EGITO

Comentários desativados em EGITO
Compartilhar

Oposição se articula para fim da ditadura

Uma semana após o início dos protestos no Egito, a oposição prepara-se para a queda do regime de Hosni Mubaraki e, dividida, briga pela liderança de um governo de transição. O Prêmio Nobel da Paz Mohamed El Baradei, o líder mais conhecido no Ocidente, deixou a prisão domiciliar e pediu a saída imediata do presidente, em discurso na Praça Tahrir, epicentro dos protestos no Cairo. Acompanhado por militantes da Irmandade Muçulmana, lançou-se como líder da transição, mas foi ignorado pela principal coalizão oposicionista, que divulgou manifesto propondo uma Assembléia Constituinte. Já o ditador se reuniu com os militares e ampliou o toque de recolher, mais uma vez ignorado pelos manifestam que voltaram em massa às ruas, informa Fernando Duarte.

Al-Jazeera é proibida

A rede de TV Al-Jazeera, que realiza uma ampla cobertura dos protestos, teve seu sinal cortado ontem e recebeu ordens do governo para encerrar suas operações no país.

Brasileiros reclamam de embaixada

Enquanto governos de países como Israel, Turquia e Estados Unidos iniciaram um plano para retirar seus cidadãos do Egito, turistas brasileiros encontram dificuldades de acionar plantão consular.

EUA pedem fim da ditadura no Egito

Hillary Clinton defende ‘transição ordenada’ para a democracia; no Cairo, líder opositor exige saída de Mubarak  A secretária de Estado norte-americana, Hillary Clinton, defendeu “uma transição ordenada rumo a uma democracia real” no Egito.

Saques e atos de vandalismo no Cairo

Uma onda de pânico se espalhou pelo Cairo após duas noites de saques e vandalismo atribuídos a capangas leais ao ditador Hosni Mubarak e a criminosos que escaparam da prisão em circunstâncias suspeitas. O temor levou moradores a formar milícias armadas, que atuam em parceria com o Exército.

Os comentários estão fechados.