ARTIGO

[ 5 ] Comments
Compartilhar

Bolsa Família: Boatos típicos da contra-informação

MIRANDA SÁ (E-mail: mirandasa@uol.com.br)

O fato político mais importante da 2ª quinzena de maio foi, sem dúvida, o boato sobre o Bolsa Família, nascido no seio do PT-governo, que o demonizou, acusando ou apenas insinuando tratar-se de uma manobra da oposição.

A presidente Dilma referiu-se a ‘crime’ definindo a corrida dos bolsistas como um fato “absurdamente desumano”, e solicitou da Polícia Federal investigação imediata. É impossível provar se ela sabia que a origem de tudo foi a alteração no calendário dos pagamentos do benefício, sem aviso prévio.

Sem aviso prévio e suspeito, porque à primeira hora a direção da Caixa Econômica negou essa informação. Porque a negativa? Depois, oficialmente, numa cuidadosa nota, alterou a negativa e admitiu ter antecipado o pagamento para a sexta-feira, dia 17, com o objetivo de melhorar o Cadastro de Informações Sociais.

Huuummm… E o boato, partiu de quem? Foi uma chispa que levou pânico a milhares de beneficiados, numa manifestação inesperada. Inexplicável é que os caixas estavam reforçados com antecedência e atenderam 920 mil saques no momento, despendendo 152 milhões de reais no pagamento do benefício.

A Polícia Federal levou a sério a ordem de Dilma e em menos de 48 horas apresentou os primeiros resultados apontando a ação partiu de ligações originadas por telemarketing. E, sem dar o nome da empresa à publicidade, concluiu a investigação.

Agiu bem e prontamente a PF, por se tratar de um crime. Quando alguém recebe uma notícia que foi preparada para causar efeito político está sendo vítima de estelionato. Onde há crime, há criminoso; neste caso, autor da contra-informação oficial presente no cotidiano dos brasileiros.

É uma manobra executada na propaganda do PT-governo, nas ‘sondagens’, nas ‘pesquisas’, em estudos e no levantamento de estatísticas para alimentar o marketing – cérebro, coração e pulmões do governo virtual de Dilma.

Voltando ao boato do Bolsa Família, é evidente a participação nele de agentes do lulo-petismo. Basta lembrar a pressa da ministra Maria do Rosário acusando a ‘oposição’, com base na escapatória inicial da Caixa Econômica e o pronunciamento sisudo do Ministro da Justiça suspeitando de responsabilidade da internet…

Ora, a rapidez do boato leva à Rede Social, sem dúvida, mas a população interessada que não tem acesso à internet; e esse foi o fio da meada para os hábeis investigadores da PF: só pode ser o celular o meio de comunicação acessível a todos…

Aí, uma pergunta se faz necessária: Como e por que a tal empresa de Telemarketing – cuja razão social está escondida até a hora em que redijo este artigo – possuía a relação dos dependentes do Programa?

Ocorre é que os tempos que atravessamos favorecem preocupações sociais e está na carestia de vida o retrato da inflação provocando insegurança financeira. Neste terreno fértil de inquietação, uma visita ao supermercado ou à feira, dá força a boatos de todos os gêneros.

Isso facilitou o trabalho da central de boatos apontada pelos ministros de Dilma e na fala revoltada dela. Estava armado um golpe para um dos dois presidentes aparecerem defendendo ‘os pobres’ contra a direita reacionária.  O boato sem dúvida se beneficiaria politicamente o PT-governo: um atendimento rápido à corrida nas agências bancárias mostrando eficiência; e as acusações feitas à oposição atingindo os menos dotados de inteligência.

Outra coincidência bem coincidida: Dilma estava no Nordeste, onde o mapa registra a maior incidência de bolsistas familiares… Seu discurso estava pronto para atender aos nordestinos dependentes dos programas sociais.

Foi lá em cima (geograficamente) que ela havia dito estar disposta “a fazer o diabo’ para se reeleger… Naquele palanque de acolhimento a pronunciamentos retóricos e demagógicos, Dilma não teve cerimônia em insinuar o boato como ‘de oposição’.

Faz parte da teoria da contra-informação provocar emoção intensa ao auditório, e a denúncia imediata de que foi a ‘oposição’ a responsável pelo boato semeou dúvidas até agora não desmentidas. Venho colocando aspas em ‘oposição’ por que não vejo organização e muito menos força aos partidos que, apenas no parlamento – reagem às maracutaias do PT-governo.

 

5 respostas para ARTIGO

  1. Janaina disse:

    Quando li sobre o fato a primeira coisa que veio a mente foi o boato ter sido difundido pelos petralhas.

  2. Sheila disse:

    Como é que “simulam” uma situação dessas e ainda pendem que a PF investigue?

  3. Cleyton Araujo Pinheiro disse:

    Sim, a Dilma iria determinar uma investigação onde se descobriria de forma absolutamente ridícula que foi seu próprio grupo que promoveu o tal boato..Realmente muito crível essa teoria..quanta abobrinha!!

  4. Geraldo Ferreira disse:

    Os postos de saúde estão com o cadastro dobolsa família aberto atualmente, muita gente poderia ter acesso ao cadastro. A informação procede e pode ser checada.

  5. Luis Alberto Beares disse:

    O pior problema é que se hj fosse a eleição para presidente essa corja ganhava de novo só com os bolsistas do bolsa família. Que é esse o objetivo de todo o paternalismo desses planos: gerar mais dependência e vadiagem para manipular as masas menos esclarecidas.