Arquivos Mensais: novembro 2009

Chico Buarque e Tom Jobim cantam “Sabiá”

Inicialmente a interpretação de Cynara e Cybele no III Festival Internacional da Canção. Em seguida, Chico e Tom no programa da Rede Globo “Chico & Caetano”.

Brasil precisa rever sua política externa de comércio

O Brasil colocou todas os ovos na mesma cesta no comércio internacional. O governo apostou tudo na Rodada Doha de liberalização do comércio mundial e desprezou acordos bilaterais. O chanceler Celso Amorim chegou a dizer que não interessava ao Brasil fazer “acordinhos”. Agora, sem perspectivas para Doha, o Brasil se apressa a fazer um acordo bilateral com os EUA.

O governo Lula teve sete anos para fazer acordos bilaterais. Foi o que muitos países fizeram enquanto não se chegava a um termo em Doha. Foi mais um erro da política externa brasileira, embora muitos especialistas tenham apontado o erro. Também na área de comércio, a diplomacia brasileira precisa rever sua estratégia, foco e maneira de atuar.

Fonte: Miriam Leitão

Tráfego aéreo

Avião da TAM bate em ave após decolagem

Um avião Airbus A320 da TAM teve de retornar ao aeroporto internacional Tom Jobim, no Rio, após bater em uma ave pouco depois da decolagem, no final da manhã desta segunda-feira. De acordo com a companhia aérea, o procedimento é padrão e não houve tumulto em decorrência do pouso imprevisto.

 Segundo a Infraero, o avião operava o voo 3192, que faria o trajeto Rio-Maceió, com escala em Salvador, e decolou por volta das 11h55. Pouco depois de decolar do aeroporto Tom Jobim, porém, a aeronave atingiu um urubu e teve de retornar ao terminal.

Folha Online

Frase da vez_2/30

“Há risco de desequilíbrios, como inflação e problemas na balança, com alta de juros”.

Alexandre Maia, economista-chefe da GAP Asset

Vespertinas

Lula não é mais “o cara” – Com a visita de Ahmadinejad e o impasse sobre Honduras, o Brasil perdeu pontos com o governo de Obama. Isso pode ser prejudicial ao país?

Agora são os “apaguinhos” – O brasileiro paga uma das maiores tarifas do mundo pela energia elétrica e tem que conviver com um dos piores serviços.

Mania de estatais – Depois da EBC e da PetroBrasil, governo agora quer criar mais uma empresa pública, desta vez para levar a internet ao interior do País.

O Citi e o lobo – O ministro Edison Lobão quis revelar uma bomba: a de que o Citibank quase se tornou brasileiro. Mas ele é que não tinha entendido a piada.

Regras do Enem mudam em 2010 – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) vai passar por uma reformulação. Em 2010, entre as novidades reveladas ao JB pelo ministro da Educação, Fernando Haddad, está a previsão de serem duas as provas por ano, o que melhora as chances dos alunos.

STJ ignora Governo e manda repor floresta cortada = Enquanto o Governo Federal adia o prazo para punir quem desmatou mais do que a lei permite, decisões do Superior Tribunal de Justiça mandam os donos de áreas que foram devastadas repor entre 20% e 80% de mata nativa, segundo o registro oficial.

Professor da rede pública ganha mais – O professor de ensino fundamental da rede pública recebe salário médio 11% maior que o da rede privada, diz estudo da USP. Com ganhos previdenciários, a margem sobe para 38%.

Desembargador acusado de lavar dinheiro –  A Polícia Federal investiga o desembargador aposentado Manoel Carpena Amorim, ex-corregedor do TJ do Rio, por lavagem de dinheiro. Documentos mostram que ele criou offshores em paraísos fiscais para camuflar US$ 500 mil.

A bolha imobiliária no Planalto – Os preços dos imóveis em Brasília dispararam. A circulação na capital de dinheiro de origem duvidosa é um dos motivos da supervalorização.

Falta de norma confunde pais nas matrículas = Escolas adotam critérios diferentes sobre a idade mínima para a matrícula, o que obriga muitas crianças a refazer o ensino infantil. Dependendo do Estado, o aluno entra no ensino fundamental com cinco ou seis anos.

 

Ciranda financeira

Bovespa fecha mês com ganho de 9%; dólar fica estável

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou praticamente estável nesta segunda-feira. O Ibovespa (principal índice da Bolsa paulista) teve leve queda de 0,06%, aos 67.044,44 pontos. Novembro fechou com ganho de 8,9%. No ano, a alta acumulada da Bovespa é de 79%.

A cotação do dólar comercial encerrou o dia em alta de 0,75%, a R$ 1,756 venda, e zerou as perdas do mês de novembro. No ano, a moeda ainda tem queda acumulada de 24,73%.

UolEconomia

acharge.com.br/Alecrim

Juca Kfouri comenta

Mudou tudo.

Quem estava em primeiro, o São Paulo, está em quarto.

O Flamengo assumiu a liderança e só não será hexacampeão brasileiro se comemorar o título antes de jogar contra o Grêmio no Maracanã, que já foi palco de coisas que nem é bom lembrar.

O Inter é o vice-líder e o Palmeiras passou o rival São Paulo.

A rodada teve mais uma página heróica do Fluminense e uma vergonhosa do Corinthians.

O Náutico já está abraçado ao Sport na segunda divisão depois da penúltima rodada do campeonato.

Que teve 44 gols, 4,4 gols por jogo.

E média de público de 21 mil pagantes por jogo, melhor público o do Flu, mais de 52 mil torcedores, pior o do Santo André, pouco mais de mil torcedores no ABC.

Houve apenas um empate na rodada, entre Avaí e Santos, e apenas dois visitantes venceram: o Flamengo e o Inter.

 

Toquinho e Paulo Ricardo lançam álbum em homenagem ao Poetinha

Chega em breve às lojas o álbum “Viva Vinicius”, projeto do cantor Paulo Ricardo em parceria com Toquinho. Este disco é uma homenagem ao poeta e compositor Vinicius de Moraes, falecido em 1980.

 

“Viva Vinicius” traz 13 músicas, incluindo sucessos do Poetinha como “Eu Sei Que Vou te Amar”, “Tarde em Itapoã”, “Samba de Orly” e a inédita “Romeu e Julieta”. Esta música é uma parceria de Toquinho e Vinicius e a letra estava desaparecida até recentemente, quando foi encontrada no processo de gravação do álbum.

O álbum também traz uma versão de “Sei Lá… A Vida Tem Sempre Razão”, música que ganhou notoriedade na trilha sonora da novela “Viver a Vida”. Confira o repertório:

01. Insensatez

02. Chega de Saudade

03. Garota de Ipanema

04. Tarde em Itapoã

05. Canto de Ossanha

06. Eu Sei que Vou te Amar

07. Água de Beber

08. Carta ao Tom

09. Pra que Chorar?

10. Romeu e Julieta

11. Samba da Benção

12. Samba de Orly

13. Sei Lá… A Vida Tem Sempre Razão

 

Fonte: Território da Música

Frase da vez_1/30

“O Brasil de Meirelles e de Mantega se prepara para mergulhar sem boia em mar tempestuoso”.

Carlos Lessa, economista