Arquivos Mensais: março 2010

Goya

Viejas comiendo sopa

Em 30 de março de 1746 nasce no pequeno povoado de Fuendetodos, em Zaragoza, Francisco de Goya, sexto filho do casamento de José Goya – artesão e mestre dourador – e Engracia Lucientes, de família pertencente à pequena nobreza aragonesa. Após seu nascimento na casa dos avós maternos, Goya vive a primeira parte da vida – cerca de 30 anos – em Zaragoza. Ali começa seus primeiros estudos, inicia sua formação pictórica (como aprendiz no ateliê do pintor José Luzán) e faz seus primeiros projetos artísticos.

Entre 1770 e 71 viaja para a Itália, para completar sua formação, e reside durante longa temporada em Roma, convivendo com o grupo de artistas da Via Condotti, especialmente com o pintor polonês Teodoro Kuntz. A Itália viria a ser muito importante na trajetória artística de Goya, não só porque ali pôde aprender e experimentar diversas técnicas (como afresco) ou copiar da realidade algumas obras que lhe interessavam e que serviriam como ponto de partida e catálogo de imagens para suas realizações posteriores, mas também porque permitiu a ele manter contato direto com a ‘grande pintura’ italiana e européia, fortaleceu seu caráter como pessoa e pintor, motivando maior ambição artística e preparando-o para alcançar os mais elevados objetivos.

 Leia mais aqui.

Fonte: pintoresfamosos.com.br

Troca de cadeiras dos governos estaduais e municipais

Fonte: folhaonline

TROCA DE CADEIRAS

Veja quem entra e quem sai do governo

 Faltando nove meses para encerrar seu segundo mandato, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai perder nesta quarta-feira 10 ministros que deixam o primeiro escalão para disputar as eleições de outubro. O número ainda pode subir porque o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, pediu ontem 24 horas para decidir se deixa o governo.

Fonte: Folhaonline

achargeonline.com.br/Mariano

Blog-Jornalismo_Notícias de Hoje

Tal pai, tal filho – Filho do presidente Lula, Luiz Cláudio da Silva causou polêmica com um comentário no Twitter, no qual disse que o Monterrey, do México, jogará hoje contra “um monte de gay”, referindo-se ao time do São Paulo. Há dez anos, Lula chamou Pelotas de “pólo de exportação de veados”.

Investimento no PAC é visto com ceticismo – Analistas não creem que o Brasil conseguirá atingir a taxa de investimento de 21,5% do PIB em 2014, como prevê o PAC-2. Hoje, está em 16,7%. Para dar esse salto, seria preciso que a taxa de poupança subisse também quase 5 pontos.

Rigor contra remédio para emagrecer – Medicamentos à base de sibutramina ganharão a tarja-preta. Anvisa aumentará o controle sobre a prescrição e a venda da droga.

Criança é internada após vacina – Ministério da Saúde investiga o caso de um bebê de 1 ano e 8 meses que teria passado mal após ser imunizado contra a gripe suína, em São Paulo.

Violência aumenta no interior – O Brasil vem sofrendo um processo de interiorização da violência, segundo estudo divulgado ontem em São Paulo. Enquanto as taxas de homicídios caem nas capitais, registros policiais revelam aumento dos crimes em municípios do interior.

Nova ministra vai depor sobre o dossiê anti-FHC – A nova ministra Erenice Guerra, que substituirá Dilma Rousseff, será convocada a prestar esclarecimentos no processo do dossiê de gastos do governo FHC.  A investigação é retomada após 15 meses. Erenice será ouvida a pedido do Ministério Público Federal.

Geddel inunda Bahia de verba – Com chuva multo além do previsto em 2009, cidades do Rio e de SP ganharam menos verba contra enchente que as da Bahia beneficiadas com 45% dos recursos da pasta do baiano Geddel Vieira.

Farc libertam um dos reféns mais antigos – Após 12 anos e três meses em poder das Farc, o sargento Pablo Emilio Moncayo, 32, um dos dois reféns mais antigos da guerrilha esquerdista colombiana, foi libertado com o auxílio das Forças Armadas brasileiras.

Foco no Nordeste – União de Ricardo Eletro e Insinuante acirra disputa no mercado de eletrodomésticos no Nordeste. Segundo dados da Nielsen, a região lidera o aumento de vendas nos últimos 12 meses.

Bovespa vai vetar Telebrás no índice – Se dependesse da liquidez, as ações PN da Telebrás entrariam no Índice Bovespa a partir de maio. Mas isso não vai ocorrer. O diretor da BM&FBovespa, Júlio Ziegelmann, disse que a empresa, não operacional, se encaixa na categoria de “situação especial” e isso permite à bolsa vetar sua entrada no índice.

Rio é 1 º estado a ter grau de investimento – O Estado do Rio recebeu da agência Standard & Poor’s a nota de grau de investimento por causa da boa gestão de suas finanças. Presidente da Petrobras, Sergio Gabrielli disse que é injusto o Rio receber 80% dos royalties do petróleo.

Tarifas de bancos sobem até 328% em quase 2 anos – Estudo do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor revela que as tarifas de serviços bancários avulsos subiram, entre abril de 2008 e fevereiro deste ano, até 328%, 33 vezes a inflação no período. Os bancos dizem que os pacotes de serviços, que aumentaram até 65,8%, beneficiam os clientes.

Em Cuba, ícones da revolução cobram abertura – Os cantores cubanos Silvio Rodríguez e Pablo Milanés, dois ícones da revolução cubana, juntaram-se ao grupo dos que criticam a falta de mudanças e a repressão na ilha. Rodriguez reiterou o apoio ao processo revolucionário, mas disse que Cuba está pedindo reformas “a gritos”. Já Milanés cobrou do governo de Raúl Castro “promessas que não foram cumpridas”.

Trecho sul do Rodoanel terá primeiro teste – O feriado da Páscoa será o primeiro teste do trecho sul do Rodoanel, que liga a BR-116 à Anchieta e à Imigrantes e será liberado amanhã. Segundo engenheiros, houve determinação para garantir o misto de vistoria e inauguração feito ontem.

EUA tentam evitar retaliação – Delegação dos EUA desembarca amanhã, em Brasília, para tentar evitar a retaliação brasileira no caso do algodão, a quatro dias da data definida para a entrada em vigor das sanções.

Planalto: Lula corta orçamento de 2011 – Para intensificar as obras no ano eleitoral, o presidente enxugou o Orçamento do governo sucessor. Os investimentos em 2011 cairão de R$ 46,6 bilhões para R$ 38 bilhões. Com Dilma Rousseff em campanha, o ministro Paulo Bernardo torna-se o gerente do PAC, auxiliado por colaboradores da Casa Civil.

Menina sumida havia 5 anos é achada no RS – Cinco anos e quatro meses após ter sido levada quando passeava com a irmã em Porto Alegre, uma menina de 11 anos foi localizada pela Policia Civil gaúcha. Exame indicou possível abuso sexual. O suspeito, de 34 anos, negou o crime.

Casos de dengue se alastram na Baixada Santista – Os principais municípios da Baixada Santista enfrentam epidemia de dengue. Desde janeiro, ao menos 5.159 pessoas se infectaram e 20 morreram. Ao longo de todo o ano passado, as mesmas cidades haviam contabilizado 380 doentes.

EUA e Brasil discutem montar no Rio base civil antinarcotráfico – Por sugestão da Polícia Federal, o governo brasileiro discutiu ontem com o comandante do Comando Sul dos EUA, tenente-brigadeiro Douglas Fraser, a proposta de criação de uma base civil “multinacional e multifuncional” que teria sede no Rio.

Na Rússia, caça aos extremistas – Em dia de luto pela morte de 39 pessoas em atentados no metrô de Moscou, por duas mulheres-bomba, o primeiro-ministro da Rússia, Vladimir Putin, ordenou uma caçada aos responsáveis pelo crime. “É questão de honra arrancá-los do fundo dos esgotos”, disse.

DF: 627 casos de dengue em uma semana – Desde o início do ano, 2.744 pessoas foram infectadas pelo mosquito Aedes aegypti no Distrito Federal. A Vila Planalto lidera em número de ocorrências: 612.

Contagem bilionária – A Índia inicia nesta semana o maior censo de sua história, que incluirá um programa nacional de identificação para reduzir fraudes previdenciárias. Os dados também vão orientar empresas sobre o mercado interno.

 

Meio Ambiente

PAC 2 prevê hidrelétrica em área ambiental

A “prateleira de projetos” apresentada anteontem por Lula, inflou os investimentos com obras no setor de energia e incluiu pelo menos uma usina sem chances de sair do papel. A hidrelétrica de Tabajara, na região amazônica, teve seu processo de avaliação paralisado pelo Instituto Chico Mendes, por afetar parque nacional. Todas as seis usinas previstas para o Nordeste já estavam listadas no PAC 1.

A um passo do Big Bang

Ciência avança e agora só lhe falta achar a ‘partícula de Deus’

O acelerador de partículas Large Hadron Collider bateu ontem um recorde. Pesquisadores da Organização Europeia de Pesquisa Nuclear colidiram dois feixes de prótons a sete teraelétron volts, um Big Bang em miniatura, marcando uma nova era para a física. O próximo passo é achar o Bóson de Higgs, ou ‘partícula de Deus’, única que integra o modelo do universo ainda não observada – e chave para explicar a origem das outras partículas elementares.

Corrida eleitoral

Ministros saem e Meirelles pede tempo

O presidente Lula troca hoje dez ministros que deixarão o governo para disputar as eleições, incluindo Dilma Rousseff, pré-candidata do PT ao Planalto. Ao presidente do BC, Henrique Meirelles, Lula pediu que fique no governo. E Meirelles pediu 24h para pensar. Novo titular da Agricultura, Wagner Rossi (PMDB), presidente da Conab, loteou postos do órgão entre aliados.

Frase da vez_1/31

 “Se sair, Henrique Meirelles deixará um “BC estatal”; sem diretores de fora da burocracia”.

Míriam Leitão, jornalista

Política de risco

Pressão dos EUA sobre o Irã pode atingir Petrobras

Aumentou a pressão dos EUA por sanções contra o programa nuclear iraniano, tanto no Conselho de Segurança da ONU, do qual o presidente Obama exige uma decisão “em semanas”, como sobre as empresas que têm negócios com o Irã. Lista de empresas com financiamento americano que são alvo de investigação do Congresso dos EUA por comércio com o Irã inclui a Petrobras, segundo o “New York Times”.