Arquivos Mensais: abril 2009

Poesia

RE-DECLARAÇÃO DE ROMANCE

 

A noite nada sabe dos cantos da noite

É o que é como sou o que sou:

E em percebendo isto percebo melhor a mim

 

E a você. Só nós dois podemos trocar

Um no outro o que cada um tem para dar.

Só nós dois somos um, não você e a noite,

 

Nem a noite e eu, mas você e eu, sozinhos,

Tão sozinhos, tão profundamente nós mesmos,

Tão mas além das casuais solitudes,

 

Que a noite é apenas um fundo para nós,

Supremamente fiel cada um a seu próprio eu,

Na pálida luz que um sobre o outro joga.

 

 

Wallace Stevens

 

( tradução de Ronaldo Brito)

 

O Poeta

 

Wallace Stevens nasceu em 1879 em Reading, Pensilvânia, estudou na Universidade de Harvard e publicou seu primeiro livro, Harmonium em 1923, mas só obteve reconhecimento fora dos círculos especializados  após receber o prêmio National Book Award, em 1954, com a publicação do livro Collected Poems.

 

“Um homem cuja vida não conteve nada de dramático ou extraordinário, cidadão sem biografia, o norte-americano Wallace Stevens criou uma das mais importantes obras poéticas de língua inglesa deste século.”

Por maioria, Supremo decide derrubar a Lei de Imprensa

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (30), por maioria, derrubar a Lei de Imprensa. Sete ministros seguiram o entendimento do relator do caso, Carlos Ayres Britto, de que a legislação é incompatível com a Constituição Federal. Três foram parcialmente favoráveis à revogação e apenas o ministro Marco Aurélio votou pela manutenção da lei.

A ação contra a lei 5.250 foi ajuizada pelo PDT (Partido Democrático Trabalhista). O julgamento começou no dia 1º de abril, quando o relator, ministro Carlos Ayres Britto, votou pela total revogação, argumentando que a lei, editada em 1967, durante o regime militar (1964-1985), é incompatível com a Constituição Federal de 1988. O ministro Eros Grau acompanhou o relator.

“Por que considerar a Lei de Imprensa totalmente incompatível com a Constituição Federal? A liberdade de imprensa não se compraz com uma lei feita com a intenção de restringi-la”, afirmou o ministro Menezes Direito, primeiro a votar hoje, seguindo o relator. “Nenhuma lei estará livre de conflito com a Constituição se nascer a partir da vontade punitiva do legislador.”

“Trata-se de texto legal totalmente supérfluo, pois se encontra contemplado na Constituição”, disse o ministro Ricardo Lewandowski. Também votaram nesse sentido os ministros Cesar Peluzo e Cármen Lúcia.

Inicialmente ausente, o ministro Joaquim Barbosa participou de sua primeira sessão após o bate-boca com o presidente da Corte, Gilmar Mendes. Barbosa, a ministra Ellen Gracie e Gilmar Mendes votaram pela revogação parcial, defendendo que alguns artigos sejam mantidos, entre eles trechos relacionados à proteção da honra, à proibição de propaganda de guerra e direito de resposta.

Fonte: Uol Notícias

O Pianista

Filme de 2002. O diretor Roman Polanski (Chinatown) leva às telas a história de um pianista polonês que precisa se esconder no Gueto de Varsóvia para sobreviver em plena 2ª Guerra Mundial.

 

 Premiações:

 

 – Ganhou 3 Oscars, nas seguintes categorias: Melhor Diretor, Melhor Ator (Adrien Brody) e Melhor Roteiro Adaptado. Foi ainda indicado nas seguintes categorias: Melhor Filme, Melhor Fotografia, Melhor Figurino e Melhor Edição.

Frase da vez_2/30

“Não vou comentar o caminho do Itamar.”

 

Governador mineiro, Aécio Neves,  que, assim como Itamar Franco, pode migrar para o PPS.

Rapidinhas

 Inspetores do COI começam a conhecer o projeto do Rio

Os integrantes do Comitê Olímpico Internacional que estão no Rio para vistoriar a cidade, candidata a sede olímpica em 2016, conheceram ontem os projetos da prefeitura e do governo do estado para o evento.

Tensão na reserva indígena de RR

Termina hoje o prazo para que todos os não índios se retirem da reserva indígena Raposa Serra do Sol, em Roraima. A Polícia Federal e a Força Nacional de Segurança destacaram 400 homens para o local, pois ainda há temor de enfrentamento com arrozeiros

Crise sem fim: O ex-figurão do Senado e suas laranjas

Empresa registrada em nome da ex-babá de João Carlos Zoghbi, ex-diretor de Recursos Humanos do Senado, era administrada por outras duas pessoas, Carlota Zaíra Solino Fonseca e Marlise Teresinha von Borstel com poderes para movimentar recursos e até mandar dinheiro para o exterior.

Recessão americana

A economia dos EUA sofreu contração de 6,1% no primeiro trimestre (dado anualizado), depois de uma queda de 6,3% no quarto trimestre do ano passado, e indica que a recessão ainda deverá ser longa. Analistas esperavam recuo de 4,7%.

Site de política se destaca

O site especializado em política Congresso em Foco, que denunciou a farra no uso de passagens áreas por parlamentares, deslancha em audiência e se prepara para tornar-se uma agência de notícias. 

Limitação de juros bancários

O Superior Tribunal de Justiça editou ontem três súmulas que regulam contratos bancários. A mais polêmica prevê a limitação de 1% ao mês para juros de mora.

Supermercados vendem menos

O setor supermercadista começa a sentir os efeitos da crise financeira. Segundo a Abras, apesar da alta de 2,12% no trimestre, as vendas estão se desacelerando.

Produção industrial despenca

A produção industrial caiu para 36,1 pontos no primeiro trimestre e a utilização da capacidade recuou para 68%, no pior resultado apurado pela CNI desde 1999.

ENEM: Viçosa tem a melhor escola pública do país

Pelo segundo ano seguido, o Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Viçosa consegue a maior nota de toda a rede pública no Enem. Instituição é a terceira colocada no ranking geral dos melhores colégios.

Fraudes

Receita flagra golpe na declaração do IR

Megaoperação fiscal num escritório de contabilidade do DF encontra fraudes de R$ 34 milhões. Nos últimos cinco anos, esquema inflou despesas para gerar restituições de até R$ 60 mil para a “clientela” — formada por servidores da Polícia Civil, do Senado e da Câmara. Todos pagarão o imposto sonegado com multa e responderão a processo por formação de quadrilha.

Frase da vez_1/30


O Brasil tem condições de combater bem a gripe suína”.

 

Raul Emrich Melo, médico

Marola

Desemprego sobe em março

 

A taxa de desemprego aumentou de 13,9% para 15,1% em março, segundo pesquisa do Dieese e da Fundação Seade, realizada em cinco regiões metropolitanas do país, além do Distrito Federal. O número de desempregados subiu para 3 milhões.

Noticiário

Juros caem e poupança já paga mais que fundos

Em decisão unânime e dentro das expectativas do mercado, o banco Central reduziu ontem a taxa básica de juros Selic em um ponto percentual, para 10,25% ao ano, seu novo piso histórico. Com a queda da Selic, a caderneta de poupança passa render mais que os fundos de investimento que têm taxa de administração superior a 1,5%.

Câmara aprova cota para deficientes

A Câmara aprovou cota de 10% para deficientes físicos em instituições públicas de ensino médio e superior. O Senado já discute criar cotas de 50% nas universidades federais para negros, pobres e alunos da escola pública. Com as duas cotas, a reserva de vagas nas federais pode chegar a 60%.

Haddad: gasto com públicas é baixo

O ministro Fernando Haddad disse que a disparidade nos gastos explica o mau desempenho da rede estadual no Enem. Segundo ele, o aluno da rede pública custa, por ano, o mesmo que uma só mensalidade de uma escola privada.

Despesa sobe mais que o investimento

Os investimentos do governo em obras e outros empreendimentos, essenciais para enfrentar a crise; estão crescendo em ritmo bem inferior ao das despesas com pessoal. No primeiro trimestre do ano, os investimentos aumentaram 13%, enquanto os gastos com pessoal subiram 24,8%.  

Funcionário do BC confessa morte de moradores de rua

O servidor do Banco Central José Cândido do Amaral Filho confessou, segundo a polícia, ter matado dois moradores de rua em Brasília, no mesmo lugar em que o pataxó Galdino dos Santos morreu queimado em 1997.

Gripe suína

OMS alerta para ‘pandemia iminente’


Ante a rápida propagação mundial da gripe suína e a constatação da continua transmissão do vírus entre humanos, a Organização Mundial de Saúde elevou seu alerta para o nível 5.

É a primeira vez que a OMS aciona esse nível, que indica iminência de pandemia (epidemia mundial). O órgão diz ser alta a probabilidade de o alerta ir ao nível 6 (declaração de pandemia).