Arquivo do mês: novembro 2008

Poesia

MOMENTO NUM CAFÉ

 

Quando o enterro passou

Os homens que se achavam no café

Tiraram o chapéu maquinalmente

Saudavam o morto distraídos

Estavam todos voltados para a vida

Absortos na vida.

 

Um no entanto se descobriu num gesto longo e demorado

Olhando o esquife longamente

Este sabia que a vida é uma agitação feroz e sem finalidade

Que a vida é traição

E saudava a matéria que passava

Liberta para sempre da alma extinta.

 

Manuel Bandeira

 

O Poeta

Manuel Carneiro de Sousa Bandeira Filho nasceu em Recife (PE) em 1886. Depois de morar no Rio, em Santos e em São Paulo, a família regressou ao Recife, onde permaneceu por mais algum tempo. A nova mudança para o Rio levou o menino a ser matriculado no colégio Pedro II.

Com 17 anos, Manuel Bandeira foi para São Paulo, a fim de ingressar na Escola Politécnica, mas já no ano seguinte (1904) ficou tuberculoso. Abandonou os estudos, passando temporadas em várias outras cidades, de clima mais propício ao seu estado de saúde.

Em 1913 partiu para a Suíça em busca de tratamento. Regressou no ano seguinte, pois estava começando a Primeira Guerra Mundial. Em 1917 publicou seu primeiro livro: A Cinza das Horas.

 

 

Dizzy Gillespie & Louis Armstrong – Umbrella Man

 

 Dizzy Gillespie e Louis Armstrong  fazem uma performance com a canção “Umbrella Man.” A apresentação realizou-se em 1958. Infelizmente não foi possível identificar o local.

“As vezes ouço passar o vento; e só de ouvir o vento passar, vale a pena ter nascido.”   Fernando Pessoa, poeta português, que hoje faria 120 anos.

Publicado em por Marjorie Salu | Deixe um comentário

A candidatura de Pedro Simon (PMDB-RS) à presidência do Senado, bem vista na opinião pública, enfrentará obstáculos. É que ele defende medidas moralizadoras e supressão de privilégios que jamais seriam aceitos pelos colegas, como a redução da cota de passagens ...

Publicado em por Marjorie Salu | Deixe um comentário

A tragédia de Santa Catarina alerta para um risco que o Brasil tem negligenciado: as mudanças climáticas vão aumentar a freqüência e a gravidade de eventos extremos, como secas, enchentes e ciclones. Os dados de população divulgados esta semana pelo ...

Publicado em por Marjorie Salu | Deixe um comentário

Anos Dourados – Tom Jobim


“A morte de Tom Jobim não foi apenas a queda de uma árvore, foi a derrubada de uma floresta”

  Arnaldo Jabor

Fonte: charge do Sponholz

“Se a gente ficar no lenga-lenga, nós não vamos votar nada.”   Paulo Bernardo (Planejamento) sobre a votação da reforma tributária no Congresso

Publicado em por Marjorie Salu | Deixe um comentário

As contas de campanha são as impressões digitais de uma candidatura. O exame das listas de financiadores esclarece mais sobre o caráter de um político que os programas de governo, normalmente elaborados para apresentar aos eleitores a imagem mais asséptica ...

Publicado em por Marjorie Salu | Deixe um comentário

Resultado final da sondagem da Time Eis o resultado final da sondagem da revista Time sobre os melhores e piores executivos esportivos de 2008. Fonte: Juca Kfouri Fica o nosso protesto por nem sequer escreverem corretamente o nome do bravo presidente da CBF.

Publicado em por Marjorie Salu | Deixe um comentário