Arquivos Mensais: novembro 2007

POESIA

Remorso

Às vezes, uma dor me desespera…
Nestas ânsias e dúvidas em que ando.
Cismo e padeço, neste outono, quando
Calculo o que perdi na primavera.
Versos e amores sufoquei calando,
Sem os gozar numa explosão sincera…

Ah! Mais cem vidas! com que ardor quisera
Mais viver, mais penar e amar cantando!
Sinto o que desperdicei na juventude;
Choro, neste começo de velhice,
Mártir da hipocrisia ou da virtude,
Os beijos que não tive por tolice,
Por timidez o que sofrer não pude,
E por pudor os versos que não disse!

Olavo Bilac

Os irmãos Alessandro e Benedetto Marcello foram dois compositores contemporâneos de Bach. Eles moravam em Veneza e produziram obras de excelente qualidade que exprimiam o belo espírito italiano do Barroco tardio.


Concerto originalmente composto para Oboé em Ré menor, de Alessandro Marcello, nesse arranjo tocado com outros instrumentos, tendo como principal o violino, e em ritmo pop.

PMDB vai aguardar votação da CPMF para cobrar nomeação de Lobão

O comando do PMDB decidiu aguardar a conclusão da votação da prorrogação da CPMF (Contribuição Provisória sobre Movimentação Financeira) no Senado para cobrar a nomeação do novo titular do Ministério de Minas e Energia. O nome já foi escolhido, o do senador Edison Lobão (PMDB-MA), aliado e amigo pessoal do senador José Sarney (PMDB-AP).

A Folha Online apurou que as articulações em torno do nome de Lobão se intensificaram nos últimos dias, depois que os peemedebistas obtiveram informações de que o Ministério Público havia decidido denunciar o ex-ministro da pasta Silas Rondeau.
O ex-ministro deve ser denunciado por suposta prática de crimes relacionados à Operação Navalha –que revelou um esquema de fraude em licitações públicas comandadas pelo empreiteiro Zuleido Veras.

Porém, para o PMDB, o que importa é manter a pasta sob o controle do partido. Para evitar tumultos e sobressaltos às negociações em torno da CPMF, o comando do partido, sob orientação de Sarney, decidiu esperar o segundo turno da votação da proposta para pressionar o governo pela nomeação de Lobão.
Paralelamente, o indicado a futuro ministro de Minas e Energia sofre com críticas internas dos próprios peemedebistas. Lobão teria o controle político do fundo Postalis (dos Correios) e também da Brasilcap –instituto de capitalização do Banco do Brasil.

Internamente, peemedebistas querem que Lobão, assim que assumir o ministério, abra mão de suas indicações no Postalis e na Brasilcap. A cobrança não foi exposta abertamente, mas sugerida sutilmente nas últimas reuniões do PMDB.

Fonte: Folha Online

FRASE DA VEZ_2/30

“O governo diz que tem votos para aprovar a prorrogação da CPMF. A oposição diz que tem votos para derrotar a prorrogação da CPMF. Os dois lados estão mentindo.”

Painel da Folha de S. Paulo

CHARGE DO MIRRYA

Fonte: chargeonline.com.br/Myrria

“BELA NOTA DO PNUD”

“Essa foi a bela nota que o PNUD nos deu. O que é o PNUD? Não, apesar da proximidade com o Natal, não é o Papai Noel, não. Aliás, se fosse o bom velhinho, quem sabe teríamos um 8,5 ou 9? Mas voltemos ao amigo PNUD, que é nada mais, nada menos, que o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento. Segundo relatório apresentado esta semana, finalmente comparecemos ao concerto entre as setenta nações mais desenvolvidas do mundo! Nunca antes neste país…

Vale relembrar: entre 177 países, estamos no 70º lugar. Você que me lê, acha pouco? Não seja insaciável. A Albânia, que é a Albânia, está em 68°. “
O trecho acima é de Maria Helena Rubinato Rodrigues. Leia aqui

Fonte: Ricardo Noblat

Brasil vence a Argentina e assume a liderança da Copa do Mundo

Na véspera de seu jogo mais importante na Copa do Mundo masculina de vôlei, a seleção brasileira venceu a Argentina, no ginásio Metropolitano de Tóquio, no Japão, por 3 sets a 0, parciais de 25-20, 25-22 e 25-16. Esta foi a oitava vitória consecutiva do Brasil sem nenhum set perdido. Com a derrota da Rússia para a Bulgária, o Brasil assumiu a liderança da competição, com 17 pontos (oito vitórias e uma derrota). A equipe comandada por Bernardinho tem a mesma campanha da Rússia, mas leva vantagem no critério de desempate, o ponto average (divisão dos pontos marcados pelos sofridos). A partida deste sábado entre Rússia e Brasil está marcada para as 5h35 (de Brasília).

O vencedor garante uma vaga nos Jogos Olímpicos e dá um passo importantíssimo rumo ao título da Copa do Mundo.”Foi legal, já que a Argentina variou bastante o saque. Ora flutuante, ora forçando. Assim, ganhamos ainda mais ritmo no passe. Além disso, visando à partida contra a Rússia, foi importante atuarmos aqui no ginásio pela primeira vez, já que pegamos algumas referências sobre a quadra. O voleibol da Rússia parece com o da Bulgária. É um time alto, que aposta no saque e no bloqueio. Será fundamental atuarmos com a mesma paciência do jogo contra os búlgaros”, disse o oposto André Nascimento.

No teste “pré-Rússia”, nesta sexta-feira, os brasileiros enfrentaram um adversário que ofereceu resistência, ao menos nos primeiros dois sets. Mesmo sem contar com seu jogador mais experiente, Marcos Milinkovic – que atuou em apenas algumas jogadas no final da segunda parcial – a Argentina conseguiu equilibrar o placar na primeira metade do jogo. No primeiro set, os argentinos começaram na frente e aproveitaram os problemas do Brasil no bloqueio para manter o placar equilibrado. Apenas no final os brasileiros conseguiram se encontrar e deslanchar, fechando com boa vantagem (25-20).

volei

A segunda parcial também foi equilibrada, mas o Brasil decidiu tomar a dianteira no placar, indo para o segundo tempo técnico com 16 a 11. Nem mesmo a entrada de Milinkovic reduziu a diferença, e o time brasileiro fez 2 a 0 na partida. Apesar da vantagem, o Brasil ainda mostrava um desempenho irregular, com um bloqueio aberto e dificuldades na defesa. Mas, no terceiro set, o empenho dos argentinos desapareceu, depois da boa seqüência de saques forçados do levantador Marcelinho, que desestruturou o time adversário e lhe rendeu o título de melhor jogador em quadra.

Depois de abrir 10 a 4 no placar, o Brasil não permitiu mais que a Argentina se aproximasse, garantindo a vitória.

Fonte: Uol News

Correndo atrás do prejuízo – no palanque, como sempre

O presidente Lula critica o DEM (ex-PFL), argumentando com irritação que os antigos pefelistas e atuais democratas torcem contra o país. Nos cursos de Ciência Política, a gente estuda uma figura chamada strawman, espantalho. O strawman funciona como o saco de pancadas no treinamento de boxe. É falso, mas funciona como se fosse um adversário. Na retórica, o saco de pancadas é uma maravilha. O presidente Lula foi dos primeiros políticos a perceber as evidentes vantagens político-eleitorais da construção retórica, volto a dizer, falsa e fictícia, até mesmo mal-intencionada, de um “espantalho”. Desde que assumiu o poder, Lula não se cansa de criticar e atacar “aqueles que torcem todo dia para o país não dar certo”. Quem é que disse que a oposição atual torce para o país não dar certo???!!! A única oposição que se conhece que torcia para nada dar certo, uma oposição birrenta, adolescente, na base do “não vi, não gostei, não considerei e não vou votar”, hoje está no poder. Eram bravatas, diz o próprio presidente Lula. Pois é. Então tá.

Fonte: Lúcia Hippólito

NOEL ROSA

Canta “Vai haver barulho no Chatô” de Noel Rosa e Walfrido Silva

FRASE DA VEZ_1/30

“Só há uma diferença entre um louco e eu. O louco pensa que é sadio. Eu sei que sou louco.”

Salvador Dali, (1904-1989) foi um importante pintor catalão, conhecido pelo seu trabalho surrealista.