O PETROLÃO

Comentários desativados em O PETROLÃO
Compartilhar

Inquéritos contra 49 políticos investigam até propina semanal

Ministro Teori Zavascki, do STF, abre investigações pedidas pela Lava-Jato contra seis partidos. Dos que responderão, 31 são do PP, oito do PT, sete do PMDB, um do PSDB, um do PTB e um do Solidariedade. Para procuradores, corrupção na estatal era sistêmica

Após um dia de muita tensão, o ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou ontem à noite investigação contra 50 pessoas acusadas no escândalo de corrupção na Petrobras apurado na Lava-Jato, entre elas 49 políticos e um operador, Fernando Baiano. A lista enviada ao STF pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, detalha até pagamentos semanais de propina a investigados no esquema e inclui, entre os que responderão a inquérito, os presidentes do Senado, Renan Calheiros, e da Câmara, Eduardo Cunha, ambos do PMDB. Segundo a acusação, Renan chegou a fazer reuniões em casa para tratar do esquema e “receber valores”. Já Cunha é acusado de achacar empreiteiros. Os dois negam. As investigações autorizadas ontem são baseadas ainda apenas nas delações do ex-diretor de Abastecimento Paulo Roberto Costa e do doleiro Youssef. Por isso, a maioria dos acusados é do PP (31), seguidos por PT (8) e PMDB (7). O PTB tem o senador Fernando Collor. E há dois nomes da oposição: o senador Antonio Anastasia (PSDB) e Luiz Argôlo (Solidariedade). Não foi aberta ação penal nem feita denúncia. Os políticos ainda serão investigados.

Campanha de Dilma de 2010 será investigada 

O ex-ministro Antonio Palocci será investigado no Paraná, pela acusação de ter intermediado repasse de R$ 2 milhões desviados da Petrobras para campanha de Dilma em 2010.

Pedidos arquivados

O procurador-geral rejeitou pedidos de investigação contra quatro políticos ou ex-políticos. O STF concordou. Não serão investigados: Aécio Neves (PSDB-MG), Henrique Alves (PMDB-RN), Delcídio Amaral (PT-MS) e Alexandre Santos (PMDB-RJ).

Youssef disse que Lula e Dilma sabiam 

Depoimento revelado ontem confirmou que o doleiro disse que Lula e Dilma sabiam do esquema na Petrobras, como publicara a “Veja” antes da eleição. (O GLOBO)

Os comentários estão fechados.