Comentários desativados em
Compartilhar

PMDB vai aguardar votação da CPMF para cobrar nomeação de Lobão

O comando do PMDB decidiu aguardar a conclusão da votação da prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) no Senado para cobrar a nomeação do novo titular do Ministério de Minas e Energia. O nome já foi escolhido, o do senador Edison Lobão (PMDB-MA), aliado e amigo pessoal do senador José Sarney (PMDB-AP).

A Folha Online apurou que as articulações em torno do nome de Lobão se intensificaram nos últimos dias, depois que os peemedebistas obtiveram informações de que o Ministério Público havia decidido denunciar o ex-ministro da pasta Silas Rondeau.
O ex-ministro deve ser denunciado por suposta prática de crimes relacionados à Operação Navalha –que revelou um esquema de fraude em licitações públicas comandadas pelo empreiteiro Zuleido Veras.

Porém, para o PMDB, o que importa é manter a pasta sob o controle do partido. Para evitar tumultos e sobressaltos às negociações em torno da CPMF, o comando do partido, sob orientação de Sarney, decidiu esperar o segundo turno da votação da proposta para pressionar o governo pela nomeação de Lobão.
Paralelamente, o indicado a futuro ministro de Minas e Energia sofre com críticas internas dos próprios peemedebistas. Lobão teria o controle político do fundo Postalis (dos Correios) e também da Brasilcap –instituto de capitalização do Banco do Brasil.

Internamente, peemedebistas querem que Lobão, assim que assumir o ministério, abra mão de suas indicações no Postalis e na Brasilcap. A cobrança não foi exposta abertamente, mas sugerida sutilmente nas últimas reuniões do PMDB.

Fonte: Folha Online

Os comentários estão fechados.