IDEOLOGIA

[ 10 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uo.com.br)

                                                              “Meus inimigos estão no poder
                                                               Ideologia
                                                               Eu quero uma pra viver
                                                                Ideologia
                                                                Eu quero uma pra viver”
                                                                               Cazuza/Roberto Frejat

Os curtidores do rock brasileiro, não esquecem a “Ideologia” dos anos 1980; mas a palavra “ideologia” nunca esteve tão presente como agora, compondo artigos, textos e discursos, na expressão analítica da política.

O idealista Hegel e o materialista Marx foram convergentes na concepção da ideologia. Hegel viu-a como uma separação da consciência em relação a si própria, e Marx apontou-a como causadora da alienação do homem.

Intelectuais da direita ou da esquerda despertaram para a presença permanente e eficaz da ideologia exprimindo idéias econômicas, jurídicas, políticas e religiosas no confronto de pensamentos que agita a sociedade.

Na minha juventude os professores de Filosofia (que adentravam na Sociologia) inculcavam a ideologia como produto das relações de produção. Prendiam-se à visão alemã de que era o trabalho, artístico, intelectual ou manual que originava a consciência da realidade. E apontavam os improdutivos com o termo “lupen-proletariat”, uma fração social alienada.

A contemporaneidade ampliou o conceito de ideologia. Ensina que há muitas ideologias, tantas quanto às estrelas do céu… Hoje, são limitados os que não vêem a ideologia como um conjunto de idéias individuais ou de grupo, olhando-a só pelo seu aspecto político, e rotulando-a.

É por isso que nos deparamos com anúncios luminosos indicadores de ideologias, anarquista, capitalista, comunista, conservadora, fascista, democrática, progressista, enfim, apenas faccionárias, como bandeiras de partidos.

Tal concepção impede-nos a ver o surgimento de “aparelhos ideológicos” como braços institucionais, e que o Estado se mantém através deles… Numa República, os aparelhos ideológicos de Estado são os três poderes e seus inumeráveis tentáculos; e no caso de surgirem governos ditatoriais ou populistas, as ventosas desses tentáculos alcançam a sociedade civil, cooptando organizações ou se infiltrando nelas.

O filósofo Louis Althusser observou o uso de “aparelhos ideológicos” para a conquista do poder, assumindo-o paralelamente ao Estado como um governo paralelo. Tornam-se representações artificiais constituindo e impondo o domínio sócio-político; é com eles que entra em campo a teoria gramsciana de usar a ideologia para mascarar a realidade.

No Brasil da Era PT assistimos a atuação desses grupos, introduzindo-se nas organizações civis. É o lulo-petismo abrindo caminho para a implantação de uma ditadura bolivariana narco-populista.

Começam pela escola, distorcendo a História e deletando os valores da nacionalidade para facilitar a cooptação das entidades estudantis, como a UNE; infiltram-se nos meios de comunicação e nas artes; e estendem-se aos movimentos sociais, controlando associações, conselhos, corporações, sindicatos e até centros religiosos.

É nesse quadro que se desenha a atraente “democracia direta” proposta pelo decreto fascista 8243.  Prepara-se a entrega do poder a organizações sem autenticidade nem independência. Serão indicados de cima para baixo os conselhos sob controle do PT e seus satélites.

É ai que mora o perigo de submeter-se a Nação a uma ditadura populista apátrida, que subtrairá a livre escolha da autêntica representação democrática e republicana. Por isso, é fundamental que os brasileiros acordem com a cadência da marcha batida do PT e a pressão dos seus “aparelhos ideológicos”.

É preciso impedir o golpe tramado contra a Democracia, sufocando as liberdades constitucionais.

 

10 respostas para IDEOLOGIA

  1. Paulo de Freitas disse:

    OH COWARD NEW WORLD!!!

  2. JORGE TEMER disse:

    Ideologia hoje é sinônimo de apoiador da cleptocracia lulopetista.

  3. Ajuricaba disse:

    Os tais conselhos populares são o perfeito exemplo da ditadura Boivariana de deelma e da chicória

  4. Caro Miranda

    Uma coisa que muitos ainda não se deram conta no mundo globalizado é que as antigas ideologias não trazem respostas aos “problemas sociais” modernos.
    As relações entre patrões e empregados, governo e cidadãos e do comportamento intersocial em geral mudaram e estão aí sem resposta. Não conseguimos criar grandes pensadores para enfrentar estes novos tempos.
    Por outro lado a miséria como se apresenta em muitos países, mormente de Africa e Asia, detêm um contingente de “miseráveis excluídos”, que pela própria pobreza de suas Nações, (com pouquíssimos recursos naturais) e incompetentes para alimentar seu povo, muitos deles islâmicos, representam um desafio à “solidariedade humana”.
    Somos um país o suficientemente rico para poder nos preocupar com “quinquilharias ideológicas” … MOFADAS

  5. Ricardo disse:

    Somos um país rico mas muito mal administrado com o nosso dinheiro o governo compra votos e apoios políticos que transforma um asno como o Lula em estadista…

  6. Antônio Dantas disse:

    É exatamente do que trata o decreto bolivariano 8.243 dessa quadrilha, sem nenhum compromisso com nosso povo e com nossa pátria. Acorda Brasil enquanto é tempo. Eu vou de “AECIO! !!!!!

  7. Em termos políticos, os partidos andam tão fragmentados que se tornaram um amontoado de pessoas que tem como objetivo o poder, ou perpetuar-se nele, lançando de argumentos ditos “ideológicos” mas que representam apenas a pessoa ou um grupo muito restrito.

  8. Nosso País precisa de tratamento de choque, tanto no sistema de governo, quanto direcionado ao povo, que tem sua parcela de culpa em muita coisa. São pequenos detalhes que parecem Insignificantes, mas ganham crescimento entre as pessoas de mau caráter. Um exemplo visto hoje através da TV, onde os aeroportos do País, são um reduto de funcionários ladrões, e sou testemunha porque aconteceu comigo em 2012 no aeroporto internacional do RJ. Estamos sendo assaltados, diariamente, quando Entregamos nossas bagagens para serem pesadas nas “balanças assaltantes”. Não há uma fiscalizacao porque se há, o próprio fiscal, Eh corrupto tambem. Então, alguem, denunciou e foi parar na tv. Vamos ver agora se algo será feito. Temos que denunciar, não podemos ser omissos, o que nos torna cúmplices de nossos erros. Parabens a Globo que teve a coragem de denunciar essa quadrilha. Vamos aguardar os resultados.

  9. liviamarlene disse:

    Mas qual o compromisso deste governito com a população pensante? Estamos vivendo uma ditadura disfarçada de democracia, com esta corja que se instalou fazendo dia após dia apologia nas portas das universidades, conclamando a liberdade e a democracia junto à universitários sem tempo de pensar na massa, mas no seu diploma.E assim este tal de marxismo que é uma palhaçada, pois o tal de Marx não foi capaz nem de orientar a sua vida e de sua família, virou esta muvuca que assistimos pasmos, porque pensamos.Mas a maioria não pensa.

  10. TALITA MORAIS disse:

    Miranda Sá. Já estamos realmente em plena implantação dessa Ditadura. Sinto que ela está mais forte que a reação contra a ela. A maior fortaleza contra ela está na internet. Enquanto discutimos na internet; eles manipulam tudo. Pobre Brasil !!!! ACORDA POVO, VAMOS PARA AS RUAS.