DENTES

[ 12 ] Comments
Compartilhar

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

Temos que ir a um passado distante, dos fins do Império e à República Velha, para conhecer o que foi o “coronelismo” e como seus métodos foram adaptados pelo “governo dos trabalhadores” instalado pelo lulo-petismo.

Encontra-se na enciclopédia livre da Wikipédia o verbete “coronelismo”, como um modo classista de agir para conquistar o poder através de fraudes eleitorais, trocando votos por apadrinhamentos e favores.

A princípio, os “coronéis” alteravam as cédulas (eram de papel) revertendo o resultado dos votos; inutilizavam as urnas ou sumiam com elas; criavam eleitores fantasmas e até os mortos votavam. Após a revolução de 1930 e a Constituição de 1934, elaborada pela representação classista, o coronelato sofreu uma mudança na sua maneira de agir.

Então, inventaram outros artifícios, como dar um pé do par de sapatos para completar o donativo caso vencessem as eleições; pelo mesmo método adiantavam meia nota de dinheiro; e mais tarde, doavam cadeiras de rodas, objetos domésticos, óculos, e “dentaduras”…

Numa obra de referência, “Coronelismo, enxada e voto”, o jurista e cientista político Victor Nunes Leal descreve como se estruturavam os “currais eleitorais” e a traficância de votos em troca das peças pleiteadas pelos eleitores.

Aspeei “dentaduras” porque estão na pauta política, com farta distribuição delas pelo PT-governo em favorecimento da reeleição de Dilma. O marketing desavergonhado do lulo-petismo aproveitou-se de uma pesquisa da Organização Mundial de Saúde mostrando (aproximadamente) que 15% dos brasileiros são desdentados totais.

A pesquisa da OMS foi realizada por avaliações odontológicas em 108.921 pessoas, de bebês (18 a 36 meses) a idosos (65 a 74 anos), de maio de 2002 a outubro de 2013.

O amoralismo lulo-petista aproveitou-se dessa amostra para somar aos 40 milhões das bolsas-família que considera eleitores cativos, mais 30 milhões de pessoas que anseiam por suprir esta necessidade básica.

Assim, a distorção programática e a estupidez ideológica do PT e seus satélites levam o Brasil de volta ao passado dos coronéis, submetendo à servidão eleitoral nossos compatriotas de baixa condição socioeconômica.

Registre-se que em 12 anos no poder, o PT-governo cumpriu apenas uma das cinco metas da OMS relacionadas à cárie e à perda dentária. E o fez de propósito, como faz abandonando a assistência médica e desagrega o ensino público como estratégia para a manutenção do poder.

Aliás, o único projeto dos pelegos narco-populistas é manter o poder. Veja-se a presente campanha eleitoral. Nos programas de propaganda de Dilma, cheios de tempo e vazios de conteúdo, sobram dentes nos sorrisos hipócritas, sobram promessas e falta vergonha na omissão da incompetência e das verbas públicas surrupiadas.

Desfigurando a República e a Democracia através da poluída pelegagem, o lulo-petismo assume um governo inepto e corrupto, importando de Cuba e da Venezuela a ideologia viciosa do narco-populismo.

O pior de tudo é que se constata no arremedo da leniente legislação eleitoral o estupro da Constituição, extraindo múltiplos carreiristas inspirados na conquista estelionatária do poder.

Com a trágica morte de Eduardo Campos e o constrangido lançamento da candidatura Marina Silva pelo PSB, testemunha-se o desabrochar desses cogumelos venenosos que brotam do putrefeito stalinismo e do socialismo real apodrecido.

Com Marina, são cinco ex-petistas candidatos à Presidência da República. Vieram do PT Luciana Genro (PSOL), Eduardo Jorge (PV), Zé Maria (PSTU), e Rui Costa Pimenta (PCO).

Todos eles, a metade entre 10 candidatos, defendem o execrável decreto golpista 8243, caminho inexorável para o totalitarismo. E é neste ponto que se estabelece a diferença entre os verdadeiros democratas e os que querem implantar uma ditadura totalitária. Precisamos combater isto com trincar de dentes!

12 respostas para DENTES

  1. Neila Godoy disse:

    Perfeito, a música de Zé Ramalho – Vida de Gado ilustra muito bem seu artigo. Infelizmente nossos estados estão sempre com um coronel no comando! O povo vai demorar um pouco mais, mas chegaremos a conscientização.

  2. Caro Miranda

    O “dia” ainda não clareou para o Eleitor. Pior cego é o que não quer ver

  3. O pior é que esses banguelos não tem acesso aos vossos artigos. Pena.

  4. BENTO BRUDER disse:

    Pior ainda André, é que os banguelas, não conseguem ler um texto deste e entender,

  5. Cadinho RoCo disse:

    A ânsia pelo poder do PT está relacionada a um golpe bolivariano e nutrida seja l[á porque artifício for para sua manutenção a cada dia mais descarada. Vivemos momento delicado demais.
    cadinho RoCo

  6. Josué Reis Dantas disse:

    o projeto do PT não é diminuir a pobreza mas administrar ela não quer as pessoas independente mais sim dependente essa é formula magica do PT administrar fora petralhas,

  7. Hoje, vi uma jovem universitária na casa do 20 anos que usava em sua camiseta uma etiqueta do PT. Dai, perguntei a ela porque ela estava apoiando o PT? E a resposta dela foi: porque nao? Dai, eu respondi: porque nao quero que o meu Pais seja comandado por comunistas e terroristas, e ela arregalou os olhos e depois sorriu e nao falamos mais nada.

  8. Marilsa Prescinoti disse:

    Sempre brilhante as colocações do Mestre Miranda.. Parceiros o pior não são os banguelas que não tem acesso as informações e são incapazes de compreender.. estes ainda tem perdão. Imperdoável, digo nojento até, são os idiotas úteis e os oportunistas.. que tem voz de persuasão,, que tem influencia, poder… e contribuem para a manutenção deste sistema putrefato.,,

  9. Infelizmente caro Josué, não trata-se de um projeto único e exclusivo do PT, mas projeto de todos os partidos existentes em nosso país. Todos os partidos sempre querendo manter privilégios encima da inocência e ignorância do povo por falta de políticas públicas de responsabilidade, povo totalmente desassistido, povo que não tem com quem contar. Veja bem, inimigos políticos que antes se digladiavam, hoje, abraçados e “amigos” lutando para recuperar privilégios perdidos.

  10. Brilhante comparação entre o coronelismo e a pratica petista de governar, infelismente,a constatação primeira é que nosso país evoluiu muito pouco, das urnas,votos e cadáveres que votavam, evoluímos para urnas eletrônicas devsssaveis de dentro das quais os votos que saem ninguém sabe a origem, e se não sabe a origem, não sabe o voto, continuamos no governo PT, vivendo a república dos coronéis.

  11. eu naõ boto fé mais naõ;o povo vai morrer tudo desavisados;poque assim eles querem.