Arquivo do mês: julho 2010

Jerry Lee Lewis

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=4bB5xL577r4]

Concerto gravado no Hammersmith Apollo –  Londres  –  1989.


Jerry Lee Lewis nasceu em 1935, em Lousiana, de uma família apreciadora de música, e desde cedo esteve influenciado por música evangélica e country. Teve a sorte de ser apoiado em sua musicalidade pelos pais, que chegaram a hipotecar a casa para comprar-lhe um piano, que ainda criança tocava, com técnica e estilo inéditos. A grande virada musical ocorreu quando conheceu e se apaixonou pelo jazz feito pelos negros americanos.

Em 1955 gravou duas músicas para uma rádio local, I don’t Hurt Anymore e If I Ever Needed You I Need You Now, ambas versões aceleradas de clássicos de blues-country. As músicas viraram hits locais da noite para o dia e chamaram a atenção do empresário Sam Philips que procurava artistas brancos capazes de domesticar e vender a música negra. Sam Philips foi o responsável pela descoberta também de Elvis Presley.

Leia aqui a biografia completa.

Dilma Rousseff, o livro

A indústria da bondade chegou ao fundo do poço.

Não há surpresa alguma na publicação pelo governo Lula de 3 mil livros e 215 mil cartilhas, supostamente feministas, pedindo que se vote na mulher (Dilma). A novidade é a fraude ser bancada pela ONU.

O governo, o PT e a campanha de Dilma estão no seu papel de sempre (muito papel, no caso): fantasiar-se com alguma boa causa para descolar algum dinheiro e poder.

A Organização das Nações Unidas, como se sabe, também vive metida no salvacionismo de butique. Mas costumava dissimular melhor suas prateleiras politicamente corretas.

Agora finalmente rasgou a fantasia: investindo num kit propagandístico pró-Dilma Rousseff, com a famosa grife do PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), a ONU diz ao mundo que lugar de mulher é em panfleto eleitoreiro.

Sem dúvida, um histórico tributo ao machismo. Dá até para a direita americana gritar que Bush tinha razão quando atropelava a ONU: ele não sabia por que estava batendo, mas ela sabia por que estava apanhando.

O propósito oportunista do livro “Mais mulheres no poder – Plataforma 2010”, bancado pelo PNUD, só não é tão eloqüente quanto o conteúdo da obra.

Na melhor literatura de porta de assembléia, destaca-se um artigo de seis páginas da mulher Dilma Rousseff – na verdade a transcrição de um discurso da então ministra, num desses eventos de classe arranjados pela burocracia do PT. A ONU anda se comovendo com qualquer coisa.

Quantos novos sutiãs terão que ser queimados para libertar o feminismo dessa farsa em seu nome?

Nenhum. A mulher candidata a presidente do Brasil em 2010 é Marina Silva. Dilma, como seu próprio padrinho já declarou, é só um outro nome para Lula na cédula. A condição feminina, no caso, é mera contingência. Tanto que a candidata tem alta rejeição entre as mulheres.

Como já mostraram as pesquisas de opinião, a tentativa de disseminação da personagem “Mãe do PAC” não colou. Como se repetisse o bordão do bebê dinossauro para seu pai, a população reagiu: não é a mamãe!

Nem Édipo resolve um problema desses, muito menos um panfleto da ONU.

Guilherme Fiúza, jornalista e escritor

Opiniões

Candidatos se omitem no tema da corrupção

O programa de governo do candidato José Serra não traz nenhuma palavra sobre o combate à corrupção. O de Dilma chove no molhado. Marina Silva é a única a abordar a probidade na gestão pública com alguma atenção. Pena a sua compreensão limitada. (Cláudio Weber Abramo, jornalista)

Rédea neles

Começou a ser atacado um sério problema do sistema financeiro, que é mais do que a falta de regulação: é a falta de regulação global. (Celso Ming, jornalista)

Sob censura

Um ano depois, Sarney barra inquérito dos atos secretos

O presidente do Senado, José Sarney se nega a responder aos questionamentos da Procuradoria Geral da República sobre os atos secretos. Com isso, paralisou a investigação aberta em 16 de junho de 2009, seis dias após o Estado revelar a existência dos atos, que registram privilégios a parentes e aliados de senadores, inclusive o próprio. (Estadão)

Frase da vez_1/31

“O Senado se transformou numa casa de amigos. Então, tudo é permitido” 

Pedro Simon, senador

Maquiagem na farra de gastos da Câmara

Os deputados distritais pretendem recorrer a medidas superficiais para conter a farra de dinheiro público nas despesas de pessoal. A fim de segurar a gastança na contratação de 591 funcionários sem concurso público nos primeiros quatro meses do ano, a Câmara Legislativa elaborou um programa de incentivo à aposentadoria aos servidores de carreira. A medida equivale a utilizar um esparadrapo para estancar uma sangria. (Correio Braziliense)

Célula-tronco de embrião será testada em humanos

A empresa americana Geron conseguiu autorização da FDA, órgão que controla remédios e alimentos nos EUA, para o primeiro teste com células-tronco embrionárias em seres humanos. As células serão usadas para reconstruir a medula espinhal de pessoas paralisadas. O teste clínico será feito com dez pacientes paraplégicos que tenham sofrido o acidente causador da paralisia até 15 dias antes. (Science)

Blog-Jornalismo_Notícias de Hoje

Ibope: Dilma tem 39%; Serra, 34%; e Marina, 7% – Pesquisa Ibope apontou a candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff, com 39% das intenções de voto, contra 34% do tucano José Serra e 7% da verde Marina Silva. O Ibope considera os percentuais de todos os candidatos, incluindo os nanicos. Dilma cresceu 3 pontos em relação à última pesquisa; Serra perdeu 2.

Futebol: Manual lista tipos de torcedor – Manual feito pelo Ministério da Justiça para preparar as polícias para a Copa de 2014 divide os torcedores de futebol em oito grupos, que incluem desde “leigos” até “mártires”. O objetivo é garantir uma “cultura de paz” nos estádios.

Partidos usam brechas para ter doação oculta – Os partidos políticos estão ignorando a determinação do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e depositando doações para candidatos na conta geral da legenda. O correto seria usar conta específica, que permitiria identificar o candidato beneficiado pelo dinheiro. Em junho, dois terços das doações, ou R$ 11,8 milhões, entraram no caixa geral.

PE: Crédito fica só na promessa – Comerciantes de Palmares que perderam tudo na enchente questionaram a burocracia para obter empréstimos e recomeçar a vida, apesar de o governo ter dito que agilizaria financiamentos.

EUA: PIB dá novo susto  – A economia americana cresceu, porém ficou abaixo do esperado: em vez de 2,5% entre janeiro e junho, ficou em 2,4%. O anúncio deu aos analistas a certeza de que a recessão no país foi mais forte do que se imaginava, e lança uma sombra de dúvida sobre a capacidade e o fôlego da recuperação mostrada atualmente

Lula ignora Uribe e só fala com sucessor – Criticado por Álvaro Uribe, que tachou de deploráveis declarações suas sobre a disputa entre Venezuela e Colômbia, Lula ignorou o atual presidente e falou diretamente com Juan Manuel Santos, que toma posse dia 7.

Líder das Farc pede diálogo com novo presidente – A nove dias da posse do novo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, o líder das Farc, Guillermo León Sáenz, pediu diálogo às autoridades do país. O vídeo foi divulgado pela TV árabe Al-Jazira.

Político sem teto – Morador de rua em Curitiba há 11 anos, José de Camargo, 62, o Zezé -não por causa do cantor, mas por ser parecido com a atriz Zezé Macedo-, quer ser deputado estadual pelo PRTB. Camargo diz que era dono de empresa e “quebrou” com o Plano Collor. Eleito, quer continuar a viver na rua e se candidatar a presidente em 2014.

Fisco isenta de imposto celular que o turista comprar fora – A partir desta segunda, o viajante que comprar celular, relógio de pulso ou máquina fotográfica no exterior não precisará mais declará-los à Receita. Os objetos farão parte da cota de bens de uso pessoal, isentos de imposto. Notebooks e filmadoras estão fora.

Médico denunciado por morte após lipo – O cirurgião plástico Dagmar João Maester, de Goiânia, responderá por homicídio doloso no caso da secretária do Ministério das Cidades Kelma Gomes, que faleceu em abril. O Ministério Público considerou que houve omissão por parte de Dagmar durante o procedimento.

Governo estuda reduzir IPI para carro elétrico – Uma proposta em estudo no governo para estimular o carro elétrico impõe 7% de IPI sobre o veículo, contra os atuais 25%. Diante do suposto desestímulo aos carros a etanol, as montadoras reivindicam corte de imposto para veículos flex, hoje entre 7% e 18%.

Rio começa obra de metrô com trajetos não definidos – Apesar de já ter aberto um canteiro de obras e realizado as primeiras escavações no Maciço da Tijuca para o metrô que ligará a Zona Sul à Barra da Tijuca, o governo do estado ainda não definiu os trajetos da Linha Quatro nem sabe quanto as obras vão custar.

 

 

Primeirs páginas_31.jul.10

O GLOBO –  Dilma tem 39%; Serra, 34%; e Marina, 7%

FOLHA DE SÃO PAULO – Partidos usam brechas para ter doação oculta

O ESTADO DE SÃO PAULO – Um ano depois, Sarney barra inquérito dos atos secretos

JORNAL DO BRASIL – Ficha Limpa não anima candidatos

CORREIO BRAZILIENSE – Maquiagem na farra de gastos da Câmara

ESTADO DE MINAS – Itamar e Serra fazem as pazes

JORNAL DO COMMERCIO (PE) – TSE contra os fichas-sujas

ZERO HORA – Ibope aponta Dilma na frente de Serra

Wallace Stevens

O REI DO SORVETE



Chame o enrolador de grandes charutos,

Aquele dobrado, e diga-lhe que bata

Os coalhos concupiscentes nas xícaras da cozinha.

Que as gurias zaranzem nos vestidos

Habituais, e os rapazes tragam flores

Em cartuchos de jornais do mês passado.

Que ser seja o final de parecer.

Só há um rei e esse é o rei do sorvete.

Tire da cômoda de pinho,

Que já perdeu três puxadores de vidro, aquele lençol

Que ela bordou um dia com caudas de pavão

E estenda-o de modo a cobrir-lhe o rosto.

Se um pé unhudo sair para fora, é

Para mostrar como ela está fria, como está muda.

Que a lâmpada afixe o seu filete.

Só há um rei e este é o rei do sorvete.


Wallace Stevens

(tradução de Décio Pignatari)


Wallace Stevens nasceu em 1879 em Reading na Pensilvânia. Estudou em Harvard. Graduou-se em Direito em Nova Iorque em 1903. Em 1916 mudou-se para Hartford, Conecticut, onde viveu o resto da vida. Exerceu jornalismo e advocacia.  Começou a escrever poemas ainda em Harvard,  mas a suas obras mais conhecidas surgem bastante mais tarde. Publicou o seu primeiro livro, Harmonium, em 1923.

Escreveu Sunday Morning aos 38 anos e já tinha mais de 70 quando publicou The Auroras of Autumn, um dos seus mais belos livros de poesia. Em 1954 ganhou o Nacional Book Award com o livro Collected Poems. Morreu no dia 2 de Agosto de 1955.