia deste Santo registra que um dia, quando rezava na Igreja de São Damião, ouviu uma voz, que se repetiu, dizendo-lhe: “Francisco, repara minha casa, olha que está em ruínas”. Então, ele vendeu tudo o que tinha e com o dinheiro recuperou o templo de Assis.

Aos 25 anos, entrou no sacerdócio como diácono e seguiu o Evangelho da Missa que dizia “Vai pregar anunciando o Reino de Deus e distribua gratuitamente o que recebeu gratuitamente. Não possua ouro, nem duas túnicas, nem sandálias…”

Obedecendo ao ditado, Francisco tirou suas sandálias, seu cinturão e ficou somente com a túnica. E assim a sua santidade foi reconhecida sem exibicionismo e por ter se convencido, e ensinado, que “ante os olhos de Deus o homem vale pelo que é, e não mais”.

Pelegos fascistóides e arrogantes que estão no poder jamais seguirão esta lição franciscana! Até seus condenados e presos por corrupção, são considerados heróis do partido! Vemos que os petistas valem pelo que são com sua ideologia distorcida e a mentira compulsiva.

Por mais que encham a boca com a palavra “humildade”, não passam de ladrões da Petrobras, flagrados na Operação Lava Jato, ladrões do Banco Brasil, como o fujão Henrique Pizolatto, e de ladrões sob suspeição atuando no BNDES, Eletrobrás, Correios e fundos de pensão.

Como pode Dilma ser humilde, se esconde as pesquisas que lhe dão 7% de aprovação, o quê, invertendo os valores aritméticos, corresponde a 93% dos que lhe desaprovam? E não é nada modesta por não assumir que a causa da corrupção é a incompetência do seu governo, e dela própria, que assinou sem ler a criminosa compra de Pasadena.

O que se vê é que a falsa Gerentona diante da multidão ficou descalça e se despiu da túnica, mostrando-se tal qual é uma laranja de Lula da Silva para facilitar as consultorias, aparelhar a administração pública e favorecer propinas.

A rainha ficou nua! Seu reinado abriu as comportas do mar de lama, afoga a ética e a moralidade públicas enlameando os poderes republicanos, pervertendo o Judiciário e decompondo o Legislativo.

Dilma tem o direito de errar? Tem; mas não será perdoada persistindo no erro. Precisa parar de mentir comparando desonestamente as pífias manifestações mercenárias da CUT e do MST com os milhões de patriotas que foram às ruas no domingo.

E para se auto-criticar, não deve ficar apenas na intenção discursiva, mas usar de verdade as sandálias da humildade porque só com elas poderá caminhar com altivez.

22 respostas para Sandálias da Humildade

  1. Stella greca disse:

    Depois das manifestações de domingo, quando pelo menos 3.000.000 foram pra rua pedir a saída da presidente, uma pergunta não sai da minha cabeça: o que mais precisaremos fazer pra tirar estas pessoas do poder??

  2. Odete Campos disse:

    Alguma vez esta Sra Idosa falou a verdade? Quantas vezes já veio a público para dizer as mesmas mentiras e jogar a culpa de tudo nas costa dos outros? Precisa ser muito idiota, ignorante, medíocre para dar algum crédito a ela!

  3. Ajuricaba disse:

    Mesmo com todo midia trainning, nas vezes em que relaxou no auto-controle retomou o tom de voz prepotente e a tez franzida.

  4. Vicente Queiroz Filho disse:

    Humildemente peço que ela se retire e vá “pregar” suas mentiras em um lugar bem longe. Aqui já estamos fartos.

  5. vileite disse:

    Pra começar ela não sabe o significado do vocábulo HUMILDADE e nunca o saberá, pois sua arrogância e soberba não deixam.
    Todos nós já estamos saturadíssimos de ouvir as mentiras e barbaridades que ela diz nos seus pronunciamentos.

  6. Marcia disse:

    Perfeito! O antepenúltimo pagrafo conseguiu sintetizar absolutamente o contexto atual desta senhora corrupta e arrogante. Descreveu com palavras bailando lindamente, o estado calamitoso deste nosso Brasil ! ADOREI !!!

  7. SopadeFrases disse:

    Muito bem captado, ó
    timo texto…

  8. Claudio Emanuel disse:

    Dilma, se respeite e renuncie.

  9. elisabeth laval jede disse:

    Excelente como tudo que escreves!!!Parabens patriota!!!

  10. Já que ela quer ter diálogo, que dialogar com os Extremistas lá na PQP!!!

  11. que (*Vá) dialogar com os extremistas lá na PQP !!!

  12. Antonio Araújo disse:

    A Dilma, pelo seu passado, uma guerrilheira q queria implantar a ditadura do proletariado no Brasil, segundo Fernando Gabeira, como podemos acreditar nessa senhora cujos ideais não coadunam com a democracia? No mais, como sempre, brilhante e oportuno texto.

  13. MarileneMG disse:

    Dilma, PT e aliados andam de salto alto, sem perceber que o salto está quebrado. Ela jamais será humilde em tempo algum. Suas falácias tem cheiro de vingança, de altivez. São capciosas.
    Parabéns pelo artigo. Lembrei do Filme, As sandálias do Pescador.

  14. Pior do que a falta da humildade é a arrogância em querer continuar em governando totalmente isolada, essa Sra não tem apoio de nenhum lado, sem congresso, sem senado e nem do próprio PT pois pra quem não sabe a mesma é oriunda e fundadora do PDT, ultimamente até figuras carimbadas do PT, como Marta, Eduardo, e Luiz, andam criticando ferozmente suas medidas, e o povo que seria seu último recurso já desistiu de acreditar, não acho mais que falta humildade desconfio que já falta senso de realidade…

  15. angelica disse:

    Dilma mente cada vez mais… Nada soa como verdade qdo passa por sua boca maqueada e infrutífera

  16. Bravo!…mais uma vez. Gostaria (minha humilde solicitação) que escrevesse alguma coisa sobre a demasiada tolerância brasileira…

  17. marcelo disse:

    Falta sangue no zóio.

  18. Jorge França disse:

    Li e gostei do que li , mas vou discordar num que diz respeito o que Ulisses Guimarães falou
    Político com vergonha na cara pode até ter medo do povo na rua; mas estes que aí estão não tem pois sabem que a impunidade os protege

  19. Quem mente uma vez, mente sempre. Ela mentiu, trapaceou, debochou da sociedade de um país, durante suas campanhas, sem responsabilidade com o sentimento de confiança que depositaram nela nas urnas. Tudo que ela faça, vai estar sempre na posição de uma pessoa mentirosa, mesmo que tente calçar a sandália da humildade. Causou um estrago psicológico de mágoas na sociedade.

  20. Roseli disse:

    Essa mulher nunca foi humilde…. É uma perfeita mentirosa.
    Parabéns Miranda
    Excelente

  21. MarileneMG disse:

    Não somente ela, mas de todos seguidores do PT, incluindo aliados.

  22. MarileneMG disse:

    Ela e eles precisam continuar mentindo, para manter verdadeira a primeira mentira. É um círculo vicioso. Um abismo puxa ao outro, no fragor de suas catadubas.