Arquivos Mensais: junho 2009

Poesia

A ESPUMA, O ARRECIFE

 

Solidão a não escalar, quantos caminhos!

Vestes vermelhas, horas tantas sob as árvores!

Adeus, nesta alva fria, minha água pura,

Adeus, mesmo apesar do grito, o ombro, o sono.

Escuta, nunca mais as mãos que se retomam

Como perpetuamente a espuma e o rochedo,

Nem mesmo aqueles olhos que buscam a sombra,

Amando antes o sono ainda partilhado.

Nunca mais se tentar unir voz e oração,

Noite e esperança, anseios do abismo e do porto.

Vê, não é Mozart que luta em tua alma,

Mas o gongo, contra a arma disforme da morte.

Adeus, semblante em maio.

O azul do céu é tíbio neste dia, aqui.

Do astro da indiferença o gládio fere ainda

Uma vez mais a terra do que está dormindo.

 

Yves Bonnefoy

 

O Poeta

Yves Bonnefoy nasceu no dia 24 de junho de 1923, na cidade de Tours, Departamento de Indre-et-Loire, no interior da França, de pai ferroviário e mãe professora primária. Após o curso secundário realizado em sua cidade natal, estudou matemática e filosofia, tendo obtido o “baccaloréat” em 1941.

Depois, na Universidade de Poitiers, e em seguida, a partir de 1943, na Sorbonne, prosseguirá os estudos de matemática superior, história das ciências e filosofia.

Saiba mais aqui

Opinião

Modos e modas

Eu, que ainda adolescente, tive dificuldade para distinguir um canto gregoriano do quarto modo de um outro de modo diferente. Depois de Elvis Presley, com sua bela voz abaritonada, e dos Beatles, com seu assombroso repertório, raramente percebo as maravilhas que o rock e a música pop me oferecem à saciedade.

CARLOS HEITOR CONY, jornalista

Marolinha

Indústria segue com sinais de fraqueza

Indicadores da indústria fluminense e paulista divulgados nesta terça-feira mostram um desempenho ainda muito fraco do setor em maio deste ano. Na comparação a abril, uma ligeira melhora, mas longe de recuperar as perdas acumuladas desde a piora da crise, em meados de setembro do ano passado.

Bruno Villas Boas (Blog de Miriam Leitão)

A corrupção é nossa!

CPI da Petrobras não será instalada

José Agripino Maia (DEM), Arthur Virgílio (PSDB), Renan Calheiros (PMDB) e Romero Jucá (Governo). Discutiram a encrenca que retarda, há mais de 40 dias, a instalação da CPI da Petrobras. Romero Jucá, líder de Lula no Senado, sugeriu uma data: 30 de junho. Era lorota.

Membro mais velho da CPI, caberia a Paulo Duque (PMDB-RJ) convocar a reunião da CPI. Soldado de Renan, Duque não moveu uma palha. Nenhum dos 11 integrantes da comissão foi convocado.

Abespinhado, o líder ‘demo’ Agripino Maia reafimou na noite passada: “Vamos obstruir as votações no plenário”. Afora o esforço de mobilização, os governistas ensaiam um discurso para constranger os líderes rivais.

BLOG de Josias de Souza

Obama cumpre!

Soldados americanos se retiram de cidades iraquianas

As tropas americanas se retiraram nesta terça-feira de cidades e outros centros urbanos do Iraque, entregando formalmente as tarefas de segurança às forças iraquianas seis anos depois da invasão do país.

A retirada está sendo comemorada pelos iraquianos e primeiro-ministro, Nouri Al-Maliki, declarou esta terça-feira um feriado, o Dia Nacional da Soberania.

BBC/Brasil

Mais um

Garibaldi Alves pede que Sarney se afaste

O ex-presidente do Senado Garibaldi Alves (PMDB-RN) disse nesta terça-feira que o afastamento do cargo seria a melhor reposta para o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), conter a crise que arranha a imagem da instituição. Na avaliação de Garibaldi, o afastamento evitaria o desgaste político de Sarney e da instituição.

Márcio Falcão (Folha Online)

Para Kaká, apenas talento não garante títulos

Em sua apresentação ao Real Madrid, nesta terça-feira, Kaká falou sobre a mística que envolve a equipe espanhola e sobre os perigos de um elenco recheado de estrelas, que nem sempre talento é suficiente.

– Com a experiência que tenho no futebol, aprendi que só o talento hoje não é suficiente. Já participei de times com jogadores muito talentosos que não foram campeões. E outros menos talentosos que foram. Os jogadores precisam se sacrificar para conseguir seus objetivos – avisou.

Kaká declarou que só trocaria o Milan pelo Real Madrid, por isso não aceitou negociar com o Manchester City, que fez uma proposta milionária pelo jogador no início do ano. Na ocasião, o clube italiano admitiu que poderia vender o jogador por conta da crise econônimca, mas Kaká quis ficar.

– O Real Madrid tem todo o fascínio no meio futebolístico. Entrte nós jogadores, quando estou na Seleção Brasileira, quando converso com outros jogadores que estiveram no Real, sempre tenho ótimas referências – completou.

Fonte: Portal Terra

Queda da receita

Para Ministro, Planalto levará o governo a rever orçamento

Um dia após a Secretaria da Receita Federal confirmar a sétima queda seguida na arrecadação de impostos da União, o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, admitiu estudar medidas para “adequar” as despesas do governo. Discursando durante um seminário nesta quarta-feira (17), Bernardo disse que os possíveis ajustes serão debatidos nos próximos dias, durante encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

G1 – Portal de Noticias

Câmbio

Dólar fecha a R$ 1,964 com queda de 15,8% no semestre

O dólar comercial fechou perto da estabilidade nesta terça-feira (30), com alta de 0,05%, cotado a R$ 1,964 para a venda. No acumulado do primeiro semestre, porém, a queda foi de mais de 15%.

G1 – Portal de Notícias

Ciranda financeira

Bovespa fecha em alta de 3,7%

De carona em dados sobre o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil e dos Estados Unidos, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) superou o mau humor do início do dia e fechou em forte alta nesta quinta-feira (25), voltando a superar o patamar dos 50 mil pontos, que havia perdido no início desta semana.

G1 – Portal de Notícias