Cracolândia: Laboratório do narco-populismo

[ 4 ] Comments
Compartilhar
MIRANDA SÁ, (E-mail: mirandasa@uol.com.br )

Pela estreita parceria entre o PT-governo e os produtores de cocaína na Bolívia, através do presidente Evo Morales e com as fronteiras escancaradas para o tráfico na Transmaconheira ligando o Paraguai ao Brasil, marchamos para a solução final do narco-populismo.

O laboratório dessa estratégia é a Cracolândia, na capital de São Paulo, é a experimentação do “humanismo eleitoral” no programa “Braços Abertos” criado pelo prefeito de São Paulo, Fernando Haddad.

Que não se dê crédito às pesquisas de opinião, algumas simplesmente desmoralizadas, mas, por uma questão de informação, temos amostragens com 86% dos entrevistados brasileiros considerando a segurança pública o maior problema do País.

A chamada grande mídia não dá repercussão desse número assustador, que reflete o desamparo social; e não há nos governos federal, estaduais e municipais uma autoridade que assuma com coragem o enfrentamento do problema.

Posso parecer exagerado, mas entre os governos, seus titulares e partidos, e os políticos em geral, só há uma posição convergente: a incompetência. No plano federal, temos omissão à beira da cumplicidade; os estados não investem nas polícias civis e militares e nos municípios, cá prá nós, vê-se total leniência diante da miséria e o consumo de drogas.

Sampa é emblemática no seu aniversário de 460 anos. Uma das maiores metrópoles do mundo, de população trabalhadora e produtiva, assiste a ocorrência de uma média diária da prisão de três traficantes por dia na área batizada popularmente de Cracolândia.

Os moradores de rua, os vadios e os viciados se ajuntam ali e, como não podia deixar de ser, sob o protesto dos que moram e/ou trabalham naquela circunscrição territorial. Exigem o cumprimento da legislação que condena o tráfico de drogas, e a atuação da polícia civil, que é combater o crime.

Na Cracolândia, os últimos acontecimentos tiveram a cobertura de repórteres de vários órgãos de comunicação presentes, e por eles temos um testemunho razoavelmente correto: Assistiu-se uma blitz do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), que incomodou traficantes e usuários provocando uma reação deles que foi revidada com uso de bombas de efeito moral e balas de borracha.

O atrito resultou em três policiais e dois dependentes feridos e a prisão de 34 crackeiros para averiguação; entre eles, quatro traficantes ficaram detidos. Será que esta ação policial, mesmo com exageros, foi errada?

Ocorre que moradores, trabalhadores e passantes na região central de São Paulo, estão fartos em assistir a exibição de zumbis, sem dúvida doentes, explorados pelo narcotráfico, e não será o eleitoralismo do prefeito Haddad que calará as manifestações contrárias.

Cobrindo jornalisticamente a situação da Cracolândia, o Estadão publicou semana passada uma reportagem sobre o programa da Prefeitura de assistência aos drogados e colheu um depoimento interessante. Identificada como Daiane, uma dependente do crack que está grávida de três meses, fez um depoimento que merece uma reflexão.

“Com a diária que recebo, vou comprar um condicionador, desodorante, um vestido que custa R$ 10, lindo, que vi numa loja, mas não vou mentir, se algum dinheiro sobrar vou comprar uma pedra das boas”. É possível que o dinheiro arrancado do contribuinte por pesados impostos sirva para isto?

A “Bolsa-Crack”, além de condenável justifica a intervenção policial. Se eu fosse paulistano de nascimento ou pela livre escolha de adotar a cidadania da bela e pujante capital de São Paulo, ficaria contra a montagem de um laboratório do narco-populismo no coração da cidade.

Sou humanista, mas o meu humanismo é dirigido ao recolhimento e assistência para todos que quiserem se libertar do vício, mas não pagar-lhe diárias numa experiência pseudo-científica que, na realidade, é política narco-populista, equivocadamente “social”.

 

4 respostas para Cracolândia: Laboratório do narco-populismo

  1. celly mattos disse:

    QUALQUER VICIADO, se quiser, por livre e espontanea vontade, ou por livreEspontâneaPressão, abandonar um vício, tem q ter acompanhamento com médico, psicólogo, psiquiatra, TO etc…ou em, alguns casos, muita Fé em Deus e com ajuda de um sério e excelente religioso…isso é um assunto muito complexo e envolv “diversas esferas”, é muito mais grave do q muitos pensam…são pessoas com diferentes “motivos”, com todo tipo de “problemas” e estão brincando com VIDAS…até quando???Como sempre VC brilhou!!!Muita Luz amigo!!!

  2. anderson Máximo de Holanda disse:

    Ótima abordagem! A questão do crack e da violência tem ceifado milhares de vidas. A inexistência uma política pública eficiente que previna ou forneça o adequado tratamento aos dependentes.
    Vivemos uma “bolha” social e os efeitos são nefastos graças à politicagem com um tema tão grave.

  3. lavinia gondim disse:

    È um problema complexo,tem q ser atacado conforme sua complexidade,e de forma humanitária e individual! São pessoas q já empenharam a vida,em troca do vicio.Não se preocupam mais com nada.Verdadeiros zumbis!Foram compulsoriamente tangidos prá um hotel de 5ªdecadente(proprietário eufórico com a ascenção)abatedouro,como chamam,premiados com $120semanais como pagamento p/varrição.O q farão c/a grana,não interessa,êsse é um dos focos.Assist médica,psicológica é piada.Uma psicóloga do prg já falou da impossibilidade de “palestrar”p/viciados amotinados,num local inconveniente. Haddad conseguiu o objetivo:limpou a praça.Mas no Centro ñ existem só 302 viciados,outras praças surgirão.
    Como sempre, amigo, seus artigos,esclarecedores,lhe leva a um Bingooooo! Parabéns.

  4. Disse tudo, a verdade nua e crua. Parabéns pelas sábias palavras.